O reconhecimento aconteceu nesta terça-feira, 3 de setembro, durante a 10ª edição do Connected Smart Cities, em São Paulo.
No final da tarde desta terça-feira, 3 de setembro, foram anunciados, durante o Evento Nacional Connected Smart Cities (CSC), os resultados do Selo Connected Smart Cities (CSC) 2024. Em sua 3ª edição, a ferramenta incentiva o desenvolvimento e reconhecimento de boas práticas em cidades inteligentes do Brasil. A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes.
“Para a expansão de cidades mais inteligentes, integradas e sustentáveis, são necessárias políticas públicas e boas práticas em diferentes dimensões, desde o planejamento transversal da transformação em cidade inteligente, mas também nos ambientes de inovação, tecnologia e parcerias, impulsionando a transformação das cidades”, destaca Willian Rigon, idealizador do Selo CSC e sócio-diretor de Novos Negócios do CSC.
Premiação da 3ª edição do Selo CSC
A solenidade de reconhecimento ocorreu de forma presencial, e reconheceu 44 cidades que se inscreveram no estudo e enviaram dados para o comitê de avaliação tecer análises de informações, segundo critérios especificados de boas práticas.
O Selo CSC
A ferramenta avalia os panoramas das cidades brasileiras dentro de 6 dimensões, sendo 5 de caráter autodeclarado e uma considerando os resultados alcançados pelas cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities. A premiação elege as iniciativas, conforme os seguintes níveis de avaliação: Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Aspiracional.
As ações são avaliadas, de acordo com os seguintes critérios:
- Planejamento da Cidade Inteligente, que avalia as boas práticas refletidas no planejamento municipal;·
- Governança da Cidade Inteligente, que considera as boas práticas refletidas na governança da Cidade;
- Ecossistema de Inovação, que tem como objetivo analisar as boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal;
- Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, onde é observado o impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do Município;
- Maturidade para Parcerias, explora o aspecto das boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade; e
- Por último, a avaliação leva em consideração a tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade.
Resultados da 3ª edição do Selo CSC
Em 2024, houve o reconhecimento de 44 cidades participantes na 3ª edição do Selo Connected Smart Cities. Você confere todos os resultados aqui e os depoimentos dos representantes das cidades aqui.
Em 2024, na 3ª edição, duas cidades evoluíram para o Nível Diamante e se tornaram as primeiras cidades a atingirem o nível mais alto do Selo CSC: Salvador atingiu o nível Diamante de desenvolvimento, após dois anos no nível ouro. Em 2024, o município não apenas obteve certificação nas normas ISO / ABNT 37120 e 37122, mas também criou uma plataforma para monitoramento de indicadores destas normas, acompanhando o Planejamento de Cidade Inteligente que o município já possui.
Já a cidade do Recife, por meio da Emprel, implementou sistemas de monitoramento que acompanham diversos indicadores de desempenho em tempo real, permitindo uma gestão mais eficiente e transparente. Os indicadores acabam por se tornarem fundamentais para a tomada de decisões baseada em dados, garantindo uma governança mais eficaz e responsiva.
As cidades premiadas no Selo CSC 2024 foram:
Nível Diamante: Recife (PE); Salvador (BA).
Nível Ouro: Belo Horizonte (MG); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Jundiaí (SP); Londrina (PR); Louveira (SP); Maceió (AL); Niterói (RJ); Osasco (SP); Pato Branco (PR); Pindamonhangaba (SP); Praia Grande (SP); Rio de Janeiro (RJ); Santos (SP); Sorocaba (SP).
Nível Prata: Cachoeira de Itapemirim (SP); Lucas do Rio Verde (MT); Maringá (PR); Santana de Parnaíba (SP); Santo André (SP); São Caetano do Sul (SP); São Luís (MA).
Nível Bronze: Amargosa (BA); Angra dos Reis (RJ); Caxias do Sul (RS); Contagem (MG); Criciúma (SC); Cuiabá (MT); Joinville (SC); Tangará da Serra (MT); Vila Velha (ES) e Vitória (ES)
Nível Aspiracional: Assaí (PR); Brusque (SC); Campo Grande (MS); Garopaba (SC); Mogi Guaçu (SP); Natal (RN); Paragominas (PA); São Bento do Sul (SC).
Sobre o Selo Connected Smart Cities
O Selo Connected Smart Cities reconhece as boas práticas no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, considerando 6 dimensões de análise, como: ecossistema de inovação, maturidade de parcerias, planejamento de cidades inteligentes, infraestrutura e serviços TIC, governança, dentre outros.
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.