A ferramenta visa reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes
A Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes e a Urban Systems lança mais uma ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes: o Selo Connected Smart Cities.
O Selo Connected Smart Cities prestigiará os municípios brasileiros que são referência no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana.
O que o Selo avalia?
O Selo avalia ações e o nível de desenvolvimento das cidades brasileiras em 6 dimensões, sendo 5 de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.
As ações são avaliadas nos seguintes aspectos:
- Planejamento da Cidade Inteligente, que avalia as boas práticas refletidas no planejamento municipal;·
- Governança da Cidade Inteligente, que considera as boas práticas refletidas na governança da Cidade;
- Ecossistema de Inovação, que tem como objetivo analisar as boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal;
- Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, onde é observado o impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do Município;
- Maturidade para Parcerias, explora o aspecto das boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade; e
- Por último, a avaliação leva em consideração a tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade.
Como funciona?
As inscrições para o Selo são totalmente gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de setembro, através deste formulário.
Já o resultado dos municípios que receberão o Selo, será divulgado no Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility.
Importante ressaltar que as prefeituras inscritas serão convidadas a participar do evento nos dias 04 e 05 de outubro!
Evento Nacional Connected Smart Cities
A 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility será realizada em conjunto com o AirConnected e o Connected Urban Air Mobility no Centro de Convenções Frei Caneca, entre os dias 04 e 05 de outubro. Já o dia 6 de outubro será exclusivamente digital.
O evento é o maior do Brasil a reunir projetos e debater ideias acerca da mobilidade urbana, cidades inteligentes e todo o setor aéreo, e tem como objetivo produzir conteúdo de qualidade e trazer soluções para os ecossistemas, proporcionando networking de impacto.
Ranking Connected Smart Cities
A edição 2021 do Ranking Connected Smart Cities coletou dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 677 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes.
Já em 2022, o Ranking será remodelado com a contribuição de representantes das cidades e outras organizações relacionadas aos temas. O lançamento será com uma edição repaginada, contendo a contribuição efetiva das cidades.
Para Paula Faria, são 8 anos de atuação que a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos, na busca pela inovação. “O objetivo fundamental é tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, com integração, colaboração, inovação, transparência e foco nas pessoas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility.
Garanta já seu ingresso para o principal evento de conexões e negócios das cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil!