Evento Nacional

Se você não conseguiu participar do Evento Nacional 2021 mas tem interesse nos conteúdos, temos uma ótima notícia!

Já é possível adquirir o acesso a todos os vídeos do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility e AirConnected 2021 por meio da plataforma Attendify.
Após a compra, nossa equipe vai adicionar o seu email na ferramenta para você poder ter acesso a todos os vídeos, com mais de 110 horas de conteúdo e debate.

Confira algumas das vantagens:

– Acesso a todos os painéis gravados;
– Interação com os demais participantes no aplicativo;
– Função de favoritar e adicionar notas aos painéis;
– Exposição virtual dos patrocinadores.

 

CONFIRA COMO FOI O EVENTO NACIONAL CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY 2021!

 

Alexandre Borck, Secretário de Inovação – Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Título da Palestra: Segurança pública integrada e conectada

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


 

Alexandre Flores, CEO – Bikebox

Título da Palestra: Como a mobilidade compartilhada pode ser sustentável e inclusiva 

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Alexandre Flores tem 47 anos, Engenheiro Civil, natural de São Paulo-SP.
Anteriormente trabalhou em conceituadas empresas de engenharia da capital como: Ultratec, KTY e UTC desenvolvendo projetos para o setor petroquímico.
Em 2.000 tornou-se Co-Fundador e Sócio-Diretor da Alltecno Engenharia empresa localizada em Ribeirão Preto-SP, onde, há 20 anos desenvolve projetos para o setor sucroalcooleiro.
Participou dos mais importantes investimentos realizados por este setor sucroalcooleiro no Brasil e no Exterior realizando a gestão de projetos de arquitetura, estruturas de concreto armado e estruturas metálicas para os mais diversos tipos de equipamentos.
Em 2.013 fundou a Global Hub, maior coworking da América Latina localizado em Ribeirão Preto-SP.
Em 2.017 fundou a Bikebox após ter desenvolvido e patenteado o projeto do primeiro bicicletário automatizado do país.

Alexandre Schinazi, Diretor Técnico – Mitsidi Projetos

Título da Palestra: Parcerias Estratégicas e PPPs para o desenvolvimento da energia fotovoltaica em municípios

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Alexandre é Engenheiro Ambiental pela PUC-Rio, com grau de Master pela École Centrale Marseille e pós-graduado em Gestão de Energia (EUREM – European Energy Manager) pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Como Diretor Técnico da Mitsidi Projetos, adquiriu nos últimos anos vasta experiência no setor energético, liderando diversos projetos e estudos no setor de Eficiência Energética em prédios públicos, privados e indústrias, fomentando políticas públicas em esferas federal, estadual e municipal, em parceria com importantes entidades nacionais e internacionais. Especificamente, vem trabalhando com C40, GIZ e outras organizações para apoiar municípios em projetos e políticas de Eficiência Energética e Geração Distribuída.
Tem ministrado capacitações e palestrado em seminários no setor, e é certificado em Medição & Verificação como CMVP (Certified Measurement & Verification Professional) e credenciado LEED AP BD+C e O+M.

Alexandre Cardeman, Assessor Especial do Chefe Executivo – Centro de Operações Rio

Título da Palestra: Transformando Centros de Operações Urbanos em Centro de Governança

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Alexandre Cardeman, analista de Sistemas, pós-graduado em Tecnologias de Rede pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e em Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, possui cursos de especialização em Rede de Comunicação de
Dados e em Segurança da Informação e curso de formação executiva em Sustentabilidade de Cidades inteligentes na Universidade Internacional Menéndez Pelayo em Santander / Espanha.
Com mais de 30 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação e Gestão, possui grande experiência em desenvolvimento e coordenação de Projetos Corporativos de alto impacto para o setor público, tendo desempenhado diferentes papéis como líder na prefeitura do Rio de Janeiro.
Participou ativamente em posições estratégicas na coordenação e planejamento operacional de todos os grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro (Pan americano 2007, Rock in rio , Rio+20, Jornada Mundial da Juventude, Jogos Mundiais Militares, Copa das confederações 2013, Copa do Mundo 2014 , Jogos Olímpicos e Para Olímpicos 2016) e copa América 2019.
Chefe Executivo do Centro de Operações Rio de jan 2017 a agosto de 2017 e de agosto de 2018 a dez 2020.
Participação como membro convidado no Plano Nacional de IOT desenvolvido pelo BNDES participação como membro voluntário da ABNT na Subcomissão 1 (Infraestruturas Inteligentes em Cidades e Comunidades) da Comissão ABNT-CEE 268 (Desenvolvimento Sustentável em Cidades e Comunidades) e participação na elaboração do Plano Nacional de Segurança Publica desenvolvido pelo Diretoria de Operações da SENASP vinculada ao ministério da justiça BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)Estudos de Casos Internacionais de Cidades Inteligentes. Participação colaborativa na elaboração do Estudo de caso do BID
BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)– Barranquilla Colômbia
Participação de forma consultiva no projeto de cidades sustentáveis, no tema centro de operações e cidades inteligentes na cidade de Barranquilla – Colômbia pelo BID
BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)– Seul – Coreia do Sul
Participação no seminário Internacional em Seul na Coreia do Sul sobre cidades Inteligentes, promovido pelo BID em associação com o KRIHS – Korea Research Institutefor Human Settlements

Alexandre Modonezi de Andrade, Secretário Municipal de Subprefeituras, Secretaria Municipal das Subprefeituras – Prefeitura de São Paulo

Título da Palestra: Drenagem – Monitoramento de Piscinões e Túneis / Inteligência Artificial

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Alexandre Modonezi, 49 anos, é filósofo, e atual Secretário Municipal das Subprefeituras de São Paulo. Tem mais de 17 anos de experiência em gestão pública. Na Prefeitura de São Paulo já foi subprefeito da Vila Mariana, secretário executivo e adjunto das Subprefeituras, e da Casa Civil.
No governo do Estado de São Paulo, coordenou o Programa de Melhoria do Gasto Público. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Energia. Diretor executivo da Fundação Procon e Superintendente do Instituto de Pesos e Medidas – IPEM.

André Agra, Auditor – TCE-PB – Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Título da Palestra: Análise de dados e indicadores para a promoção do empreendedorismo

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Experiência em Gestão Pública
É Coordenador do Projeto Espaço Cidadania Digital do Tribunal de Contas da Paraíba: ambiente de fomento, treinamento e divulgação de inovações na gestão pública.
Foi Secretário de Obras do município de Campina Grande, PB. Foi Secretário de Planejamento, Gestão e Transparência de Campina Grande, PB. Foi Presidente do Conselho das Cidades, de Habitação e do Comitê de PPPs e Concessões de Campina Grande. É Auditor de Contas Públicas do TCE-PB
Bacharelado em Engenharia Civil, UFCG. Mestrado em Geotecnia e Transportes – Engenharia Civil. UFCG. Mestrado em Ciências das Religiões, UFPB. MBA em Qualidade e Produtividade – Administração – UFCG/ILAT – Instituto LatinoAmericano de Tecnologia Cursou Ciências Jurídicas, UEPB (4,5 períodos)
CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS
International Cooperation and Development Fund ICDF – Republic of China, Taiwan, 2018 National Audit Office (NAO) – Republic of China, Taiwan, 2019 Cidades Inteligentes – SMART CITIES Auditoria Governamenta
OUTRAS ATIVIDADES
Trabalhou como Engenheiro Civil na Empresa Industrial Técnica – EIT (Ceará, Maranhão e Pará) e outras empresas do setor de Construção Pesada. Coordenou o NUTEC- Núcleo de Tecnologia do CNCC Albano Franco da Federação da Indústria da Paraíba – FIEP

Alberto Alves Marques Filho, Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico – Prefeitura de São José dos Campos

Título da Palestra: Certificação internacional de cidades inteligentes – construção normas ABNT

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Alberto Marques Filho é titular da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, cargo que já havia exercido nos últimos 4 anos, na primeira gestão do prefeito Felicio Ramuth. Nas gestões do ex-prefeito Eduardo Cury, foi secretário de Esportes e Lazer, de janeiro de 2005 a dezembro de 2008, e depois Secretário de Educação, entre 2009 e 2012. Engenheiro naval de formação pela Escola Politécnica da USP, Alberto Marques Filho é empresário em São José dos Campos. Entre março de 2011 e março 2013 foi presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Alfredo Eduardo dos Santos, Secretário Nacional de Habitação – MDR

Título da Palestra: O que é ACV-E e como ela pode contribuir para o aumento da sustentabilidade na construção civil.

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Secretário Nacional de Habitação do Ministério de Desenvolvimento Regional. Possui Licenciatura em Economia, Pós-Graduação em Controladoria e Finanças, e Graduado em Direito. Possui especialização com ênfase no relacionamento e gestão pública. Alfredo Eduardo dos Santos atuou no setor financeiro durante 27 anos e há 8 anos atua na gestão de Incorporações Imobiliárias. Dos 27 anos de experiência bancária, 22 anos foram na Caixa Econômica Federal, tendo exercido sua última função como Gerente Regional de Construção Civil.

Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico Campinas

Título da Palestra:

Participação:

Clique aqui e confira o painel


Formada em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela Universidade São Francisco e master de Design Thinking, pela Inova Business School. Empresária de negócios educacionais e eventos corporativos. Exerceu diversas funções, inclusive a presidência em entidades da área comercial como da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL); da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic); da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo; e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo.

Aline Bittencourt Medeiros, Diretora de Projetos, Concessões e Parcerias Público – Privadas, Prefeitura Municipal de Palhoça

Título da Palestra: ­­­­Como as plataformas de tecnologia auxiliaram no enfrentamento do COVID no município de Palhoça

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Graduada em Administração Pública pela ESAG/UDESC em 2014; especialista em gestão de projetos, gestão da qualidade e gestão de negócios, controladoria e finanças corporativas.
Diretora de Projetos, Concessões e Parcerias Público-Privadas da Prefeitura Municipal de Palhoça desde 2017.
Fundadora do Laboratório de Inovação da Prefeitura que conduz projetos sociais, tecnológicos e de gestão estratégica. Gestora do Programa Palhoça mais eficiente auxiliando a condução dos projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas do Município.
Em 2016 foi assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de São José conduzindo projetos relevantes de modernização da gestão municipal.
De 2012 a 2016 foi analista de dados de mídias sociais de marketing público e político.

Aurélie Dos Santos, Gerente de Projetos Smart Cities – Green4T

Título da Palestra: Utilização da tecnologia para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Gerente de Smart Cities na green4T. Graduada em estratégias territoriais e urbanas pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, a executiva possui experiência organizacional na gestão de projetos de mobilidade adquirida no Brasil, França, Argentina e México. Atuou na implantação de 24 sistemas de bicicletas públicas e carros elétricos compartilhados e publicou o “Projetar e Construir Bairros Sustentáveis”, estudo comparativo sobre operações urbanas consorciadas, em São Paulo e Paris.

Andrea Motta, Diretora – UK-BR Tech

Título da Palestra: Desenvolvimento do ecossistema de Startups

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Andrea Motta é Diretora do UK-Brazil Tech Hub, iniciativa do Reino Unido para apoiar os ecossistemas digitais de impacto no Brasil. Tem 16 anos de experiência em relações estratégicas nacionais e internacionais e programas de inovação nos setores público e privado como StartUp Brasil, Softex, SEED/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais, Órbi Conecta e InvestSP. É doutoranda em Relações Internacionais pela USP, onde pesquisa sobre diplomacia da inovação, mestre em Governo e Estudos Latino- americanos pela Georgetown University (EUA) e pós-graduada em Negócios Internacionais pela University of California Berkeley (EUA). Membro da She’s Tech, movimento por mais mulheres na tecnologia, participa como mentora de diversas iniciativas para apoiar o protagonismo feminino na inovação.

Antonio Alvarenga, Gerente Sênior – EY

Título da Palestra: Fomento de cidades inteligentes: receitas acessórias e centros de desenvolvimento tecnológicos

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Antonio é gerente sênior de Governo & Infraestrutura da EY. Engenheiro eletricista pela UFMG e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral.
Atuou na estruturação de projetos de PPP e concessões nos setores de iluminação pública, transporte, infraestrutura social e saneamento. No setor de iluminação pública participou de 9 projetos, para municípios em diversas regiões que totalizam mais de 900 mil pontos de iluminação pública modelados.

Andrea Ferreira Gerente do Departamento de Planejamento e Controle de Projetos Especiais – Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Título da Palestra: Projetos inovadores e gestão de resíduos sólidos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Graduação: Administração de Empresas, pela Universidade Mackenzie Pós-graduação em Gestão de Projetos, pela Universidade de São Paulo – Fundação Carlos Alberto Vanzolini MBA em Gestão Empresarial, pela Universidade de São Paulo – Fundação FIA de Administração e Negócios MBA em PPPs e Concessões, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Cargo : Gerente do Departamento de Planejamento e Controle de Projetos Especiais da Sabesp
Há 28 anos na empresa, atuou nas áreas comerciais e financeira e em diversos projetos coligados. Desde 2007, responsável pela coordenação do planejamento e controle do Projeto Tietê, principal programa de investimentos da empresa em infraestrutura de esgotamento sanitário na região metropolitana de São Paulo – RMSP e considerado um dos maiores programas de saneamento do Brasil. O programa vem sendo realizado desde 1992 pela SABESP, e já investiu US$ 3,1 bilhões, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com apoio do BNDES e Caixa Econômica Federal. Desde 2019, atua também no Programa Novo Rio Pinheiros, que visa a despoluição do rio Pinheiros até 2022.

Ana Luisa Silva, Cientista Ambiental e Assessora Técnica – Projeto ANDUS

Título da Palestra: Onde está o meio ambiente nas cidades inteligentes? Ferramentas e abordagens dos projetos urbanos da GIZ Brasil para inteligência ambiental e digital das cidadesegurança pública integrada e conectada

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Graduada em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente sou assessora técnica do projeto de cooperação técnica Brasil-Alemanha “Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ANDUS)” da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Atuo na condução e apoio aos temas da agenda ambiental (mudança do clima, espaços verdes urbanos e integração dos serviços ecossistêmicos no planejamento) e transformação nas cidades (Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e transformação digital).

Ana Lucia Costa, Analista de Nível Superior – Procel/Eletrobras

Título da Palestra: ­­­­Reestruturação da antiga rede RCE (Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica)

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Analista na Eletrobras desde 2010, vem atuando desde então no Procel, principalmente em atividades transversais, como o subprograma Procel Info e o relatório anual do programa. Tem se dedicado recentemente também à área do Procel GEM (Gestão Energética Municipal), especificamente a atividades relacionadas à gestão da Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica (RCE).

Axel Grael, Prefeito – Niterói

Participação: Presencial


Axel Schmidt Grael, 62, é engenheiro florestal, gestor público e ambientalista. Nasceu em São Paulo, mas possui raízes em Niterói desde a chegada do avô, Preben Schmidt, em 1924, oriundo da Dinamarca. Casado com Christa Vogel Grael, é filho de Ingrid Schmidt e do coronel Dickson Melges Grael e irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael.
Na década de 1970 iniciou suas atividades como ambientalista com a criação do Movimento de Resistência Ecológica (MORE). Liderou iniciativas em defesa da Baía de Guanabara e na campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Em 1991, foi nomeado como presidente do Instituto Estadual de Florestas. Presidiu a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em duas gestões (1999-2000 e 2007-2008) e foi Subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. É funcionário público de carreira, aprovado em Concurso Público para engenheiro florestal da Prefeitura do Rio de Janeiro.
De 2013 a junho de 2020, atuou na Prefeitura de Niterói como vice-prefeito (2013 a 2016), secretário Executivo e secretário municipal de Planejamento, participando ativamente na captação de recursos, elaboração de projetos e implantação de ações nas diferentes áreas de atuação do Município.
No terceiro setor, destaque para sua atuação no Projeto Grael, fundado em 1998. Desde então, mais de 17 mil jovens e crianças da rede pública de ensino tiveram iniciação esportiva por meio da vela e foram preparados para o mercado de trabalho.

Ana Pantaleão, Diretora de Novos Negócios – Visa

Título da Palestra: Avanços na bilhetagem eletrônica e sistemas de pagamento

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Atualmente Diretora de Desenvolvimento de Novos Negócios na Visa, atua há varios anos segmento de meios de pagamento, com diversos projetos voltados à mobilidade entre outros. Formada em Marketing, e pós graduada em Adm pela FAAP.

Ana Paula Wickert, Arquiteta e Urbanista, ArqAtualiza

Título da Palestra: Regeneração urbana: transformando um Bairro Cohab em um Bairro Parque

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura/UFBA e MBA em Marketing/FGV. Secretária de Planejamento de Passo Fundo entre 2013 e 2020, onde implantou e coordenou projetos de estruturação urbana e revitalização de espaços públicos. Atualmente consultora e palestrante para temas de cidades inteligentes e planejamento urbano integrado. Colunista do portal www.saopaulosao.com.br

Antonio Carvalho, Secretário de Governança – GGOV – Gabinete de Governança – Maceió

Título da Palestra: Planejamento das cidades com foco na inclusão

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Gestor público. Entusiasta da transformação digital. Atua na área de governança e gestão estratégica, fomentando a modernização e o desenvolvimento organizacional. Tem como missão contribuir para construção de instituições inovadoras e eficientes.

É Analista Legislativo do Quadro de Pessoal Efetivo da Câmara dos Deputados e está cedido para exercer o cargo de Secretário Municipal de Governança da Prefeitura de Maceió. Está Presidente do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Maceió. Foi Chefe da Assessoria de Projetos e Gestão da Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados. Foi Diretor-Executivo da Rede Legislativa de Governança e Gestão – ReGov. Coordenou o Compromisso 7 “Transparência no Processo Legislativo” do 4º Plano de Ação Nacional de Governo Aberto do Brasil. Foi Assessor na Subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República. Integrou a delegação brasileira para a 3ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Jovens da América Latina e do Caribe, realizada na Cidade do México em 2010.

Mestrando em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Cursou disciplinas como aluno especial do Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. É Bacharel em Ciência Política e em Ciências Sociais com especialização em Inteligência de Futuro: Prospectiva, Estratégia e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília.

Possui Certificado Executivo em Políticas Públicas pela Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard. Possui Certificado em Inovação e Liderança em Governo pela McDonough School of Business da Universidade de Georgetown. Fez o Curso de Civilização Francesa da Sorbonne em Paris. Fez cursos de aperfeiçoamento profissional na Escola Nacional de Administração da França, na Escola de Assuntos Públicos e Ambientais da Universidade de Indiana, na Harvard Kennedy School, na Universidade Nacional de Singapura e na Escola de Negócios de Wharton da Universidade da Pensilvânia.

Arildo Falcade Junior, Proprietário – Bumerangue Tecnologias Ambientais de Porto Alegre

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Atuo na área ambiental a 18 anos, com desenvolvimento de projetos e processos de transformação de resíduos sólidos. Profissional com conhecimento multidisciplinar nas áreas de gestão e empreendedorismo, sólida experiência em indústria de transformação, gestão por indicadores, Tecnologia da informação e, nos últimos 8 anos dedica-se ao desenvolvimento de processos de sustentabilidade em resíduos de serviços de saúde que visem fechem o ciclo de economia circular e logística reversa.

Bárbara Silva, Diretora de Tecnologia – Instituto Igarapé

Título da Palestra: Apresentação: Como promover uma segurança pública inteligente no seu município?

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Barbara Fernandes é especialista em gestão de projetos e programas, planejamento estratégico e desenho de processos e métricas para avaliação de desempenho. Graduada em Administração de Empresas pela UFRJ, completou o MBA Executivo pelo Instituto COPPEAD e pela FGV-RJ concluiu em 2013 a especialização em Gestão de Projetos para o 3º setor.

Barbara tem extensiva experiência na elaboração e implementação de projetos complexos em diversas áreas e empresas como Petrobras, Vale e IBM e nos últimos dois anos tem atuado com diversas organizações do 3º setor na revisão de seus modelos e processos de gestão operacional, administrativos e financeiros.

 

Ana Valéria Ribeiro Borges, Superintendente – SEMOB – Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém

Título da Palestra: Indicadores e dados para o planejamento da mobilidade urbana

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


 

Beatriz (Bia) Barreto Brasileiro Lanza, Consultora do BID em Governo Digital

Título da Palestra: A multidimensionalidade das cidades inteligentes

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Consultora do BID em Governo Digital Pesquisadora Centro de Tecnologia em Governo da Universidade Estadual Nova York em Albany Membro Smart City Smart Government Research Practice Consortium (USA) Consultora do BID em Governo Digital Líder Núcleo Técnico Científico do Grupo de Transformação Digital dos Governos Estaduais e Distrital Coordenadora Curso Pós Graduação em Governo Digital

Bruno Carvalho, Assistente Técnico – ESZ- Sistemas de Energia do Futuro

Título da Palestra: 

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Bruno Carvalho trabalha desde 2017 na promoção da mobilidade elétrica no Brasil. participou do Projeto de Sistemas de Propulsão Eficiente, o Promob-e entre 2017 até meados de 2021, durante o ano de 2018 foi membro do GT 7, grupo de trabalho que discutiu a mobilidade elétrica para o Rota 2030, é um dos criadores da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), atualmente ele participa como membro do secretariado executivo da PNME e assessor técnico no projeto Sistemas de Energia do Futuro, ESZ, da cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da GIZ.

Bruno de Oliveira Lázaro, Pesquisador, especialista e aluno de mestrado em Modelagem espacial aplicada à Engenharia de Transportes – Faculdade de Engenharia Civil e Universidade Federal de Uberlândia

Título da Palestra: Geointeligência e Mobilidade: Análise espacial aplicada à mobilidade urbana no contexto das complete streets

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Engenheiro Civil e mestrando pela FECIV/UFU na área de Modelagem Espacial Aplicada à Engenharia de Transportes. Atua como pesquisador e consultor especialista na área de geointeligência para o planejamento urbano e de transportes, com foco em análise de dados para a mobilidade urbana inteligente.

Bruno Marcos Chaves da Silva, Consultor em eficiência Energética – Mitsidi Projetos

Título da Palestra: Parcerias estratégicas, nova lei de licitações e retomada econômica

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Bruno M. Chaves Silva – Consultor de Eficiência Energética na GreenYellow do Brasil Bruno Chaves, 26 anos, Consultor de Eficiência Energética (EE) na GreenYellow do Brasil. É Engenheiro de Energia pela PUC-Minas, Especialista em Gestão de Projetos pela USP e Mestrando em Planejamento Energético na UNICAMP. Tem forte experiência em Gestão de Energia nos segmentos Comercial, Industrial e Público. Coordenou e desenvolveu projetos de baixo carbono em diversas áreas como: Diagnósticos Energéticos; Medição e Verificação (M&V-IPMVP); Implementação de Ações de EE; Avaliação de viabilidade técnica e Financeira; Formulação de Políticas Públicas para Geração Distribuída (GD) e EE; Mapeamento de fontes de Financiamento para GD e EE; Iluminação Pública e Modelagem Financeira para Projetos de GD e EE (incluindo diretrizes para a formulação de PPP).

Bruno Asp, Sócio-diretor – Neurônio

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Jornalista, com especialização em Marketing, e certificação PMD Pro 1, referente à gestão de Projetos de Desenvolvimento Social, pela APMG, atua na Neurônio desde 2001, inicialmente com desenvolvimento de conteúdo voltado ao público universitário para portais como o Terra Educação e o Espaço Real Universitário. A partir de 2003, passou a trabalhar com projetos de ativação de negócios e causas, principalmente Concurso Culturais e Editais de Seleção, geralmente com foco em empreendedorismo, cidadania e sustentabilidade, para o Senac São Paulo, Fundação Cargill, Fundação Educar DPaschoal, Fundação Lemann, Fundação Volkswagen, Fundação Itaú Social, Everis e Fundação Everis, Instituto Ethos, Instituto Jatobás, Instituto Não Aceito Corrupção, IDIS, Instituto Votorantim, Ultragaz, Ashoka Empreendedores Sociais, Artemisia Negócios de Impacto, PepsiCo Brasil, Universidade São Judas, Sebrae, entre outros. É sócio-diretor da Neurônio desde 2008. Desde 2015 tem atuado como mentor em projetos de imersão empreendedora como o Startup Weekend e AVANT.

Carlos Eduardo Cardoso Souza, Responsável e-city – Enel X

Título da Palestra: PPPs de Iluminação Pública: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


É responsável por Soluções para Clientes de Governo (e-City) na Enel X Brasil. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis, possui MBA em Gestão de Negócios, especialização em Marketing de Serviços e Relacionamento, além de ampla experiência no mercado de energia com mais de 17 anos de atuação, sobretudo em desenvolvimento de novos modelos de negócio e soluções para cidades. Carlos Eduardo é responsável por administrar projetos na linha de e-City que engloba grande parte dos investimentos a serem realizados pela Enel X Brasil em soluções de iluminação pública, cidades inteligentes, eficiência energética, iluminação especial, energia solar fotovoltaica e soluções para mobilidade elétrica urbana.

Carlos Novaes, Co Fundador e Diretor Executivo – Grilo Mobilidade e Tecnologia

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais nos setores de TI e Telecom, “turnaround”, equipes complexas e multiculturais, negócios digitais, e-commerce, marketing, estratégia de canais de vendas e execução nos mercados B2C e B2B. Experiência em empresas “startup” e “scaleup”, com sucesso em projetos inovadores e estratégicos envolvendo pesquisa, influência de áreas e ambientes diversos, análises de dados, transformação cultural, investimento e execução em ambientes macroeconômicos voláteis. Sólidos conhecimentos e vivência na elaboração e execução de planos de negócios, visando o crescimento na participação de mercado e retorno sobre investimentos (ROI). Engenheiro Civil e Administrador de Empresas, com especialização em Educação Executiva, fluente em inglês e nível intermediário de Italiano e Espanhol.

 

Carolina Badaró, COO – Quicko

Título da Palestra: Como a mobilidade compartilhada pode ser sustentável e inclusiva

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Carolina Badaró é COO da Quicko, startup de mobilidade humana. Formada em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui especialização em Estatística Aplicada pela mesma instituição e MBA pelo INSEAD.
Em 2019, trabalhou na Z-Tech, braço de Venture Capital da AB-InBev, em Nova Iorque, onde avaliou startups de para investimentos em todo o mundo. Antes de chegar ao mundo das startups, Carolina passou por grandes multinacionais e companhias brasileiras, como a AB-InBev, na Bélgica, a Cervejaria Ambev e a Centauro (Grupo SBF).

Carlos Ribeiro, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SMAS Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Prefeitura do Recife

Título da Palestra: Agenda climática de Cidades Inteligentes: desafios no Brasil

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


O engenheiro e advogado Carlos Ribeiro é funcionário de carreira da Secretaria e Meio Ambiente do Recife desde 2008. Especialista em Conservação do Solo, é atuante na área do Direito Ambiental. Atualmente, preside a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiental – Secção Pernambuco (ANAMMA/PE) – e integra a direção nacional do Bioma Caatinga. Carlos Ribeiro esteve à frente da Secretaria Executiva de Licenciamento e Controle Ambiental da Prefeitura do Recife, entre os anos de 2013 e 2020, e trabalhou como analista ambiental do Governo de Pernambuco por uma década.

Cátia Valente, Head de projetos governamentais – Climatempo

Título da Palestra: Agenda climática de Cidades Inteligentes: desafios no Brasil

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Sensoriamento Remoto e Meteorologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência em monitoramento do tempo e nowcasting com foco em Defesa Civil e conhecimento em clima voltado ao Agronegócio . Vasta experiência em Consultoria Climática e Comunicação (Mídias). Atua como Head de projetos governamentais da Climatempo e Coordenadora da Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul ligada à Agência Nacional de Águas. É aluna do MBA em Gestão de Projetos pela USP/Esalq.

Cátia Regina Muniz, Pesquisadora e Bolsista, PCI-DA e CNPq – Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer CTI

Título da Palestra: ­­­­Governança colaborativa nas políticas de inclusão digital para cidades inteligentes sustentáveis

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Pós-Doutorado em Sociologia, Doutorado em Ciências Sociais, mestrado em Antropologia Social, na UNICAMP. Graduação em Ciências Sociais, pela PUC-Campinas. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Instrumentos de Política para TIC, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, atuando na área de cidades inteligentes e inclusão digital.

Cláudia Ribeiro Pfeiffer, Coordenadora Adjunta do MBA em Economia e Gestão da Sustentabilidade, com Ênfase em Cidades Inteligentes – Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade – LARES/UFRJcial e Sustentabilidade – LARES/UFRJ

Título da Palestra: Gestão pública e governança colaborativa

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Socióloga e Doutora em Planejamento Urbano e Regional, pela UFRJ, com expertise em gerenciamento de projetos de impacto socioambiental e cultural positivo. Professora da UFRJ há mais de 30 anos. Atualmente faz a coordenação adjunta do MBA em Economia e Gestão da Sustentabilidade com ênfase em Cidades Inteligentes, do LARES/UFRJ. Desde 2017, dirige a Sócio Sustentável Produções Ltda.

Clarice Degani, Coordenação Executiva CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável

Título da Palestra: Soluções para moradia em cidades inclusivas

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Tecnologia e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é assessora técnica na Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo e curadora, membro do conselho e coordenadora executiva do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. É docente em disciplinas dos cursos MBA Gerenciamento de Facilidades e MBA Tecnologia da Gestão da Produção, ambos na FDTE POLI/USP e, desde 2008, é consultora para desempenho e sustentabilidade em organizações e em empreendimentos imobiliários, abrangendo as fases de projeto, obras, operação e manutenção. Compõe o quadro de auditores da Fundação Vanzolini para o processo AQUA de certificação ambiental de edifícios, foi assessora técnica da vice-presidência de tecnologia e sustentabilidade do SECOVI-SP por sete anos e participou da equipe técnica para experimentação da certificação ambiental francesa NF Bâtiments Tertiaires Démarche HQE, pelo CSTB na França.

Celso Luiz Guimarães Keppe Junior, Diretor Adjunto Rodovias e Aeroportos – Egis

Título da Palestra: Estudo de Zeladoria Urbana Pública

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Diretor adjunto da área de Rodovias e Aeroportos da Egis Brasil
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Engenharia Urbana pela mesma instituição, Celso é diretor adjunto da área de Rodovias e Aeroportos na Egis Brasil, atuando em contratos de mobilidade urbana e operações rodoviárias, como fiscalização de veículos de carga, serviços de atendimento ao usuário, radares fixos e móveis, OCR, gestão de operações rodoviárias e fiscalização eletrônica de tráfego. Celso também dirige a área de Integração Digital da empresa, que presta serviços de videomonitoramento, segurança pública, instalação de CCO (Centro de Controle Operacional) em rodovias e aplicação de ferramentas de ITS em rodovias e hidrovias. Desde 1997, quando integrou o Grupo Egis, Celso tem reunido experiências nas áreas de projeto, gerenciamento e operação.

Claudio Ribeiro, CEO – 2W Energia

Título da Palestra: Eficiência energética das cidades inteligentes

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Claudio Ribeiro é CEO da 2W Energia. Graduado em Administração de Empresas, em Direito e com MBA em Finanças Empresariais, o executivo tem mais de 18 anos de experiência em instituições financeiras e empresas de infraestrutura, como Bank of Boston, Unibanco e ABN Amro. Também atuou como CFO em empresas de capital aberto. Desde 2011, atua no mercado de energia, atuando na criação de companhias do setor no Brasil e no exterior. Assumiu a presidência da 2W em 2019, atuando na reformulação e reposicionamento da empresa como plataforma integrada com geração de energia renovável voltada para o consumidor final.

Cleverson Aroeira, Superintendente da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos – BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Título da Palestra: PPPs de Parques: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Superintendente da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos, a unidade do BNDES responsável pelos serviços de estruturação de concessões e PPPs em setores de infraestrutura econômica e social, atua com estruturação de parcerias desde 2006. Já foi chefe do Departamento de Transportes e Logística do BNDES, responsável pela análise de operações de project finance e financiamento de longo prazo para concessões rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias. Foi ainda Secretário Executivo de Aviação-Civil, quando atuou na coordenação de concessões aeroportuárias ao setor privado. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e possui MBA executivo pela Escola de Negócios da UFRJ.

Camila Cheibub Figueiredo, Sócia Diretora da Neurônio

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Pós-Graduada em Gestão da Educação no Novo Milênio, no Instituto Singularidades, Graduada em Administração Pública pela EAESP/FGV-SP, onde é também mestre em Gestão para Competitividade na linha de Sustentabilidade. Com mais de 20 anos de atuação no setor social, iniciou a carreira no Museu de Arte Moderna de São Paulo, atuando nas áreas de Marketing, Captação de Recursos (PF e PJ), Programas de Relacionamento e, por meio de um intercâmbio, na área de captação de recursos do MoMA-NY. Atuou como consultora independente para Banco Alfa, Instituto Sou da Paz, Articultura e IDIS. Desde 2004, é Sócia-Diretora da Neurônio Ativação de Negócios e Causas, coordenando projetos, premiações, concursos e eventos nas áreas de sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania, atendendo a clientes como Fundação Volkswagen, Fundação Cargill, Fundação Everis, Fundação Lemann, Senac São Paulo, SEBRAE NACIONAL, Ashoka, IDIS, Instituto Ethos, Instituto Avon, NESsT, ICE entre outros. Entre 2014 e 2020 atuou como gestora da Fundação Educar DPaschoal, investimento social privado da Companhia DPaschoal, atuando com as causas de protagonismo juvenil, incentivo à leitura e empreendedorismo social universitário. Criou e coordenou a Rede de Investidores Sociais do Interior Paulista e, para os 30 anos da Fundação Educar, organizou o livro Os Incomodados que Mudem o Mundo. Como palestrante participou do Festival ABCR e do FIFE entre outros eventos. Como voluntária atuou em diversas bancas como avaliadora de projetos socioambientais, educacionais e empreendedores e como mentora atua no 15º Programa de Mentoria da FGV . Desde 2021 integra o Conselho da ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos.

Ciro Biderman, Professor Doutor – FGV/CEPESP

Título da Palestra: Planejamento da mobilidade urbana com dados e inteligência artificial

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Ciro Biderman é Professor do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador coordenador do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV). Pos doutor em Economia Urbana pelo DUSP/MIT em 2007 e Doutor em Economia pela FGV em 2001. Seu interesse de estudo inclui economia regional e urbana focado em políticas públicas no nível sub-nacional com ênfase em transportes e uso do solo. Foi diretor de Inovação da São Paulo Negócios (2016) e Chefe de Gabinete da SPTrans (2013-2015) ambos da Prefeitura de São Paulo.

Cindy Parker, Chefe de Ciência e Inovação para América Latina – Embaixada Britânica

Título da Palestra: Boas Vindas e resumo sobre as recentes ações do Governo Britânico no Brasil no tema de Compras Públicas de Inovação

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Cindy Parker, Diretora de Ciência e Inovação – América Latina Cindy é uma diplomata de carreira, que já trabalhou em diversas funções em toda a América Latina, Ásia e África. Como Chefe Regional de Ciência e Inovação para a América Latina, ela coordena o envolvimento do Reino Unido em ciência e pesquisa na região, apoiando uma equipe no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.
Como Diretora de Ciência no Brasil, Cindy é responsável pelo fortalecimento da relação bilateral com o Reino Unido no campo científico, trabalhando em estreita colaboração com parceiros do governo brasileiro a nível federal e local, bem como com instituições acadêmicas e de pesquisa, pesquisadores e empresas de inovação. Ela supervisiona os programas científicos de ODA (Official Development Assistance — Assistência Oficial para o Desenvolvimento, em Português) do Reino Unido no Brasil, incluindo o Newton Fund, fundo de ciência para promover o desenvolvimento social e econômico através de parcerias em ciência, tecnologia e inovação. Cindy exerce sua função atual desde agosto de 2018.

Cris Alessi, Presidente – Agência Curitiba e do Fórum Inova Cidades

Título da Palestra: Como tornar as Cidades Inteligentes mais sustentáveis, ampliando o uso de fontes de energia renovável?

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Publicitária, especialista em Marketing Digital e em Comunicação Digital na Gestão Pública. É presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, responsável pelos projetos de inovação de Curitiba com o movimento Vale do Pinhão. Também é presidente nacional do Fórum InovaCidades; do Conselho Municipal de Inovação de Curitiba; e do Conselho Consultivo de Mulheres em Tecnologia da AssesproPR. Board Member. MasterClass Governança & Nova Economia. Investidora Anjo. Professora e palestrante.

Cinthia Ribeiro, Prefeita – Palmas

Título da Palestra: 

Participação:

Clique aqui e confira o painel


Primeira prefeita reeleita da história de Palmas e a única mulher escolhida nas eleições 2020 para comandar uma capital brasileira, Cinthia Alves Caetano Ribeiro tem 44 anos, é viúva do senador João Ribeiro e mãe do João Antônio, de 13 anos. Eleita vice-prefeita em 2016, assumiu o cargo de prefeita em abril de 2018, após a renúncia do então gestor municipal. Natural de Anápolis (GO), Cinthia chegou a cursar Engenharia Civil, mas se mudou para Brasília e formou-se em Fonoaudiologia. Foi no Congresso Nacional, onde trabalhou, que conheceu o saudoso senador João Ribeiro com quem casou-se e teve o filho João Antônio. . Ao lado do marido, nas articulações políticas e nas interlocuções com lideranças tocantinenses, Cinthia aprendeu a fazer política da conciliação e do bem comum. A gestora é ainda pós graduada em Direito e Combate à Corrupção pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (2019) e empresária. É presidente do Diretório Estadual do PSDB, ocupando também cargo de direção nacional do PSDB Mulher, sendo a 3ª vice-presidente da coordenação Executiva do Secretariado Nacional da Mulher e a 5ª vogal na direção nacional. É também vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Cristina Schwinden, Secretária Municipal de Palhoça – Prefeitura Municipal de Palhoça

Título da Palestra: Receitas acessórias como instrumento de fomento de cidades inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Graduada em Administração Pública pela ESAG/UDESC em 2009; Mestre em Administração pela UFSC.
Secretária de Administração da Prefeitura Municipal de Palhoça desde 2014. Coordenadora do Programa Palhoça + Eficiente responsável pela condução dos projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas do Município. Gestora da maior PPP do Estado de Santa Catarina na área de Iluminação Pública. Fundadora do Laboratório de Inovação da Prefeitura que conduz projetos sociais, tecnológicos e de gestão estratégica. Responsável pela gestão dos contratos de software e idealizadora da comunicação digital na Prefeitura.
Em 2013 foi Diretora Administrativa da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina conduzindo projetos relevantes de modernização da gestão.
De 2009 até 2012 foi Analista de Negócios na área de desenvolvimento de Software para Governo no Instituto Stela, participando ativamente de projetos para Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); para o Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal; e para a  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Cristiano Façanha, Global Director -CALSTART

Título da Palestra: Perspectivas para a Mobilidade Elétrica no Brasil

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Como engenheiro de transportes e ambiental com mais de 15 anos de experiência no setor de transportes, a missão de Cristiano é reduzir a mudança climática e a poluição do ar através da limpeza do setor de transportes. Atualmente, Cristiano lidera o Programa de Acionamento de Veículos Comerciais para Zero da CALSTART, que tem como objetivo acelerar o mercado de caminhões e ônibus com emissão zero em todo o mundo. Ele também é especialista no projeto, modelagem e avaliação de estratégias e políticas de redução de emissões de transporte. Antes da CALSTART, Cristiano liderou atividades de transporte limpo relacionadas ao frete sustentável, Brasil e ferramentas de inventário de emissões no Conselho Internacional sobre Transporte Limpo (ICCT).
Cristiano é PhD em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade da Califórnia em Berkeley, e MS em Gestão de Transportes pela Chalmers University of Technology em Gothenburg, Suécia, e BS em Engenharia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniela Sandoval, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação – BRK Ambiental

Título da Palestra: PPPs de Saneamento Básico: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Diretora de Regulatório, Jurídico, Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da BRK Ambiental, empresa de saneamento básico que atende 15 milhões de pessoas em mais de 180 municípios brasileiro

 

 

Daniel Annenberg, Consultor – Fundação Vanzolini

Título da Palestra: Inclusão digital como fator de desenvolvimento nas cidades

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Daniel Annenberg é formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi um dos idealizadores do Poupatempo, e seu superintendente por quase 10 anos; ex-diretor-presidente do Detran-SP, ex-Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia e ex-Vereador de São Paulo. Atualmente é consultor da Fundação Vanzolini.

Danilo Duarte Ramalho, Diretor Executivo – Guarulhos Convention e Visitors Bureau

Título da Palestra: MARCA Guarulhos: mobilização, branding e design urbano criativo

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Gestão do Conhecimento pelo SENAC. Foi empresário de bares e casas noturnas em Guarulhos. Há 14 anos atua como docente em Cursos Superiores de Turismo e MBA em Marketing passando pelas instituições SENAC, IFSP, Anhanguera e UnG. Possui uma carreira ligada ao associativismo e a realização de eventos de promoção cultural. Em 2011 fundou e presidiu a Associação de Bares e Restaurantes de Guarulhos. Em 2012 assumiu o cargo de Diretor Adjunto da Associação dos Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico onde atua em projetos de salvaguarda e memória coletiva. Em 2018 fora eleito Presidente do Conselho Municipal de Turismo, COMTUR. É autor de dois livros sobre a cidade, entre os eles o Guia “100 Lugares para conhecer em Guarulhos”. Mediador; atua há seis anos como Executivo do Guarulhos Convention & Visitors Bureau (GRU Convention), representando toda a rede hoteleira da cidade e atualmente Vice-Presidente Administrativo da Unedestinos.

Debora Canongia Furtado, CEO e Sócia-Fundadora – ON.I-BUS

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Engenheira Civil pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Gestão Logística pelo Instituto de Direito Público (IDP), Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB) e Sócia-fundadora da startup de tecnologia em mobilidade urbana On.I-Bus. Possui quase 10 anos de experiência profissional e acadêmica em modelagem e simulação voltados para o planejamento de transportes, tendo atuado em modelos de concessão de transportes, EVTEAS de rodovias federais, otimização de sistemas de transporte urbano e interregional de passageiros, bem como modelos estratégicos de transporte de cargas.”

Diego Brites Ramos, Vice-presidente de Relacionamento e Diretor da Vertical Smart Cities da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia

Título da Palestra: Dimensões das cidades inteligentes: Governo, Sociedade, Ambiente Físico e Tecnologia

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Sócio e Diretor Geral da Teltec Solutions
Formação: Engenharia Elétrica pela UFSC
Diretor da Vertical de Smart Cities – Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)
Vice-Presidente de Relacionamento – Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)
Cursando MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups pela FGV.

Danyele Raposo, Secretária Executiva – Secitec – Secretaria de Ciência e Tecnologia – Prefeitura de João Pessoa

Título da Palestra: Pessoas, Tecnologia e instituições: fatores-chave e componentes para cidades inteligentes

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Cientista da Computação pela UFPB, Especialista em Comércio Eletrônico e Análise de Negócios pela UFPB, Pós Graduada em Gestão da Segurança da Informação pelo IFPB. Analista do Sebrae Paraíba e gestora de projetos na área de Negócios Digitais e Startups. Membro da Comissão para a Criação do Pólo Tecnológico Extremo Oriental das Américas (Extremotec) e Membro do Comitê Gestor da Rota TIC PB. Atualmente estou como Secretária Executiva na Sec. de Ciência e Tecnologia de João Pessoa-PB

Davi Veiga Miranda, Analista de Nível Superior – Procel/Eletrobras

Título da Palestra: ­­­­Reestruturação da antiga rede RCE (Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica)

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-Rio (2011), MBA em Gerência de Projetos pela FGV-Rio (2004) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1999). Desde 2003 trabalha na Eletrobras na coordenação de projetos de Eficiência Energética por meio do PROCEL.

Enzo Tessitore, Diretor – Green Building Council Brasil

Título da Palestra: Como o Governo e seus programas pode fomentar o avanço na sustentabilidade da construção civil

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


 

Eduardo Pimentel, Vice-Prefeito – Curitiba

Participação: Presencial


 

Daniel Wagner, Assessor Técnico – GIZ

Título da Palestra: Ferramentas digitais no apoio da sustentabilidade da Construção Civil: a CECarbon e demais oportunidades no avanço da Análise de Ciclo de Vida das Edificações

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Mestre em Gestão Urbana pela Universidade Técnica de Berlim – TU Berlin, onde atuou como consultor internacional na área de desenvolvimento urbano sustentável e habitação em projetos na Índia, nas Filipinas e no Brasil.
Trabalhou como arquiteto e urbanista no Rio de Janeiro onde fundou uma ONG dedicada ao desenvolvimento de abordagens de projeto participativo e políticas de habitação social em parcerias com a Secretaria de Habitação do Estado e o Ministério das Cidades. Trabalhou como assessor técnico do Comitê de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS da Câmara dos
Deputados. Agora trabalha para a GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit na melhoria da sustentabilidade das políticas habitacionais e urbanas com a Secretaria Nacional de Habitação – SNH.

Denis Lopardo, Co-founder & CEO – bdoo

Título da Palestra: Como hackear a cultura da mobilidade

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Seu portfólio inclui fundação da 1ª startup de micromobilidade elétrica do Brasil, 1º case mundial de micromobilidade aplicada ao B2B delivery (iFood), integração bicicletários ao metrô (CCR Mobilidade), interconectividade apps/wallets (AutoPass, TicketLog) e discussões regulatórias com Prefeituras.

Débora Redondo, Arquiteta – Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos

Título da Palestra: Ruas Completas: o Caso da Rua Cel. Monteiro

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal do Paraná. Atua como arquiteta na Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos há 15 anos, onde coordena e participa de projetos estratégicos da secretaria, em especial os projetos voltados para mobilidade ativa, transporte público e políticas de mobilidade urbana para projetos de revitalização.

Déborah Silva, Chefe de Projetos – I Care

Título da Palestra: ICLEI Innovation – inovação e sustentabilidade

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Déborah Luisa é Engenheira Ambiental e mestranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais. É Chefe de Projetos na I Care & Consult, onde atua em projetos de alto impacto nos polos clima e biodiversidade. É alumni da rede Vetor Brasil, fellow do Youth Climate Leaders e leader na Climate Reality Project.

Evelyne Enoque Cruz, Arquiteta e Urbanista – Empresária – Diretoria Comercial – Oikos Casa

Título da Palestra: Soluções para moradia em cidades inclusivas

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Arquiteta e Urbanista de formação, formada pela Universidade Federal de Alagoas em 2003.
Participou de pesquisa científica sobre cidades ao longo de 6 anos, obtendo prêmios como Melhor Trabalho de Iniciação Científica – Área de Humanas, em 1999 e 2000 pela Universidade Federal de Alagoas. Tendo apresentando a pesquisa em vários eventos nacionais e internacionais.
Proprietária da OIKOS há 10 anos, empresa do ramo de Acabamentos para Construção civil, à qual tem personalizado ambientes residenciais e comerciais de forma exclusiva, com sustentabilidade e valorização patrimonial do consumidor final.
Empresa reconhecida:
2013, 2014 e 2015 – 1° colocação LOJA ESPECIALIZADA| ALAGOAS
ANAMACO |Associação Nacional dos Comerciantes
de Material de Construção
2014 – Prêmio “SEBRAE Mulher de Negócio”
3° Lugar na Categoria Comércio
2014/2015 – MPE BRASIL | Prêmio de Competitividade
Para Micro e Pequenas Empresas
FINALISTA | Categoria Comércio – ALAGOAS
2° COLOCADA | Categoria Comércio – NACIONAL
Há 4 anos a OIKOS vem desenvolvendo melhorias e ressignificação urbana na Cidade de Maceió – Al, através de resíduos de revestimentos que seriam descartados. Com o objetivo de melhoria na sustentabilidade, diminuindo os impactos negativos.
Atualmente está junto ao Sebrae Alagoas desenvolvendo uma consultoria para transformar a OIKOS em um Negócio de Impacto Social e Ambiental.

Elizabete Albernaz – Gerente de Programa – CrimeRadar

Título da Palestra: Apresentação do CrimeRadar

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Pós-doutora em Antropologia INCT-Ineac/UFF, Pesquisadora Visitante da Witwatersrand University (WITS), em Joanesburgo / África do Sul, e Vice-Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Conflito, Cidadania e Segurança Pública (LAESP / UFF ), em Niterói / Brasil. Elizabete R Albernaz possui Ph.D. em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF), Mestrado em Antropologia Social (Museu Nacional, PPGAS / UFRJ, 2009) e graduação em Ciências Sociais (Universidade Federal do Rio de Janeiro, IFCS / UFRJ, 2003). Atuou como Professora Substituta no Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (DSP/UFF, 2014-2016), ministrando métodos de ensino, antropologia do direito e mediação de conflitos para alunos de graduação. Pesquisadora da área de Segurança Pública e Justiça Criminal, desde 2002. Atuou como Coordenadora da IV edição do Prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz, em São Paulo (2008-2009), como Assessora Técnica da Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), onde presidiu a Comissão Especial de Redução de Ações Letais Policiais e coordenou a avaliação do Projeto de Reengenharia da Polícia Civil do Estado de São Paulo, atuando, por fim, como pesquisadora do Departamento de Análise e Planejamento (CAP) da pasta, responsável pela consolidação das estatísticas da criminalidade do estado (2009-2012). Atuou também como Superintendente de Articulação Institucional e Parcerias da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SESEG-RJ), coordenando atividades relacionadas à gestão de políticas públicas intersetoriais, participação social em segurança pública e produção de conhecimento aplicado (2012-2014). Atua como Consultora Sênior no Instituto Igarapé, coordenando a implantação de projetos de mapeamento do crime junto à Polícia Metropolitana de Cidade do Cabo, na África do Sul.

