No dia 15 de março acontece o Encontro Connected Smart Cities Regional Nordeste, realizado pela Sator, em parceria com a Prefeitura de Salvador – cidade anfitriã, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação – SECIS.
De acordo com o Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems em parceria com a Sator, a capital baiana está na primeira posição na categoria Urbanismo e terceira colocação em Meio Ambiente na classificação regional. Assim como Salvador, outras cidades da Região Nordeste, como João Pessoa, Recife, Fortaleza e Teresina também serão destaques durante o Encontro Regional Nordeste, que acontece em Salvador/BA, no dia 15 de março de 2018, no SENAI CIMATEC. O fórum, realizado pela Sator, em parceria com a Prefeitura de Salvador – cidade anfitriã, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação – SECIS, faz parte do Connected Smart Cities, evento realizado pela Sator com a participação de empresas, entidades e governo e tem como objetivo encontrar soluções inovadoras com foco em cidades mais inteligentes e conectadas.
Durante o evento serão apresentados os Cases Região Nordeste de Salvador, João Pessoa, Fortaleza, Recife e Teresina, destacando conquistas importantes das captais, como as de Salvador, considerada referência entre as cidades da Região Nordeste, em função de indicadores atingidos, tais como a marca de sexta em Empreendedorismo e sétima colocada entre as cidades analisadas em Mobilidade e Acessibilidade, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities.
No Ranking Geral considerando todos os municípios analisados, a capital paraibana está em 4º lugar em Meio Ambiente e 22ª posição em Mobilidade. Já No geral Nordeste, João Pessoa conquistou a 5ª posição, sendo a 1ª colocada em Meio Ambiente, 3ª em Saúde, 6ª em Educação e Governança e 7ª posição em empreendedorismo. Outras duas cidades da Paraíba também se destacaram. No Ranking Geral, Campina Grande ficou em 20º lugar em Empreendedorismo e 22º em Tecnologia e Inovação e, no geral Nordeste, está na 8ª posição, sendo a 2ª em Saúde, 5ª em Educação e 6ª em empreendedorismo. Já Cabedelo conquistou o 5º lugar em segurança no Ranking Geral e, no regional Nordeste, está na 3ª posição em Segurança, 7ª em Governança e 9ª em Urbanismo.
O primeiro lugar em Mobilidade e Acessibilidade entre as cidades do Nordeste é de Fortaleza, alcançando, ainda, a 3ª posição no Ranking Regional, 2° lugar em Educação, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação, 3° em Governança, 5° em Economia e 10ª colocação em Saúde. No Ranking Geral, a Capital está na 29° posição considerando os municípios do Brasil analisados, 6ª posição em Mobilidade e Acessibilidade, 9° em empreendedorismo, 12° em Tecnologia e Inovação e 13° em Educação. No Ceará, as cidades de Sobral e Eusébio também se destacam no Ranking Região Nordeste. Sobral está na 12ª colocação no Ranking Regional, 1° lugar em Saúde, 5° em Meio Ambiente, 12° em Educação e 13° na categoria Urbanismo. O primeiro lugar em Economia foi conquistado pela cidade de Eusébio que, entre as cidades do Nordeste, está na 26ª colocação, sendo a 10ª em Saúde e 13ª em Governança.
Já Teresina, no Ranking Região Nordeste, está na 4ª posição, 4° lugar também em Educação e Mobilidade e Acessibilidade, 6° em Saúde, 7° em Urbanismo, 10° em Tecnologia e Inovação e 12° em Empreendedorismo. No Ranking Geral, a capital piauiense está na 46° posição e 11ª em Mobilidade e Acessibilidade.
Recife também é um dos destaques no Ranking Connected Smart Cities. Entre as cidades do Nordeste, a capital pernambucana está em primeiro lugar nos indicadores: Geral, Educação e Tecnologia e Inovação. Alcançou a 3ª posição em Empreendedorismo, 5ª em Urbanismo e Saúde e 6ª em Segurança. No Ranking Geral, está em 10° lugar considerando todos os municípios do país.
Além dos representantes de Salvador, Fortaleza, Recife, Teresina e João Pessoa, o Encontro Regional Nordeste – Salvador contará, ainda, com as participações de representantes de outras cidades do Nordeste.
Segundo Paula Faria, diretora executiva da Sator, empresa organizadora do evento, o encontro é voltado para a discussão e negócios de cidades inteligentes do Brasil e, assim como no encontro de 2016 que aconteceu em Recife, esta edição também cumprirá o papel de desenhar um panorama de desenvolvimento de cidades inteligentes na Região Nordeste. “O papel da tecnologia da informação, da inovação, das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e das organizações de fomento no desenvolvimento de Smart Cities serão alguns dos temas abordados no encontro”, comenta.
Palestrantes
O evento contará, também, com os palestrantes Thomaz Assumpção, Presidente da Urban Systems e Sócio do Connected Smart Cities, Luciana Xavier de Lemos Capanema, do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento, André Gomyde, Presidente da RBCIH – Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, Guilherme Naves, da Radar PPP, Américo Tristão Bernardes, Diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Rodolfo Ribeiro, Fundador da Spinafre e parceiro do Connected Smart Cities.
Os Encontros Connected Smart Cities são realizados paralelamente ao evento principal, que este ano acontece nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP. Os eventos regionais buscam debater soluções para o desenvolvimento das cidades com base em informações e necessidades de cada região.
Serviço Encontro Connected Smart Cities Regional Nordeste – Salvador/BA
Data: 15 de março de 2018
Horário: das 9h00 às 17h00
Local: SENAI CIMATEC – Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã – Salvador
Para acessar os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2017 na íntegra, acesse: www.connectedsmartcities.com.br/resultados-do-ranking-connected-smart-cities/
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities, principal evento do setor no Brasil, é realizado pela Sator e envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
A 3ª edição do evento aconteceu em 2017, na capital paulista. Este ano, o encontro será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP (Mais Informações: www.connectedsmartcities.com.br).
Ranking
O Ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, através de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Sator, empresa organizadora do evento homônimo.
Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking Connected Smart Cities considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, o Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
Sobre a Sator
Fundada em 2005, a empresa iniciou suas atividades como produtora de eventos, oferecendo, ainda, serviços voltados para a comercialização e comunicação dos eventos que organizava. Recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa.
A Sator conta com ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2010), a Feira Nacional de Aviação Civil (entre 2008 e 2010), o Broa Fly-in (2006 a 2008), o Connected Smart Cities (desde 2015), o PPP Awards & conference (desde 2017) e o Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos (em 2018).
Mais Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities
Eliane Jerônimo Bueno (Mtb 50559)
+55 11 9 9234-4911