Eduardo Leite, Governador – Estado do Rio Grande do Sul

Participação: Presencial


Eduardo Leite, 36 anos, é o governador do Estado do Rio Grande do Sul. Nascido em Pelotas, em 10 de março de 1985, tem mandato até 2022 e é o governador mais jovem do Brasil. Ao longo dos primeiros dois anos de mandato, promoveu uma série de reformas estruturais para conter o déficit das contas públicas do RS. Com uma agenda focada no diálogo e na abertura do Estado para a iniciativa privada, aprovou a privatização de estatais, concessões de rodovias, um novo Código de Meio Ambiente, alterações na previdência e nas carreiras do funcionalismo, além da extinção de diversos benefícios e vantagens temporais dos servidores públicos de todos os escalões e poderes e uma redução gradual de impostos. Leite foi prefeito de Pelotas entre 2013 e 2016. Antes, foi secretário municipal, vereador e presidente da Câmara Municipal na mesma cidade. Terminou o mandato de prefeito com 87% de aprovação popular nas pesquisas de opinião. O governador é bacharel em Direito, estudou políticas públicas na Columbia University, em Nova York, EUA, e cursou mestrado em gestão pública na Fundação Getulio Vargas.

Edgar Barassa, Founder – BCC – Barassa & Cruz Consulting

Título da Palestra: Desafios para o transporte coletivo de passageiros no Brasil

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, é fundador da Barassa & Cruz Consulting nas áreas de mobilidade elétrica, energias renováveis e tecnologias emergentes de baixo carbono. Apresenta experiência em projetos relacionados a governança para inovação, prospecção tecnológica e desenvolvimento de novos negócios. Fez sua tese na área de governança para a mobilidade elétrica no Brasil e teve participação na construção da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica; na Proposta de Plano Nacional da Eletromobilidade; na elaboração do Roadmap Nacional para veículos elétricos e em projetos P&D ANEEL. Membro do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (UNICAMP), possui graduação em Negócios Internacionais (2012) e mestrado em Política Científica e Tecnológica (2015) pela UNICAMP. Foi pesquisador visitante na Universidade de Bordeaux (França/2016) e atualmente é Pós Doutorando em Inovação, Estratégias e Regulação para mobilidade elétrica.

Erika Azevedo, Latin America Representative- Connected Places Catapult

Título da Palestra: Compras Públicas de Inovação

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Erika trabalhou para o Consulado Geral Britânico em São Paulo por 18 anos e sua função era apoiar o comércio e investimentos entre empresas brasileiras e britânicas. Durante este período, Erika estabeleceu uma sólida rede na comunidade empresarial e no setor público, identificando e promovendo a cooperação empresarial entre o Brasil e o Reino Unido. Erika é atualmente a Representante para a América Latina da Connected Places Catapult e administra parcerias estratégicas entre a academia, os setores público e privado, com foco nas áreas de Inovação Urbana e Mobilidade Sustentável.

 

 

Edgar Benozatti, Assessor Econômico para o Programa de PPPs e Concessões – Governo do Estado de São Paulo

Título da Palestra: Soluções inovadoras para retomada do turismo e planejamento da mobilidade urbana

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


 

Edem Cerrini Davanzz, co-fundador- spacein

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Edem Davanzzo é um dos mais jovens empreendedores do mercado de comunicação no Brasil, liderando uma rede global de profissionais de alta performance numa empresa exponencial associativa.
Reconhecido como criativo e inovador, em 2005 revolucionou o mercado das formaturas milionárias no Brasil, assinando os maiores projetos do país para Instituições como Largo São Francisco/USP, PUC, Mackenzie e muitas outras.
Em 2013 já com investimento próprio, fundou sua própria agência em São Paulo para atender o mercado corporativo. Visionário e com bagagem em grandes eventos, trouxe o conceito de brand experience para seus projetos, o que lhe deu visibilidade e projeção, conquistando as contas de renomadas marcas nacionais e globais.
No início de 2020, ao buscar em outros Países tendências de negócios do futuro, Davanzzo desconstruiu o modelo convencional de agência apostando numa operação descentralizada dentro de uma rede global de profissionais, se tornando o maior Nexialista especializado em comunicação do Brasil. Entusiasta da inovação passou a investir em empresas com potencial exponencial e startups que impactam positivamente as cidades com soluções inteligentes.

Enrico Roberto, Pesquisador – InternetLab

Título da Palestra: Carta e financiamento

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Pesquisador do InternetLab. Doutorando em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP). LLM (Master of Laws) na Ludwig-Maximilians-Universität München (2017). Graduado em Direito pela FD-USP (2016). Aluno intercambista na Ludwig-Maximilians-Universität München (2014) para realização do “Aufbaustudium in den Grundzügen des Deutschen Rechts”, período em que foi bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Além do InternetLab, é pesquisador no Lawgorithm, associação independente de pesquisa em inteligência artificial e direito, desde 2016. Atuou em 2015 como assistente de pesquisa em direitos autorais no escopo de tese de doutorado realizada pela Universidade de Stanford. Experiente em pesquisa na área de regulação e desafios éticos da inteligência artificial, assim como direitos autorais, responsabilidade civil e privacidade e proteção de dados.

 

 

 

Eduardo Bortotti Fagundes, Head of Facilities & Corporate Mobility BR – Enel Brasil

Título da Palestra: Como a mobilidade corporativa pode ser agente na transformação das SmartCities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Eduardo Bortotti, tem 21 anos de experiência no setor de utilities e os último 9 anos
gerenciando Frotas e Mobilidade nesse setor, atualmente como Head de Facilities e
Corporate Mobility para Enel Brasil. Black Belt em Lean Six Sigma, especialista em
ferramentas de melhoria contínua, e líder em diversos projetos de redução de custo e
inovação foi responsável pelo projeto de Mobilidade Multi-Modal Compartillhado, projeto de
inovação aberta bastante disruptivo que ganhou vários prêmios de inovação, os mais
relevantes o reconhecimento como Gestor de Mobilidade do Instituto Parar em 2018,
Prêmio de Melhores do Ano na ABRAFAC de 2020 e 3º melhor empresa em Gestão de
frotas nos 100 Best Fleets Awards de 2020, que é concedido pela NAFA e Instituto Parar.
Porém o prêmio mais importante foi ter sido reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial
como um dos 100 maiores representantes da Mobilidade Sustentável no Mundo.

Elias de Souza, Sócio – Deloitte

Título da Palestra: Planejamento das cidades com foco na inclusão

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Elias é advogado com mestrado em Políticas Públicas (FGV-EAESP), MBA em e-business (FUNCEFET-RJ) e certificado profissional de PPP (CP3P), emitido pelo Banco Mundial. Ele é sócio da área de Infraestrutura & Projetos de Capital e líder da área de Governo e Serviços Públicos da Deloitte no Brasil. Atualmente, Elias é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Mackenzie, com projeto de pesquisa sobre “smart cities”.
Possui mais de 25 anos de experiência em (a) assessoria de gestão pública, com ênfase em planejamento e políticas públicas, além de assessoria jurídica corporativa; (b) assessoria em projetos com organismos multilaterais; (c) consultoria em projetos de infraestrutura, principalmente parcerias público-privada (PPP), apoiando projetos tanto para o setor público quanto para o privado; d) elaboração de estudos e análises do mercado de infraestrutura; (e) estruturação de investimentos de capital social; (f) assessoria em projetos de cidades inteligentes; g) consultoria em projetos de mobilidade urbana e (h) estruturação de projetos sustentáveis e com objetivo social.Ele ministra palestras e treinamentos sobre cidades inteligentes, futuro da mobilidade, futuro das cidades; infraestrutura na América Latina; mobilidade urbana; cidades resilientes; capital privado para apoiar infraestrutura; PPP; políticas públicas; investimentos de impacto social; índice de progresso social (SPI); objetivos de desenvolvimento sustentável (SDG); dentre outros.
É membro do conselho consultivo da Associação Brasileira das Indústrias de Infraestrutura e Bases e do Advisory Board do GRI Club de Infraestrutura no Brasil. É professor convidado de cidades inteligentes no MBA Internet das Coisas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Principais clientes
• BNDES
• World Bank
• Prefeitura de Bertioga (SP)
• AGENERSA
• ABDIB
• CODESP
• Prefeitura de Itu (SP) • SEDTUR-MT
• SEPLAN-AM
• SESAB
• Prefeitura de Porto Alegre (RS) • Prefeitura de Paulista (PE)

Elza Paulina de Souza – Secretária de Segurança Urbana – Prefeitura de São Paulo

Título da Palestra: Segurança pública integrada e conectada

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Elza Paulina de Souza, primeira mulher negra a ocupar o cargo de Secretária Municipal de Segurança Urbana e de Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, formada em Fisioterapia e Filosofia, ao longo de sua carreira, atuou como coordenadora nos diversos programas da SMSU e se destacou no combate ao enfrentamento de violência contra a mulher, com o Programa Guardiã Maria da Penha, que já atendeu mais de três mil mulheres desde sua criação em 2014. Atualmente, é responsável pela segurança urbana da cidade, por intermédio da Guarda Civil Metropolitana, da Defesa Civil e das Juntas do Serviço Militar.
Ao longo da carreira profissional recebeu diversas medalhas de honra ao mérito de diversas instituições.
Recebeu o Prêmio VIVA, na categoria segurança, do Instituto Avon e Revista Marie Claire, em 2019.
Título de Cidadã Paulistana, na Câmara Municipal de São Paulo, indicado pela Vereadora Sandra Tadeu, em 2020.
Prêmio Brazilian Women Making a Difference (Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença), da Embaixada e Consulados Americanos em 2021.

Erico Przeybilovicz, Pesquisador e Coordenador do Eixo – Carta Brasileira para Cidades Inteligentes no Projeto TraDUS e Coordenador de projetos no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo UFERSA/MDR e FGV

Título da Palestra: Processo de construção da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e seus desdobramentos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Coordenador do Eixo – Carta Brasileira para Cidades Inteligentes no Projeto traDUS – UFERSA/MDR, e
Coordenador de projetos no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV.

Evaldo Cruz Neto, Superintendente de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste

Título da Palestra: Desafios e soluções para municípios do Nordeste

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Atual Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE. Possui graduação e Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa, Pós Graduando no MBA em Liderança do Setor Público junto ao IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, com curso em PPP – Parceria Público Privado ofertado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e palestrante em diversos Seminários e Eventos na área de Desenvolvimento Regional. Possui mais de 12 (doze) anos de experiência em orçamento público federal, tendo prestado assessoramento a mais de 60 Administrações Municipais, seja no acompanhamento dos portais federais vinculados, como também na defesa jurídica-administrativa de entes públicos.

Fabrício Hertz, CEO e sócio-fundador da Horus

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialidade em sistemas de inspeção com drones e inteligência artificial. Formação complementar em gestão de negócios inovadores e gestão de equipes.

Fabrício José Satiro de Oliveira, Prefeito – Balneário Camboriú

Participação: Presencial


Iniciou sua trajetória política em 2002 quando foi eleito Conselheiro Tutelar do Município de Balneário Camboriú. Em 2003 foi gerente Atuarial do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina.
No ano de 2004 se elegeu Vereador, sendo o mais jovem daquela Legislatura e também o 2º mais votado na ocasião. Foi candidato a Deputado Federal pela primeira vez em 2006, conquistando quase 27 mil votos.
Em 2007, como Vereador, Fabrício foi convidado para ser Chefe de Gabinete do então Prefeito Rubens Spernau, reunindo assim experiência no Poder Executivo. No ano de 2008, confirmou mais uma vez seu nome na política de Balneário Camboriú, reeleito Vereador com 3.206 votos, tornando-se o mais votado na história da cidade, marca ainda não superada.
Em 2010, Fabrício disputou uma vaga para Deputado Federal, conquistando 39 mil votos. Em 2011, foi nomeado Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí (SDR). Em 2012, foi convidado para compor a chapa majoritária, como vice-prefeito de Balneário Camboriú.
Em 2013, presidiu a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), onde implantou uma nova forma de gestão no órgão, com a criação do modelo de abertura de empresas que serviu de piloto para Santa Catarina. Ainda em 2013, Fabrício Oliveira, filiou-se ao PSB, tendo a ficha abonada pelo então, presidente Nacional do partido, Eduardo Campos.
Nas eleições de 2014, se candidatou a Deputado Federal, com 51.494 votos, ficando como primeiro suplente e o mais votado dos candidatos representantes da região da AMFRI. Em 2015 ocupou o cargo de Diretor Administrativo da Assembleia Legislativa. E em Julho do mesmo ano, assumiu uma vaga como Deputado Federal na Câmara por 4 meses, quando fez parte de importantes Comissões como: da CPI do BNDS, Comissão Parlamentar de Direito do Consumidor, Direitos Humanos e da Reforma Tributária. Na ocasião, presidiu a Casa por quatro Sessões Legislativas e foi o parlamentar que mais apresentou Projetos de Lei neste período.
Em 2016 Fabrício Oliveira foi eleito prefeito de Balneário Camboriú, com mandato de 2017-2020. Foi reeleito como candidato a prefeito pelo Podemos em 2020, com 30.205 votos.

Fernando Marcato, Secretário – SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade – Governo do Estado de Minas Gerais

Título da Palestra: PPPs de Transporte: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Fernando Marcato é especialista na estruturação de projetos de infraestrutura no Brasil e no exterior, área em que atua há 12 anos; professor da FGV Direito SP e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris. Marcato foi secretário executivo de Novos Negócios da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) entre 2008 e 2011.

Fernando Pieroni, Diretor Presidente – Instituto Semeia

Título da Palestra: PPPs de Parques: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Fernando Pieroni é presidente do Instituto Semeia, uma organização não governamental, braço de impacto da Anima Investimentos, que promove a articulação entre os setores público e privado para a concessão de parques no Brasil. Foi diretor da unidade de parcerias público-privadas da cidade de São Paulo e da Estruturadora Brasileira de Projetos, joint-venture entre o BNDES e 8 bancos privados, responsável pela modelagem da concessão de importantes projetos de infraestrutura no país. Anteriormente, trabalhou por dez anos como consultor da ATKearney e como responsável pela área de Assuntos Econômicos e Regulatórios do Instituto Acende Brasil. Fernando é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, tem mestrado em Planejamento Energético pela Universidade de São Paulo e é especialista em Infraestrutura e Parcerias Público-Privadas pelo programa de Educação Executiva da Harvard Kennedy School of Government.

Fellipe Silva Martins, Docente – Uninove e Instituto de Estudos Avançados da USP

Título da Palestra: O impacto do ESG em tempos de crise no setor tecnológico

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Professor do mestrado e doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento na Universidade Nove de Julho. Pós-dourado em Engenharia de produção, Doutor em Administração (Estratégia) e Mestre em Engenharia de Produção. Co-líder do tema de pesquisa em estratégia comportamental na Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (ANPAD / ESO-1) e líder do tema de pesquisa em transformação digital no Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil).

 

Felipe Cavalcante, Presidente de honra, Diretor, e Coordenador – ADIT Brasil, Matx e Somos Cidades

Título da Palestra: O que realmente é um bairro planejado?

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Felipe Cavalcante tem 26 anos de experiência nos mercados imobiliário e turístico.
Fundou e presidiu por 13 anos a ADIT Brasil, entidade da qual é atualmente o Presidente de Honra.
Diretor da MATX e Coordenador do Movimento Somos Cidade, também apresenta os Podcasts Além da curva e Somos Cidade, além da Newsletter Fica a dica e do Blog Para reflexão.

Fernando Araldi, Analista de infraestrutura da SMDRU – MDR – Ministério do Desenvolvimento Regional

Título da Palestra: Perspectivas para a Mobilidade Elétrica no Brasil

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Fernando Araldi é Engenheiro Mecânico com especialização em Gestão de Energia, Gestão Pública e Engenharia de Planejamento. É Analista de Infraestrutura do Governo Federal, atuando no setor de mobilidade urbana há 12 anos. Atualmente é responsável pelas cooperações técnicas e novas políticas na área de mobilidade urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional. Conta com ampla experiência na implementação de políticas públicas na área de infraestrutura, desenvolvimento e sustentabilidade.

Fernando Sousa, CEO e Pesquisador – Tamoios Inteligência Geográfica e FIA

Título da Palestra: PPPs de Parques: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Desenvolvedor de Negócios de Impacto baseados na Economia Verde. Especialista em finanças sustentáveis, implementação de princípios ESG baseado nas taxonomias da ISE, GRI, ICA, Green e Sustainable Bonds, articulação institucional e implementação de projetos voltados para conservação integrada e posicionamento institucional estratégico. Atuação premiada e de sucesso em companhias investidas por fundos de private equity, organismos multilaterais e consultoria para governos e grandes ONGs. Foi Diretor Executivo no Grupo Cataratas, consultor do BID, WWF-Brasil, ONU Meio Ambiente e é atualmente consultor da FIA Business School.

Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, Diretor Jurídico – Agência Curitiba de Desenvolvimento

Título da Palestra: Promoção das cidades e do desenvolvimento econômico

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Paranaense de Curitiba, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná e em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, com especialização em Direito Civil pela Universidade Tuiuti do Paraná. Com passagem pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, esteve à frente da área jurídica de empresas como a Fundação Copel de Previdência e Assistência Social e da Companhia de Habitação do Paraná. De janeiro/2017 a abril/2018 esteve na Presidência da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A. Atualmente é o Diretor Jurídico da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Conselho Municipal da Cidade de Curitiba e do Comitê Permanente de Legislação do Conselho Municipal de inovação.

Gabriela Engler, Secretária Executiva de Parcerias – Governo do Estado de São Paulo

Título da Palestra: PPPs de Parques: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Secretária Executiva de Parcerias do Estado de São Paulo, responsável pela estruturação dos projetos de concessão e PPP do Estado de São Paulo. Profissional com ampla experiência na modelagem e regulação de projetos de infraestrutura. Mestranda em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (Mestrado Profissional) Master of Laws (LL.M) pela Columbia University School of Law (2012, Kent Scholar) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008)

Gustavo Moreira Maia, CEO e Fundador – Colab

Título da Palestra: Gestão pública e governança colaborativa

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Fundador e CEO do Colab, comunicador social, especialista em Criação de Soluções Colaborativas para Governo pela Universidade de Harvard, pós-graduado no Master em Liderança e Gestão Pública do CLP, com especialização em Implementações de Políticas Públicas na Universidade de Oxford.

Gustavo Reis, Prefeito – Jaguariúna

Participação: Presencial


O atual Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, nasceu em Santos (SP) em 1º de novembro de 1971. Filho de Márcio Schneider Reis e de Flora Maria Bernardes Reis, foi líder estudantil e é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito do Trabalho. Autor do livro “Cooperativa de Trabalho: Problema ou Solução?”.
Ingressou na política jaguariunense em 2000, eleito vereador com expressiva votação. Candidatou-se a deputado estadual em 2002 e foi eleito prefeito para a gestão 2009 a 2012.
Em 2016, voltou a ser eleito prefeito de Jaguariúna, para o mandato 2017-2020. Foi reeleito em 2020 para o terceiro mandato, na gestão 2021-2024.
Em suas gestões, se destacam ações na educação, na saúde e no desenvolvimento de Jaguariúna, áreas cujos indicadores estão entre os melhores do país.
É o atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e neste ano foi eleito vice-presidente de Telecomunicações da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).

Gabriel Fajardo, Subsecretário de Transporte e Mobilidade – SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade – Governo do Estado de Minas Gerais

Título da Palestra: Concessões e novas tecnologias: como desenhar o futuro desde já

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Governo do Estado de Minas Gerais. Com mestrado em direito da administração pública (UFMG), também atua como pesquisador do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – PPP Américas 2021, professor de cursos de pós-graduação em direito da infraestrutura e coordenador-executivo do Infracast.

Gabriel Mazzola Poli de Figueiredo, Pesquisador, Coordenador Técnico de Projetos – FAU-USP – IPTOpen e CITI

Título da Palestra: Políticas de inclusão digital: indo além da conectividade

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Gabriel Mazzola Poli de Figueiredo
Doutorando e Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde estuda Cenários Urbanos Futuros, Cidades Inteligentes, Inovação e Tecnologia aplicadas às cidades e à sociedade. Engenheiro Eletrônico pela POLI-USP, foi responsável técnico pela recente expansão do programa Wi-Fi Livre SP na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de SP. Coordena o Grupo de Trabalho de Impactos Sistêmicos da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (InterSCity).
PhD candidate and MSc at the Architecture & Urbanism College at the University of São Paulo (FAU-USP), researching Future Urban Scenarios, Smart Cities and Innovation & Technology in the urban and social contexts of Latin-American cities. Graduated in Electronic Engineering from the University of São Paulo and worked at São Paulo’s Municipal Office of Technology & Innovation, responsible for the recent expansion of the city’s public WiFi Program. Coordinates the Systemic Impacts Work Group of the Brazilian Smart City Charter and is a member of the National Science & Technology Institute for the Internet of the Future for Smart Cities (InterSCity).

General Eduardo Garrido, Diretor-Superintendente – PTI – Parque Tecnológico Itaipu

Título da Palestra: Lançamento do Guia Sandbox para Cidades Inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


O general Eduardo Castanheira Garrido Alves ingressou no exército em 1975 pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo. Possui bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1978-1981), especialização em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército Rio de Janeiro (1989- -1990), Mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1991), Doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1994-1996) e MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2010).

Giovani Bernardo, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e Presidente – Conselho Tubarão180º

Título da Palestra: Análise de dados e indicadores para a promoção do empreendedorismo

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão. Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em gestão de negócios de pequeno, médio e grande porte em diferentes segmentos de mercado onde adquiriu experiência em segmentos como Varejo, Indústria, Serviços e Negócios Digitais. Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching, MBA em Gestão de Negócios, Formação em Sales Skills pela Nova Southeastern University (EUA) e Administrador de Empresas.

É Presidente do Conselho de Desenvolvimento Tubarão 180o, VP de Desenvolvimento Regional do Fórum Inova Cidades, presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Tubarão, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tubarão, Diretor de Núcleos Setoriais na Associação Empresarial de Tubarão, VP Regional Litoral Sul do Movimento Excelência SC. Foi Coordenador Privado do GT de Tecnologia e Inovação do Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa ligado ao Ministério da Economia, Coordenador de Planejamento e da Agenda Brasil Empreendedor na Confederação Nacional do Jovem Empresário, Diretor para o Jovem Empreendedor do Movimento Excelência SC, Diretor de Tecnologia e Inovação na Associação Empresarial de Tubarão, Presidente e atual Conselheiro da Associação dos Jovens Empreendedores de Tubarão, Diretor de Capacitação do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina e Diretor de Relações com o Trabalho da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional SC.

Guilherme Dominguez, CEO – BrazilLAB

Título da Palestra: Sociedade conectada: plataformas digitais nas cidades

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Advogado e professor. Co-fundador e Diretor do Brazil LAB, hub de inovação que realiza aceleração de startups que desenvolvam estratégias B2G (bussines to government). Idealizador e coordenador científico do programa Direito & Desenvolvimento, promovido pelo ILDD (Instituto de Estudos em Liderança, Direito e Desenvolvimento) com apoio do Centro de Liderança Pública (CLP) e do portal JOTA, no qual é também colunista da seção Inova&Ação. Professor de Direito Administrativo na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Graduado em Direito pela PUC/SP (2001), instituição pela qual obteve também os títulos de Especialista (2004) e Mestre (2010) em Direito Administrativo. Tem mais de 15 anos de experiência na advocacia empresarial, consultiva e contenciosa, bem como em atividades de consultoria na área pública (tais como pareceres sobre contratos administrativos e contratações públicas). Fundou seu próprio escritório em 2004 (Dominguez Advogados) e nos últimos anos teve sua atuação marcada pela assessoria às mais destacadas startups do cluster tecnológico regional de São José dos Campos/SP, além de ser palestrante na área de inovação em governo, bem como governo e tecnologia (GovTech).

Guilherme Johnston, Head de Parcerias Globais – Connected Places Catapult

Título da Palestra: Apresentação do relatório de compras públicas de inovação + divulgação do curso online desenvolvido pela CPC

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


 

Guilherme Bieler, Coordenador de Inteligência de Mercado – MetrôRio

Título da Palestra: Racionalização do sistema de transportes da Região Metropolitana do RJ, priorizando modos de alta capacidade

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Guilherme está há 8 anos no MetrôRio, onde coordena a equipe de Inteligência de Mercado, responsável por análises e projeções de demanda, pesquisas de mercado e estudos de políticas públicas, além das atividades de benchmarking com operadores de transporte do mundo.

Guilherme Peixoto, Superintendente de Processos Licitatórios – B3

Título da Palestra: PPPs de Iluminação Pública: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Superintendente de Licitações da B3. Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, possui LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo INSPER e é pós-graduando do MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, em conjunto com a London School of Economics – LSE (Londres, Reino Unido).

Guilherme Debeus, Pesquisador – Vives Cidades

Título da Palestra: Mobilidade Fluvial – uma Alternativa para Cidade Inteligente

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável com pesquisa focada em governança do risco e adaptação. Atua como pesquisador e consultor na área ambiental.

Gustavo Gusmão, Diretor Executivo, Governo & Infraestrutura – EY

Título da Palestra: PPPs de Iluminação Pública: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Gustavo Gusmão é diretor executivo da EY, líder da prática de PPPs e Concessões no Brasil, assessorando entidades públicas, organismos de fomento e grupos privados do setor infraestrutura, atuando na estruturação de projetos, verificação independente, reequilíbrio de contratos e assessoria econômico-financeira em licitações. Possui 17 anos de experiência coordenando projetos nos setores de saneamento, transporte, infraestrutura social e urbana. Graduado em Administração pela PUC-BH, pós Graduado em Finanças pelo IBMEC e em Marketing pela Fundação Dom Cabral.

Gustavo Tannure, CEO – Easy Volt Brasil

Título da Palestra: Eletromobilidade “brasileirada”

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Gustavo Tannure é engenheiro de formação, tem mais de 10 anos de atuação na área de gestão e eficiência energética, com MBAs em Gestão Projetos e Eficiência Energética. Fundou a EZVolt em 2019 com o objetivo de resolver a dor que é a falta de infra estrutura para recarga de veículos elétricos no Brasil e hoje possui a maior própria de eletropostos do País.

Guilherme Martins, Chefe de Departamento da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Título da Palestra: PPPs de Iluminação Pública: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Guilherme Martins é chefe de departamento na Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos do BNDES, responsável por portfólio de modelagens de concessões de infraestrutura, com projetos nos setores de rodovias e iluminação pública. Antes de ingressar na Diretoria de Infraestrutura, liderou o departamento de Dívida no Mercado de Capitais, com carteira sob gestão ~60 debêntures e AuM de R$ 4 bilhões. Atuou como gerente de financiamento à infraestrutura, nos segmentos de aeroportos, rodovias e resíduos sólidos. Participou da estruturação e gestão de instrumentos de financiamento climático. Antes de ingressar no BNDES, trabalhou em empresas privadas nos setores de Mineração e Comunicação. Guilherme é Engenheiro de Produção pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Economia e Finanças pelo Ibmec-RJ e extensão na Nottingham University.

Guto Castro, Diretor do Departamento de Comunicação – Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

Título da Palestra: O papel da mobilidade no combate ao Covid-19

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Guto Castro é Filósofo, Educador e Especialista em Filosofia Clínica. Autor dos livros A Ribeira (1994-1998); O Quinto Mandamento (1997); Quem Matou Zefa Fauna?; 13 Poemas Muito Ruins (2013) e Metanásia? (2019). Há mais de 20 anos atua como consultor no mundo corporativo e é professor palestrante convidado em diversas faculdades, institutos federais no país, congressos e eventos corporativos. Foi um dos finalistas do Desafio Publicitário Maio Amarelo (2018), do Observatório Nacional de Segurança Viária e o vencedor da I Antologia de Trânsito do Estado de Alagoas (2020). Palestrou na edição do Connected Smart Mobility 2020 e é Observador Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Hamilton Agle, CEO – Estre Ambiental

Título da Palestra: PPPs de Resíduos Sólidos: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador e MBA pela Thunderbird School of Global Management, Hamilton possui mais de 25 anos de experiência em bancos de investimento e indústrias de infraestrutura. Foi vice-presidente executivo do Grupo Andrade Gutierrez e CEO da AG North America. Também atuou como diretor executivo do BTG Pactual, Bank of America Merrill Lynch e Citigroup. Anteriormente, trabalhou na General Motors. Ao longo de sua carreira, já participou como membro de diversas entidades, como a FIEB (Federação das Indústrias da Bahia) e a ANBID (Associação Nacional de Bancos de Investimento).

Iara Negreiros, Consultora Associada na SPIn / Doutora, Escola Politécnica da USP / ABNT/CEE-268 – “Cidades e Comunidades Sustentáveis”

Doutora em Engenharia e Planejamento Urbanos pela Politécnica da USP. Atualmente é sócia da SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e professora de pós-graduação da Facens. Atua na ABNT/CEE-268 – “Cidades e comunidades sustentáveis” e no grupo de trabalho ISO/TC 268/WG2 – “City Indicators”, contribuindo para a elaboração e publicação das Normas ISO para cidades, da série 37100.

Igor Calvet, Presidente, ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Título da Palestra: Lançamento do Guia Sandbox para Cidades Inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Atuou como Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia, e Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do extinto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Também foi Chefe da Assessoria de Assuntos Regulatórios e Internacionais do Ministério da Saúde e analista de Negócios e Projetos da Apex-Brasil.

 

Isabela Issa, Gerente em Energia e Sustentabilidade na – Mitsidi Projetos

Título da Palestra: LEDS Lab: Viabilizando projetos de ação climática em municípios brasileiros e colombianos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Engenheira Ambiental formada pela Universidade de São Paulo (USP), possui experiência de pesquisa em economia circular e indicadores de desempenho ambiental. Atualmente atua como consultora e gerente da área de Intelligence na Mitsidi Projetos. Especialista em pesquisa e desenvolvimento no setor energético, coordena projetos na área como levantamento de dados para a construção de indicadores de eficiência energética, estudos e subsídios técnicos para políticas públicas do setor de energia, construção civil e habitação social, assessoria técnica em eficiência energética para municípios, e desenvolvimento de benchmarks energéticos para edifícios brasileiros. Possui experiência na condução entrevistas, mapeamentos de mercado e de estado da arte para o setor de eficiência energética, construção sustentável, habitação social e edifícios Net Zero. Comunica-se em Português, Inglês, Espanhol e Francês, e apresenta excelentes habilidades em comunicação, engajamento e gestão de equipes.

Juan M Palacio, Gerente de Parcerias para América Latina – Moovit

Título da Palestra: Construindo parcerias globais para cidades inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Integrante da equipe do Moovit para a América Latina há 5 anos, conta com larga experiência nas áreas de transporte, logística e TI, formou-se no Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA) em Engenharia Industrial, posteriormente formou-se em Gestão e Governo de Serviços de Tecnologia da Informação na mesma instituição. Participa como palestrante em painéis de eventos e fóruns sobre mobilidade, transporte e cidades inteligentes na América Latina.

Jamile Sabatini Marques, Pesquisadora – Programa USP cidades globais do IEA USP

Título da Palestra: O impacto do ESG em tempos de crise no setor tecnológico

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Atua na área de Cidades Mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, por meio da Fecomércio/SC, como presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação, além de diretora de Inovação e Fomento da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, no contexto nacional. Pesquisadora no tema de cidades, com pós-doutorado na UFSC e pesquisadora na USP, no Programa cidades globais.

Janayna Bhering, Gestora de Negócios e Parcerias, Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Título da Palestra: Infraestrutura para a eletromobilidade no Brasil

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Janayna se envolveu com o empreendedorismo bem nova, ajudando em um negócio da família. Natural de Viçosa, graduou-se em engenharia de alimentos na Universidade Federal de Viçosa (UFV), fez mestrado em ciência e tecnologia, e se especializou em gestão de negócios, estatística aplicada a processos e gestão de inovações tecnológicas.
Sempre participativa no ecossistema de inovação mineiro, Janayna Bhering colaborou com a elaboração de políticas públicas para o Estado e foi consultora de grandes empresas para a estruturação de processos de gestão da inovação. Além de estar à frente da SafeTest, atualmente a empreendedora atua em seu consultório de negócios, onde ajuda startups a fazerem um diagnóstico do seu negócio e avaliar seu potencial real no mercado, é gerente de negócios e parcerias na Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e responsável pelo Founder Institute, em Belo Horizonte.

Jens Giersdorf, Diretor do Projeto Promob-e

Título da Palestra: Perspectivas para a Mobilidade Elétrica no Brasil

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Desde Agosto de 2020, Dr. Jens Giersdorf é o ponto focal da TUMI E-Bus Mission, um projeto global da Cooperação Alemã. Ele ainda atua como diretor do projeto PROMOB-e pela GIZ, que se encerra esse mês. Antes de trabalhar por sete anos pela GIZ no Brasil, ele trabalhou no Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ) em Leipzig, na Alemanha. Ele recebeu seu PhD em 2012 na Universidade Livre de Berlim sobre “Política e Economia da produção e do consumo de Etanol e Biodiesel no Brasil”.

Jéferson Castilhos, Fundador – 1DOC

Título da Palestra: Sociedade conectada: plataformas digitais nas cidades

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Fundador da 1Doc e especialista em processos digitais para o setor público

João Fávaro, Assessor de Projetos Sênior – GIZ

Título da Palestra: Retomada econômica pós-COVI-19: preparando a força de trabalho local para o futuro

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui 10 anos de experiência em energias renováveis, avaliando e desenvolvendo projetos de energia a partir de diversas fontes como biomassa, eólica e solar. Atualmente é assessor de projetos sênior para os projetos “Curitiba mais Energia” e “Solário Carioca” apoiados pelo programa C40 Cities Finance Facility – CFF, implementado conjuntamente pela GIZ (Escritório Alemão de Cooperação) e pela rede C40.

João Paulo Del Nero, Head de Vendas de Data Analytics – Embratel

Título da Palestra: Infraestrutura de mobilidade elétrica nas rodovias

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Head de Analytics & Data Insights na Embratel
Graduado em Engenharia Eletrônica de Computadores pela FEI com pós-graduação pela FGV. Atua há mais de 20 anos em tecnologias digitais e tratamento de dados, passando por empresas globais como Intergraph e Motorola.
Atualmente é responsável pelo desenvolvimento de negócios de soluções de monetização de dados e analytics da Embratel.

Jorge Oliveira, Head de BI – ClickSign

Título da Palestra: Palestra event streaming facilitado por serviços AWS

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


 

Jonathan Belisle, Interaction Designer – Stories of a Near Future

Título da Palestra: A Spatial Storytelling platform & method to help city shape the Near Future of their Connected Neighborhoods and actively engage citizens

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Após 25 anos de prática, Jonathan Bélisle desenvolveu vários tipos de Workshops e Expedições de Aprendizagem para abordar a Liderança Criativa, Computação Espacial, experimentos em cidades inteligentes, Design de Interação, Sensação Visual e Métodos de Narração de Histórias com os olhos de um artista relacional.
Parte do meu papel é trazer inovação para a sociedade e iniciar novos diálogos em torno de usos de tecnologias que podem construir um futuro preferível. Trabalho com empresas, instituições, organizações, escolas, museus e cidades que desejam integrar uma prática de Design Educacional e Transformacional em sua cultura.

José Luiz Eroles Freire, Prefeito Municipal – Prefeitura de Guararema

Título da Palestra: ­­­­A importância do Sistema de Gestão na Administração Pública

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


José Luiz Eroles Freire, brasileiro, natural de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, nascido em 13 de
novembro de 1960 e residente na Rua Benedita Fonseca Freire no 277, Centro,
município de Guararema, Estado de São Paulo. Casou-se em 22 de março de 1996 com
Carmen Rosana de Moura Santos Pieruccetti, tem uma filha, Pietra Pieruccetti Freire,
nascida em 25 de março de 1997.
Arquiteto e Urbanista graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da
Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, no ano de 1985.
No setor privado, atuou como sócio proprietário da empresa Planear Projetos e
Construções Ltda., localizada na Praça 9 de Julho no 58, Centro, município de
Guararema, Estado de São Paulo, no ramo de projetos residenciais, comerciais,
industriais e empreendimentos imobiliários até o ano de 2020.
No setor público, atuou de 1989 a 2008, tendo ocupado diversos cargos na prefeitura do
município de Guararema, Estado de São Paulo. Em 2018, ocupou o cargo de
secretário-adjunto de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.
Foi eleito prefeito municipal de Guararema para o mandato 2021-2024, nas eleições
realizadas em novembro de 2020, com 8.954 votos.
Membro da Loja Maçônica Renascimento, no município de Guararema, SP, do Sublime
Capítulo União e Caridade IV, no município de Mogi das Cruzes, SP, e do Rotary Clube
de Guararema, SP. Atuou como presidente da Santa Casa de Misericórdia de
Guararema, São Paulo.

Jomara Alves da Silva, Presidente do Grupo de Inovação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde – Belo Horizonte

Participação: Presencial


 

Jeconias Junior, Coordenador de Articulação Política da Frente Nacional de Prefeitos – FNP

Título da Palestra: Onde está o meio ambiente nas cidades inteligentes? Ferramentas e abordagens dos projetos urbanos da GIZ Brasil para inteligência ambiental e digital das cidades

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Jeconias Júnior, advogado, especialista em Planejamento Urbano Estratégico e em Administração Pública. Coordenador de Articulação Política da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Júlio Giovanni da Paz Ribeiro, CEO da HubSE – Tecnologia da Informação

Título da Palestra: Dimensões das cidades inteligentes: Governo, Sociedade, Ambiente Físico e Tecnologia

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Entusiasta pelo ensino e pela capacidade das pessoas e organizações em evoluírem. Geógrafo e Mestre em Tratamento da Informação Espacial. Experiências como professor, pesquisador, consultor e empresário. Coordenou os cursos de graduação de Geografia, geologia e mineração. Foi diretor do Instituto de Engenharia, Tecnologia e Geociências do UniBH. Gerenciou o departamento de conteúdo geógrafo da Imagem/Esri BR. Atualmente, é CEO da HubSE – Tecnologia da Informação, sendo esta a empresa responsável pelo Instituto GEOeduc e AcademiaGIS. Também coordenou a implementação do projeto-piloto, “Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030”. Implementou o programa Cidades Saudáveis no Brasil, conceito que aproxima as boas práticas das Cidades Saudáveis com a Saúde 4.0. Atualmente é professor nos MBAs da FGV, PUC e FACENS. Tem paixão por compartilhar e praticar ações nas áreas de tendências tecnológicas, análise de dados, inovação, educação e Smart Cities.

Laisa Brianti, Analista em Eficiência Energética – Mitsidi Projetos

Título da Palestra: ­­­­Reestruturação da antiga rede RCE (Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica)

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade de São Paulo (USP), com Dupla Formação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Atualmente, atua na área de Eficiência Energética em Edificações e Políticas Públicas, com participação em projetos de consultoria e pesquisa no departamento de Energy Intelligence.

Luísa Canziani, Deputada Federal

Título da Palestra: PDTCI e o desafio de posicionamento da Smart City como política de estado

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


 

Joubert Flores, Presidente do Conselho – ANPTrilhos – Associação de Transporte de Passageiros sobre Trilhos

Título da Palestra: Transporte multimodal: compartilhado, multimodal e integrado

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Engenheiro Eletricista formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1978; Eletrotécnico pelo CEFET-RJ (1973) e MBA em Gerência de Energia da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (2002). Atuou no MetrôRio de 1974 a 2019, exercendo cargos de Diretor de Engenharia,Gerenciamento e Desenvolvimento; Diretor de Relações Institucionais e Recursos Humanos (2005 a 2011), Senior Advisor, entre outros. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Técnico da Skyrail BYD Brasil.
Joubert também é Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Vice-Presidente de Transporte Ferroviário de Cargas e de Passageiros da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Presidente da Comissão Metroferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Vice-Chairman da América Latina do Comitê Mundial de Metrôs da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) e Primeiro Conselheiro da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (Alamys).

Jonny Doin, Sócio – Tecnologias de Quarta Revolução Industrial – SPIn Soluções Públicas Inteligentes Consultoria

Título da Palestra: PDTCI e o desafio de posicionamento da Smart City como política de estado

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Sócio da SPIn e CEO da GridVortex, especialista em CyberSecurity, trata da Segurança Cibernética como Segurança Estratégica de Estado em projetos e GTs Governamentais. Membro do Conselho Científico do ADTCI – Inmetro, e da Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas. Palestrante e Professor convidado em conferências e universidades. Coordenador técnico-científico no projeto PDTCI de Salvador e outros. Desenvolve tecnologias de Hardware e Software, integração nativa de IoT/Cloud e sistemas críticos.

Kleber Kikunaga, CEO – Cittati Tecnologia

Título da Palestra: Construindo parcerias globais para cidades inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Carreira em posições de gestão nas áreas de Produtos, Desenvolvimento de Negócios, Comercial, Planejamento e Finanças. Orientado a resultados com reconhecimento por liderança e gestão de equipes de alta performance. Experiências com empreendedorismo e reestruturações. Dois MBAs (Insper e ESPM) e diversos programas executivos (Universidad Carlos III/Madrid, Darden Business School/Virginia e Kellogg School/Chicago). Especialidades – Meios de Pagamento Eletrônico, Sistemas de pagamento de transporte público, captura de transações no segmento de alimentação, refeição e saúde, Pagamentos Móveis (mobile).

Leandro Moreira Garcia, Presidente – PRODABEL S.A

Título da Palestra: ­­­­Inclusão Digital como fator crucial para retomada do desenvolvimento econômico

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Leandro Garcia é o atual Diretor-Presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e Professor de cursos de pós-graduação no instituto de ciências exatas e informática da PUC Minas. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Cotemig, pós-graduado em Gestão de Saúde Pública e em Engenharia de Software pela PUC Minas, Especialista em Machine Learning e mestrando em Informática. Membro do conselho técnico-científico do BHTec, vice-presidente do conselho da Fundação Mineira de Software e consultor do Instituto Smart City Business América.

Leah Snider, Art Education Researcher – Stories of a Near Future

Título da Palestra: A Spatial Storytelling platform & method to help city shape the Near Future of their Connected Neighborhoods and actively engage citizens

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Léah Snider é pesquisadora, curadora e candidata a PhD em Educação Artística pela Universidade Concordia em Montreal, Canadá. Ela também é a co-fundadora de Stories of a Near Future, um estúdio de contos espaciais que está ativamente envolvido no desenvolvimento de vários projetos artísticos e educacionais tanto para organizações com e sem fins lucrativos. Léah Snider está muito interessada na produção e recepção de arte em espaços digitais e acredita no uso de tecnologias emergentes para apoiar o ensino e a aprendizagem dentro e fora dos espaços de exposição. Ela investe em práticas colaborativas de arte entre artistas e tecnólogos criativos e está sempre testando novos métodos curatoriais para a arte digital.

Larissa Tavares, Diretora de Negócios para Cidades Inteligentes – Sonner

Título da Palestra: Governo Digital: Plataformas integradas para cidades inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Diretora de Marketing e Novos Negócios da Sonner, uma empresa que há 25 anos desenvolve soluções tecnológicas para governos. Formada em Relações Internacionais na Belas Artes, possui MBA pelo Insper e atua há mais de 10 anos em projetos de inovação.

Leandro Teodoro Andrade, Advogado Consultor e Doutorando em Direito – Queiroz Maluf Sociedade de Advogados

Título da Palestra: Nova Lei de Licitações e oportunidades para inovação nos serviços públicos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Leandro Teodoro Andrade é doutorando em Direito Econômico pela USP e Mestre em Direito Público pela UNESP. É pesquisador vinculado ao grupo de estudos em “Direito Econômico das Novas Tecnologias Digitais”, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e autor de diversos estudos e ensaios sobre a regulação jurídica do espaço urbano, entre eles o “Manual de Direito Urbanístico”, publicado pela Editora Revista dos Tribunais.

Leandro C. Coelho, Ph.D., Professor, Canada research chair in integrated logistics – CIRRELT, Université Laval, Ministère de l’Économie de et l’Innovation du Québec, Canada

Título da Palestra: Traffic and the city: towards a smart, sustainable and connected environment

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


O Professor leandro C. Coelho, Ph.D. é o Canada Research Chair in Integrated Logistics, e otimiza o tráfego, mobilidade e a logística urbana. Sua pesquisa tem participação de empresas privadas, governos e empresas de transporte público. Com técnicas avançadas de análise de dados, ele tem Gerado economia financier e de energia, evitando a emissão de vários milhars de toneladas de gases de efeito estufa, com mais de 70 trabalhos publicados e $11 milhões em financiamento de pesquisa.

Leticia Sabino, Fundadora – Movimento SampaPé!

Título da Palestra: Reinvenção das Ruas no Pós Pandemia

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Fundadora do SampaPé!. Mestra em Planejamento de Cidades e Design Urbano pela UCL em Londres – com dissertação sobre caminhabilidade e empatia. Administradora de empresas pela FGV – EAESP, com pós em Economia Criativa e Cidades Criativas, FGV.

Ilana Ferreira, Superintendente Técnica – ABCON/SINDCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto

Título da Palestra: PPPs de Saneamento Básico: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Ilana Ferreira é superintendente técnica da ABCON SINDCON – Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto. Especialista em infraestrutura e regulação, é mestre em Economia pela Universidade de Brasília e bacharel em Economia pela mesma instituição. Atua há quatorze anos na análise e articulação de políticas públicas para os setores de infraestrutura, especialmente em investimentos, concessões, regulação e saneamento. Ilana tem ampla experiência na coordenação de projetos, na análise técnica e estatística de estudos, na coordenação de planejamento estratégico e na articulação entre o setor privado e o Governo Federal. Tem diversos cursos complementares sobre programação econométrica, análise de viabilidade e financiamento de projetos e relações institucionais em entidades de ensino brasileiras renomadas e no exterior.

Lais Araujo Coordenadora-Geral de Apoio a Gestão Regional e Urbana (CGDRU) – MDR – Ministério do Desenvolvimento Regional

Título da Palestra: Introdução a Carta

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


 

Leonardo Luiz dos Santos, Fundador – IPGC – Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades

Título da Palestra: Fomento de cidades inteligentes: receitas acessórias  e centros de desenvolvimento tecnológicos

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Especialista em Planejamento e Gestão Social pela Universidade Federal de Juíz de Fora – UFJF.
Atuou como consultor de serviços e programas de saúde pública, professor universitário na Faculdade Pitágoras e PUC Minas, como também pesquisador e professor na Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ.
Tem experiência na área de docência em nível técnico e superior e de assistência de clínica médica, psiquiátrica e saúde coletiva. Há habilidade na gestão de projetos de Infraestrutura Urbana e na estruturação de projetos de Concessões e PPPs.
Atuou como Gestor Público Federal na Diretoria de Operações da CASEMG (Ministério daAgricultura) na área de agronegócios e comércio exterior.
Fundou o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades – IPGC em 2013, e atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente, onde desenvolve projetos como foco em Gestão Pública, infraestrutura urbana e desenvolvimento sustentável.

Leonardo Reisman, Diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – Biotich

Título da Palestra: Fomento de cidades inteligentes: receitas acessórias  e centros de desenvolvimento tecnológicos

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


​Leonardo Reisman é Diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da BIOTIC S/A e membro da carreira de gestores governamentais do Ministério da Economia.
Mestre em Ciência Política, certificado pelo Nesta (Reino Unido) em políticas públicas de inovação e pela Indiana University em liderança pública, é especialista em ecossistemas globais de inovação, tendo liderado missões empresariais e governamentais a dezenas de países.

Louise Uchôa, Analista de Desenvolvimento Institucional – Movimento SampaPé!

Título da Palestra: Reinvenção das Ruas no Pós Pandemia

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Analista de Desenvolvimento Institucional do SampaPé!. Mestra em Arquitetura Sustentável de Múltipla Escala pelo Politecnico di Milano na Itália, arquiteta e urbanista pela Universidade Estadual do Maranhão, com pós em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade. 

Luciana Lopes, Fundadora – Visões da Terra

Título da Palestra: Projetos inovadores e gestão de resíduos sólidos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Geógrafa, Mestre em Gestão dos Resíduos Sólidos pela Universidade de São Paulo, atua há 20 anos na organização de sistemas de coleta seletiva. Autora na publicação “Do Lixo à Cidadania: guia para formação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis”. Diretora da Visões da Terra, consultoria de projetos socioambientais que apoia na organização da gestão dos resíduos sólidos em 23 municípios no Brasil.

Luís Augusto Valença, CEO – CCR Mobilidade

Título da Palestra: PPPs de Transporte: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Nascido em 05 de dezembro de 1963, Luís Valença é Presidente da Divisão de Mobilidade da Companhia desde 02/05/2019. Anteriormente, foi Diretor Presidente da Companhia do Metrô da Bahia, concessionária (PPP) responsável pela Implantação (Integral), Operação de Manutenção das Linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas na Bahia. Entrou para o Grupo CCR em 1998, na gestão da área de Tecnologia da Informação da CCR Autoban. Formou-se em Matemática pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Programa de Gestão Avançada da FDC e INSEAD na França.
Foi o primeiro Diretor Presidente da ViaQuatro de 2007 a 2014, e de 2018 a 2019 foi Diretor Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade cumulativamente.
Atualmente é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR:
– Presidente do Conselho de Administração das empresas Barcas, Toronto, ViaQuatro e ViaMobilidade
– Membro efetivo do Conselho de Administração do VLT Carioca

Luiz Marcelo T. Alves, Consultor em Engenharia de Transportes – Compasso Mobilidade

Título da Palestra: Planejamento da mobilidade por bicicleta

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Engenheiro Civil pela Poli-USP, mestre em planejamento de transportes pela Unicamp e doutorando em acessibilidade e desigualdades pela Poli-USP. Atua no planejamento de transportes há 11 anos com foco em pesquisa de mobilidade e políticas públicas, simulação de tráfego, modelagem de transportes e micromobilidade.

Lucas Girard, Pesquisador e Consultor – Elecrónica

Título da Palestra: Transição Verde em São Paulo

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Lucas Girard é pesquisador e urbanista.
É Líder de Inteligência e Inovação Urbana do Lellolab – O Laboratório de Inovação da Vida em Comum. É membro da Equipe Executiva da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e consultor da GIZ para cidades inteligentes e eletromobilidade.

Luiz Fernando Jamur, Presidente e Secretário – IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e Prefeitura de Curitiba

Título da Palestra: Planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos urbanos

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando de Souza Jamur é Engenheiro Civil formado pela PUC-PR.
Funcionário de carreira da Prefeitura de Curitiba, começou a trabalhar no município em 1983, como estagiário na secretaria de obras.
Foi chefe do serviço de Expedição de Alvará e Vistoria, entre 1987 e 1988, e, posteriormente, chefiou os serviços de topografia e de serviço de Fiscalização e Vistoria de Obras (1989-1991). De 1992 a 1995 foi gerente do Departamento de Controle de Edificações. Em 1996 foi diretor de Fiscalização e em seguida, superintendente da Secretaria Municipal do Urbanismo.
Foi secretário de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba entre 2002 e 2004 e de 2005 a 2010. Entre 2010 e 2012 foi secretário de Governo da capital. No governo do Estado, respondeu pela diretoria-geral da Paraná Edificações, autarquia do governo do Estado, entre 2013 e 2016.
Em janeiro de 2017, assumiu a Secretaria do Governo Municipal e em 26 de outubro do mesmo ano, a presidência do Ippuc que administra em conjunto com a SGM.
Tem especialização em Gestão Pública e MBA em Gestão de Cidades (ambos pela Spei), além de uma pós-graduação em Ciências Políticas (pelo Insulpar).

Luiz Saldanha, Coordenador do Observatório do Cicloturismo – Planett (Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo-UFRJ)

Título da Palestra: Políticas cicloinclusivas para o planejamento integrado e participativo nas cidades.

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Turismólogo, mestre e doutorando em Engenharia de Transportes. Atua na interface da mobilidade sustentável e turismo lento, com foco especial no cicloturismo. Dentro do Planett, coordena projetos e iniciativas de sustentabilidade turística nos programas de Turismo de Natureza e de Cidades Ativas, tal como o Observatório do Cicloturismo.

Leonildo Sales, Secretário Executivo – SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Estado de Pernambuco

Título da Palestra: Digitalização Governo do Estado de Pernambuco

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pós-graduado em Gestão Financeira pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Ingressou no serviço público em fevereiro de 2008 na função de Auditor de Controle Interno da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), posteriormente, assumindo o cargo de Gerente das Setoriais de Controle Interno.
No período de agosto a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Secretário Executivo de Planejamento e Gestão (SEPG) na Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa (SEMPE). Anteriormente, atuou como Secretário Executivo de Planejamento e Gestão na Secretaria Estadual de Educação (SEE). Leonildo Sales também foi Secretário Executivo de Administração e Secretário Executivo de Pessoal e Relações Institucionais na Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco (SAD), no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012.

Lucas Cavalcanti Ramos, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Estado de Pernambuco

Título da Palestra: Digitalização Governo do Estado de Pernambuco

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


 

Luiza Leite, CEO – Dados Legais

Título da Palestra: Como as startups podem aumentar a eficiência de serviços públicos e a segurança das Cidades Inteligentes?

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Luiza Leite. CEO da Dados Legais. Advogada. Pesquisadora em Regulação e Novas Tecnologias pela UFRJ.

Lilian Sarrouf, Coordenadora do Comitê de Meio Ambiente – SindusCon-SP

Título da Palestra: Integral ou em partes: qual é a melhor abordagem para implementação prática na ACV-E?A CECarbon na prática: como essa ferramenta está sendo usada pelo setor da Construção e qual espaço ainda pode conquistar.

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administradora de Empresas pelo Instituto Mackenzie, Mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC – SP. Atua como consultora nas áreas de Sistemas de Gestão Empresarial, Qualidade e Meio Ambiente.
Consultora Técnica do Programa Construção Sustentável CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, do COMAT – Comitê de Materiais da CBIC, do COMASP – Comitê do Meio Ambiente, Segurança e Produtividade do SindusConSP, do GT PÓS OBRA – Comitê Tecnologia e Qualidade do SindusConSP , do GT SUSTENTABILIDADE da Câmara Ambiental da Indústria da construção – CETESB. Instrutora na Universidade Secovi e SindusConSP, docente no MBA da Construção da Fundação Getúlio Vargas, docente no curso de pós graduação em Construção Sustentável no SENAC SP.

Lucas Nicoleti, CEO – Ecomilhas

Título da Palestra: Cidades inteligentes para inteligentes cidadãos: Por quê é tão difícil ser sustentável?

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Com background de Engenharia pela Universidade de São Paulo e duplo diploma em sustentabilidade e inovação social pela University of Alberta no Canadá, Lucas é CEO da Ecomilhas liderando a startup de milhas urbanas em Blockchain desde sua fundação.

Lucilaine Medeiros, Diretora Jurídica – Aegea Saneamento e Participações

Título da Palestra: PPPs de Saneamento Básico: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Advogada com mais de 19 anos de experiência no mercado de saneamento, com atuação em gestão e em regulação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. MBA em Gestão de Negócios e pós-graduação em Gestão Empresarial. No setor, desenvolveu as funções de gerente jurídica de concessionária, gerente de regulação da AEGEA, diretora presidente da Águas Guariroba e, desde setembro/2019, exerce a função de diretora jurídica da AEGEA, empresa do setor privado de saneamento que é responsável por atender 21 milhões de pessoas em 153 municípios do País.

Luciano de Sousa, Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo do Distrito Federal

Título da Palestra: Dimensões das cidades inteligentes: Governo, Sociedade, Ambiente Físico e Tecnologia

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


É Subsecretário de Tecnologias de Cidades Inteligentes do DF. Graduado em Engenharia Eletrônica, no mestrado e doutorado pesquisou Políticas de Inovação. Foi membro do Conselho Diretor do FNDCT, do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia e no Conselho do Rota 2030.

Luana Schmitt Montero, Arquiteta e Urbanista – SUDERF

Título da Palestra: Onde está o meio ambiente nas cidades inteligentes? Ferramentas e abordagens dos projetos urbanos da GIZ Brasil para inteligência ambiental e digital das cidades

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Universidade Regional de Blumenau 2006). Atualmente é servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Biguaçu a disposição do Governo do Estado de Santa Catarina ocupando o cargo de Diretora Técnica na SUDERF (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. Tem experiência na área de Planejamento Urbano. Atualmente na SUDERF participa do planejamento das funções de interesse comuns da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, como o Desenvolvimento Integrado, Mobilidade Urbana e Gestão Associada.
8. Formação Acadêmica/titulação
2015 – 2017
Especialização em Pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 660h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1999 – 2006
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
9. Atuação Profissional
Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, SUDERF, Brasil.
2019 – Atual
Vínculo: Servidor Público, Cargo/Função: Diretora Técnica
Outras informações: Servidor municipal a disposição do Governo do Estado de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Biguaçu, PMB, Brasil.
2010 – Atual
Vínculo: Servidor Público, Cargo/Função: Arquiteta e Urbanista
2019 – 2019
Vínculo: Servidor Público, Cargo/Função: Secretária Municipal de Planejamento e Gestão
2012 – 2016
Vínculo: Servidor Público, Cargo/Função: Ger. de Parcelamento do Solo 2011 – 2012
Vínculo: Servidor Público Cargo/Função: Ger. de Habitação, Parcelamento e Uso do Solo 2009 – 2010 Vínculo: ACT, Cargo/Função: Arquiteta e Urbanista
2007 – 2008
Vínculo: Prestação de Serviço, Cargo/Função: Arquiteta e Urbanista

Luiz Gonzaga Alves Pereira, Presidente – Abetre – Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos e Efluentes

Título da Palestra: PPPs de Resíduos Sólidos: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Diretor Presidente da ABETRE-Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes, graduado em Engenharia Civil com graduação especial em Portos, Rios e Canais, Belo Horizonte, MG, 1974; Trabalhou 16 anos com montagem industrial pesada, construção de Plataformas de Exploração de Petróleo, Serviços on e off-Shore e montagem de fábricas de Papel e Celulose.
Nos últimos 30 anos dedicou-se a Engenharia Ambiental atuando na Limpeza Pública no Brasil e na América Latina. Foi Presidente da Relima – Peru durante 5 anos; Presidente da LOGA, SP, durante 10 anos; Presidente de Águas de Manaus, AM, entre outros.

Luiz Viotti, Managing Director – Kido Dynamics

Título da Palestra: Mobilidade inteligente: Soluções tecnológicas inovadoras para o sistema de transporte

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Sócio e Managing Director no Brasil da Kido Dynamics, investidor anjo em diversas startups, sócio e membro do comitê de investimentos da GR8 Ventures e da You Mind, plataforma de negócios e inovação. Também atuou como sócio das consultorias PwC e KPMG, onde liderou as práticas de Telecomunicações, Midia e Tecnologia, e foi CEO da EAQ, entidade aferidora da qualidade da Banda Larga no Brasil.

Marcela Jabôr, Professora e Coordenadora de cursos de Extensão – Pontifícia Universidade Católica do Estado de Minas Gerais

Título da Palestra: ­­­­Organização do espaço urbano: alternativas regulatórias para atividades em logradouro – o Programa Jornada Produtiva no Município de Belo Horizonte

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Marcela Jabôr é advogada na área de Infraestrutura e Projetos do Vernalha Pereira Advogados. Atuou na Administração Pública de 2017 a 2020, na estruturação e modelagem de projetos de infraestrutura urbana na Secretaria de Política Urbana do Município de Belo Horizonte, e, na sequência, nos projetos de infraestrutura do Estado de Minas Gerais, como Assessora-Chefe de Relações Intragovernamentais do Gabinete da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade. Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com fase de investigação concluída na Universidade Complutense de Madrid, por meio do programa Erasmus. Professora dos cursos de Pós-Graduação da PUC Minas e da Fundação João Pinheiro. Coordenadora de Cursos de Curta Duração e Desenvolvimento Profissional na PUC Minas.

Marcelo Batista Nery, Coordenador de Transferência de Tecnologia do NEV-USP (CEPID-FAPESP) e Pesquisador Colaborador no IEA-USP (Programa Cidades Globais), Núcleo de Estudos da Violência da USP e Instituto de Estudos Avançados – Programa USP Cidades Globais

Título da Palestra: ­­­­Padrões urbanos: como unir as diferenças

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Doutor em Sociologia (USP) e mestre em Sensoriamento Remoto (INPE). Coordenador de Transferência de Tecnologia (CEPID-FAPESP) e Head do Centro Colaborador da OPAS/OMS (BRA-61) do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, e Pesquisador Colaborador no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP – Programa Cidades Globais.

Mara Souza, Chefe de Gabinete da SECTI – Governo da Bahia

Título da Palestra: Apresentação do plano de inovação do Estado da Bahia

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


É Chefe de Gabinete e anteriormente foi Diretora de Inovação e Competitividade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Coordena a elaboração do Plano Estadual de Inovação para Cidades. É Engenheira Eletricista, doutora em Saúde Pública. Profa. Titular do Instituto Federal da Bahia.

Marcio Henrique Nigro, CEO – Wiimove

Título da Palestra: A mobilidade como serviço fora das grandes concentrações urbanas

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Marcio Henrique Nigro, Engenheiro Naval com especialização em Transportes pela POLI – USP e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, Tem experiência de mais de 15 anos em empresas de tecnologia e logística como EBX, DASA e Grupo Ultra. É fundador do Caronetas, primeiro site de caronas do Brasil a ser escolhido como uma das 100 inovações para o próximo século pelo Rockefeller Foundation. Como idealizador da Virada da Mobilidade desde 2013 palestrou e coordenou o evento no Rio e em São Paulo. Atualmente é Pesquisador Fapesp, e CEO do wiimove, a primeira plataforma de multimodal de mobilidade acelerada pela SAP.

Marília Hildebrand, Pesquisadora do tema e colaboradora – Portal Mobilize Brasil

Título da Palestra: Mobilidade urbana no Brasil: justiça social ou fuga adiante?

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Arquiteta e Urbanista pela UNESP, mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ e especialista em Política e Planejamento Urbano na mesma instituição onde desenvolve pesquisa com foco em mobilidade urbana e justiça social como membro do grupo de pesquisa Cidade, Direito e Mobilidade (CiDiMob). É colaboradora do Portal Mobilize Brasil desde 2017 e, paralelamente, conduz projetos em consultorias nos temas de planejamento urbano e mobilidade.

Marcelo Fonseca Ignatios, Arquiteto e Urbanista

Título da Palestra: Bairros Planejados e Inteligentes: sinergias e distinções.

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Arquiteto e urbanista com larga experiência em políticas públicas para desenvolvimento urbano, tendo atuado na Prefeitura de São Paulo por 13 onde foi o responsável pela estruturação de Projetos de Intervenção Urbana, estudos econômico-financeiros das operações urbanas consorciadas, além de ter participado da elaboração do Plano Diretor Estratégico (lei 16.050/14). No setor privado, foi gerente de novos negócios da Cipasa Desenvolvimento Urbano S/A, e tem atuado desde 2018 como consultor na área de loteamentos e comunidades planejadas. É também Diretor Executivo do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IABsp) e professor em cursos de pós-graduação da UNINOVE e Universidade Mackenzie.

Mariane de Castro, Pesquisadora – Vives Cidades

Título da Palestra: Cidadania inteligente: o papel da capacitação de agentes para a transformação digital nas cidades

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Advogada e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com área de pesquisa em Cidades Inteligentes e Administração Pública.

Mariângela Machado, Diretora de Associações em Loteamentos e Bairros Planejados – Secovi Sp

Título da Palestra: Bairros Planejados podem auxiliar a transformar as cidades brasileiras?

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Sócia-Proprietária e Diretora da FOCUS TRADING DESENVOLVIMENTO URBANO E GESTÃO.
Diretora do SECOVI SP – Associações em Loteamentos e Bairros Planejados Conselheira da ADIT BRASIL (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico). Coordenadora dos Cursos de Loteamentos da Universidade SECOVI. Membro da CDU (Comissão de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo (AELO/SECOVI SP/SINDUSCON SP. Membro do IBRADIM (Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário)
Analista de Sistemas pela PUC CAMPINAS, com especialização pela UNICAMP e Pós Graduada em Negócios Imobiliários pela FAAP. Título de Especialista em Empreendimentos Privados de Parcelamento do Solo (GPARSOLO)
Coautora do livro “COMUNIDADES PLANEJADAS” da ADIT BRASIL. Coautora do livro “LOTEAMENTOS E CONDOMÍNIO DE LOTES” do IBRADIM. Professora Universitária.

Mauricio Portugal Ribeiro – Sócio – Portugal Ribeiro Advogados

Título da Palestra: PPPs de Saneamento Básico: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Sócio do Portugal Ribeiro Advogados, Professor de Modelos Regulatórios da FGV-SP e Mestre em Direito pela Harvard Law School.

Marcelo Tavela, Coordenador de Comunicação no Brasil – Moovit

Título da Palestra: Construindo parcerias globais para cidades inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Coordena a comunicação do Moovit no Brasil desde 2019. Mais de 15 anos de experiência nos setores de tecnologia, mobilidade, sustentabilidade e desenvolvimento, com passagens pela Embaixada Britânica no Brasil, Nações Unidas, TV Globo e FSB Comunicações.

Marcos Pinto, Diretor de Empreendedorismo Inovador – MCTI – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações

Título da Palestra: MCTI – Compras públicas via Marco Legal da Startups

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Atualmente diretor de empreendedorismo inovador no MCTI, possui 10 anos de experiência no Poder Executivo Federal, atuando no suporte à formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, notadamente nas áreas de telecomunicações, economia digital, inovação e privacidade/proteção de dados. Antes disso, teve 15 anos de experiência no setor de TICs na iniciativa privada. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Londrina, com mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo IPEA.

Marcelo Caumo, Prefeito – Prefeitura de Lajeado/RS.

Título da Palestra: Processo de construção da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e seus desdobramentos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Prefeito de Lajeado (RS), Marcelo Caumo é advogado. Iniciou sua trajetória na vida pública em 2001 como assessor jurídico da administração municipal. Foi Procurador-Geral do Município, função que lhe rendeu grande experiência em gestão pública. Elegeu-se prefeito em 2016.
Mayor of Lajeado (RS), Marcelo Caumo is a lawyer. He began his career in public life in 2001 as a legal advisor to the municipal administration. He was Attorney General of the Municipality, a position that brought him great experience in public management. He was elected mayor in 2016.

Maína Celidonio de Campos, Secretária Municipal de Transportes – SMTR – Secretaria Municipal de Transportes – Prefeitura do Rio de Janeiro

Título da Palestra: Desafios para o transporte coletivo de passageiros no Brasil

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Maína Celidonio de Campos é doutora em Economia na PUC-Rio e Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Formada em Economia pela PUC-Rio, tem mestrado em Economia com ênfase em Estudos do Trabalho e Políticas Sociais. Foi diretora de Desenvolvimento Econômico do Instituto Pereira Passos e analista em Avaliação de Impacto para Gerência de Projetos do Itaú Unibanco.

Marcos Weiss, CEO & Pesquisador – urbeSe

Título da Palestra: Avaliando o estado da TI: uma experiência em cidades paulistas

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Marcos Cesar Weiss: Pós doutorado pela Mackenzie/SP, Doutor em Administração – Gestão da Inovação, com Mestrado também na mesma área, pela FEI/SP. Especialista em Governança Corporativa e Sustentabilidade pela Mackenzie/SP. Graduado em Ciências pelo IHB Renascença/SP. Profissional da iniciativa privada no segmento de Tecnologia da Informação com mais de 35 anos de vivência nos setores financeiro, telecomunicações, varejo, saúde, educação, energia, consultoria empresarial e serviços de TI com larga experiência em projetos no Brasil e no exterior. Professor convidado em programas de MBA. Pesquisador em inovação em TI para gestão urbana e cidades inteligentes, com diversos trabalhos publicados em periódicos científicos, anais de congressos e eventos de indústrias. Pesquisador apoiado pela FAPESP, idealizador do Modelo Analítico de Prontidão de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicáveis à Gestão das Cidades Inteligentes. Fundador e CEO da urbeSe e Fundador da RACI : Rede Acadêmica para Cidades Inteligentes.

Marcos Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional – Governo do Estado de São Paulo

Título da Palestra: A importância da retomada dos eventos para a retomada do desenvolvimento econômico nas cidades

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


 

Marcus Regis, Coordenador – PNME – Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica

Título da Palestra: Segurança pública integrada e conectada

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Coordenador do Projeto PROMOB-e e da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que conta com coordenação do Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento. O executivo é especialista em gestão de projetos de cooperação internacional e economia do desenvolvimento.

Marcelo Godoi, Diretor Mobilidade – Estadão – Grupo Estado

Título da Palestra: Apresentação Projetos Necta 2021/2022

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Publicitário, com mais de 22 anos de experiência no segmento digital no desenvolvimento de negócios, tanto como empreeendedor, como executivo de empresas como BrasilTelecom, VIX e atualmente Grupo Estado.

Marcelo Nunes, Diretor Geral – Parque Tecnológico de São José dos Campos

Título da Palestra: O papel do Parque Tecnológico no desenvolvimento da cidade

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Diretor-Geral
Engenheiro Florestal, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Projetos pela FAAP e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Fatec Internacional.
Atua no Parque Tecnológico desde 2009, onde foi Coordenador do Cluster Aeroespacial e Defesa e do Cluster de Tecnologia da Informação e Comunicação até 2021.
Tem 23 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação.

Miguel Coelho, Prefeito – Petrolina

Título da Palestra: Case de Sandbox para Cidades Inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Nascido, em 1990, no Recife e criado em Petrolina, Miguel Coelho é prefeito da principal cidade do Sertão de Pernambuco. Casado com Lara Secchi Coelho e pai de Miguel Filho, o gestor reeleito da capital do São Francisco milita desde a infância na atividade política. Miguel deu seus primeiros passos no ambiente político acompanhando o pai, o ex-prefeito e senador Fernando Bezerra, e o irmão, o deputado Fernando Filho. Ao longo dessas caminhadas pegou gosto pelo contato com as diversas realidades do semiárido e do povo sertanejo.
Antes de se tornar um político de respeito em todo o Nordeste, Miguel formou-se advogado, aos 23 anos. A carreira jurídica era um fator importante em sua vida, mas a política era sua paixão. Em 2014, candidatou-se ao cargo de deputado estadual. Foi eleito com ampla votação do povo sertanejo. Apesar de ser o mais jovem de sua geração na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Miguel Coelho teve destaque até fora das fronteiras de Pernambuco. O jovem parlamentar priorizou temas ligados à educação, agricultura, economia, segurança hídrica e desenvolvimento regional.
Em 2016, Miguel Coelho decidiu buscar seu maior sonho, ser prefeito de Petrolina. Com uma plataforma de campanha voltada para o resgate dos tempos áureos da cidade sertaneja, foi eleito com mais de 60 mil votos. O jovem prefeito cumpriu um primeiro mandato honrando o programa de governo e levando a cidade a um status de referência para Pernambuco. Recebeu premiações como o “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq, e o selo internacional da Unicef pelas políticas públicas voltadas para a infância. Teve ainda o reconhecimento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) como a melhor gestão de Pernambuco e a sexta do Nordeste.
Esses resultados foram consequência de grandes investimentos em infraestrutura, saúde, educação, amparo social e outras ações. Petrolina voltou a ser vista como exemplo de desenvolvimento e um canteiro de obras. Com isso, Miguel obteve uma reeleição marcante, maior votação da história da cidade com 121 mil votos, ou seja 76% dos eleitores presentes, o que representou ainda a maior votação proporcional entre todos os candidatos a prefeito dos municípios com mais de 100 mil habitantes no Nordeste.
Para o segundo mandato, o gestor se comprometeu a manter o ritmo de investimentos e ampliar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos petrolinenses. Além de chefe do executivo municipal, acumula o cargo de secretário-geral da Frente Nacional dos Prefeitos. Miguel ainda tem especializações em Gestão Pública (Universidade de Columbia), Primeira Infância (Harvard) e uma pós-graduação em Gestão Pública e Liderança (pelo Centro de Liderança Pública – CLP)

Mariana Amorim de Amaral, Coordenadora de Inovação – Coletivo/NTU

Título da Palestra: Como a mobilidade compartilhada pode ser sustentável e inclusiva

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Minha formação é em Administração de Empresas pela UFES, Mestrado em Administração com ênfase em Gestão de Operações e Logística pela UFES, e atualmente, na mesma universidade, curso doutorado em Administração com ênfase em Logística e Inovação. Há alguns anos tenho experimentado o universo do empreendedorismo e da inovação em instituições de pesquisa e desenvolvimento à projetos inovadores, como docente da disciplina de Empreendedorismo e Inovação no Ifes, como pesquisadora no Polo de Inovação – Ifes, como especialista em inovação no programa SEEDES – Startups e Empreendedorismo Desenvolvimento de Ecossistemas no Espírito Santo em parceria com Findeslab e Fapes. Atualmente, atuo como coordenadora de inovação no hub COLETIVO.

Maury Fonseca Bastos, Diretor Presidente – CSul Desenvolvimento Urbano

Título da Palestra: Projeto CSUL Lagoa dos Ingleses: O Maior projeto de desenvolvimento urbano sustentável da América Latina

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Economista formado pela PUC Minas com MBA em Finanças pelo IBMEC. Desde 2016 atua como CEO da CSUL Desenvolvimento Urbano.
Ex Diretor Financeiro do Grupo Canopus e executivo dos bancos Dresdner Bank, Credit Lyonnais, Citibak e Arbi Bank, com atuação em conselhos de administração.

 

 

Marcelo Lennertz, Sócio – Portugal Ribeiro Advogados

Título da Palestra: PPPs de Parques: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Sócio de Portugal Ribeiro Advogados. Master of Laws (LL.M.) pela Yale University e Mestre em Direito pela PUC-Rio. Foi consultor da equipe de estruturação de projetos de PPP da International Finance Corporation – IFC e professor de cursos no Mestrado Profissional da FGV Direito São Paulo e na pós graduação lato sensu da FGV, da PUC-Rio e do IDP.

Paula Leopoldino, Gerente de Gestão da – Mobilidade Urbana Rio Ônibus

Título da Palestra: Mobilidade compartilhada e as cidades inteligentes

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Paula Leopoldino é Gerente de Gestão de Mobilidade Urbana do Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro. Engenheira civil formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com Mestrado em Engenharia de Transportes pela Coppe/UFRJ. Paula está no Rio Ônibus desde 2012, onde participou do planejamento e implantação dos corredores BRT e das faixas BRS e do plano de transportes da cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos Rio 2016, além de ter contribuído na racionalização de linhas de ônibus da zona sul e no planejamento de grandes eventos como Rock in Rio, Copa do Mundo 2014 e Jornada Mundial da Juventude 2013. Paula também trabalhou na Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro –, entre 2008 e 2012, onde participou da implantação do bilhete único intermunicipal e municipal.

Marina Sierra de Camargo – Fundadora, Planta Feliz Adubo

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Marina Sierra de Camargo – Formada em hotelaria com especialização em empreendedorismo, empreendedora por opção, saiu do mercado de trabalho para viver do sítio e para o sítio. É Mãe da Valentina de 4 anos e foi ela que trouxe toda essa vontade na Marina de mudar o Mundo.
A Planta Feliz tem ela e o Marido, Adriano Sgarbi, como fundadores. São amantes da natureza e moram em um sítio no extremo Sul da cidade de São Paulo, na área rural.

Magnus Martins Caldeira, Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Saneamento – MDR – Ministério do Desenvolvimento Regional

Título da Palestra: Onde está o meio ambiente nas cidades inteligentes? Ferramentas e abordagens dos projetos urbanos da GIZ Brasil para inteligência ambiental e digital das cidades

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Servidor público federal na Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, desde 2010.
Carreira de Analista de Infraestrutura – AIE do Ministério da Economia.
Formação acadêmica em Engenharia Civil pela UFMG.
Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo programa SMARH no DESA/UFMG.

Milton Cesar Adrião, Aluno do Doutorado em Gestão da Informação – UFPR – Universidade Federal do Paraná

Título da Palestra: Identificação de Grupos de Inteligência Municipal Partir de Ranking de Cidades Inteligentes com uso de Pseudo-Fuzzy K-MMeans

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Aluno do Doutorado em Gestão da Informação, é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Administração pela Universidade Positivo. Possui mais de 30 anos de experiência profissional em diferentes áreas de Tecnologia da Informação, principalmente no mercado financeiro, tanto em atividades técnicas quanto em atividades de gestão (de projetos, de equipes, de contratos, de inovação, de qualidade, financeira, de riscos), com especial atenção aos processos e à prática da governança corporativa da tecnologia da informação. Seus interesses de pesquisa são a relação entre informação e a tomada de decisão em ambientes complexos e sob incerteza radical, as práticas informacionais em organizações pós-burocráticas e o papel dos diferentes sistemas de processamento de informações nos processos decisórios.

Mônica Salles, Gerente de Processos Licitatórios – B3

Título da Palestra: PPPs de Parques: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Gestora Pública, advogada e consultora jurídica com foco em Direito Administrativo e Empresarial. Pós-graduada em Direito Corporativo pelo Ibmec e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Graduada em Direito pela UFMG.

Nelson Alexandre Paulino, Pós Graduado em Engenharia Automotiva e Mobilidade – Facens Sorocaba

Título da Palestra: Mobilidade Autônoma para PCD’s

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


FORMAÇÃO ACADÊMICA
Mestrando em Ciências e Tecnologia dos Materiais Unesp – Sorocaba;
Especialista em Engenharia Automotiva e Mobilidade Facens – Sorocaba;
Tecnólogo em Fabricação Mecânica Fatec – Sorocaba.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Professor Instrutor de Mecânica, Elétrica e Eletrônica Automotiva;
Gestor Automotivo na Oficina Garage Serviços Automotivos;
Atuação como Gestor e proprietário de um Centro Automotivo Porto Seguro em
Piracicaba entre 2005 e 2015;
Trabalho na área de Engenharia de Teste – Schaeffler do Brasil entre 2004 e 2005;
Passagem como mecânico, líder de oficina e chefe de oficina em concessionárias
Fiat e GM em Sorocaba entre 1996 e 2004;
Grande experiência em reparação e serviços de manutenção automotiva.

Oswaldo Sanchez Junior, Pesquisador – IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Título da Palestra: Aplicação de Conceitos de Smart Cities em Habitações de Interesse Social

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Doutor em Ciências – Área de Energia pelo IEE/USP, mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT e Bacharelado em Física pelo IFUSP. É pesquisador do IPT, tem experiência na área de Física Aplicada, com ênfase em energia (geração e usos finais). Atua na área de sustentabilidade urbana, avaliação da ecoeficiencia de materiais, produtos e instalações, e ACV de produtos e serviços.

Oriana Rey , Sócia-Diretora – Visões da Terra

Título da Palestra: Projetos inovadores e gestão de resíduos sólidos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Oriana Rey Formação acadêmica: Direito na Universidade Mackenzie. Pós-graduação em Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas . Pós-graduação em Master em Marketing na ESPM.Curso na Schumacher College (Inglaterra).
16 anos de experiência na identificação de riscos e oportunidades em projetos envolvendo o tema da sustentabilidade. Atuação na área de negócios e jurídico em empresas referências no tema de sustentabilidade: Banco ABN AMRO Real e Natura Cosméticos. Experiência no terceiro setor como Assessora do Programa de Eco-Finanças na Amigos da Terra. Gerente de Sustentabilidade da Cipasa Urbanismo onde foi responsável pela criação do departamento de sustentabilidade.

Paula Faria, Idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility

CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, AirConnected e P3C. Especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, Parcerias Público-privadas (PPPs) e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar iniciativas voltadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras.

Patricia O’Reilly, Arquiteta e Urbanista – Atelier O’R Architecture & Partners Sustainable Strategies

Título da Palestra: Inclusão digital como fator de desenvolvimento nas cidades

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


É reconhecida como uma das maiores representantes da sustentabilidade na arquitetura e urbanismo brasileiros. Graduada pela Universidade de Belas Artes em São Paulo, Pós-Graduada em Urbanismo Ecológico pela Fundació Vidasana, BCN, Mestre em Sustentabilidade, Arquitetura, Urbanismo pela Universitat Politècnica de Catalunya . BCN

Patricia Pessoa Valente, Sócia – Pessoa Valente, Motta Pinto Advogados e Insper

Título da Palestra: Gestão pública e governança colaborativa

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Doutora e mestre em Direito do Estado pela FD-USP. LLM pela LSE. Pesquisadora do Centro de Regulação e Democracia do INSPER. Sócia do Pessoa Valente Advogados Associados, escritório especializado em Direito Público e Regulação.

Pedro Maranhão, Secretário Nacional de Saneamento – Ministério do Desenvolvimento Regional

Título da Palestra: PPPs de Resíduos Sólidos: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Pedro Maranhão, economista, empresário e gestor de projetos de infraestrutura. Atua desde a década de 80 em órgãos da administração pública, ocupando cargos de relevância como Ministro Interino, Secretário de Estado da Casa Civil, Chefe de Gabinete, Diretor Superintendente, Secretário Executivo, Coordenador de Projetos e membro de diversos Conselhos. No âmbito do setor privado, desenvolveu atividades nas áreas de energia, agroindústria e reflorestamento, sempre exercendo o papel de gestor e formulador de novos negócios. Atualmente, é Secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Paulo Fernando Garcia Cardoso, Diretor-Presidente – AGETEC – Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação da Prefeitura Municipal de Campo Grande

Título da Palestra: A utilização da tecnologia nos municípios

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


 

Perry Barnett, Diretor de Parcerias para América do Norte – Moovit

Título da Palestra: Construindo parcerias globais para cidades inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Diretor de Parcerias do Moovit para o mercado norte-americano nos últimos 3 anos, trabalhou no desenvolvimento de parcerias com Lime, Cubic e Wasabi. Graduado na Indiana University Bloomington.

Pedro Rolim, Gerente de Sustentabilidade e Resiliência do Escritório de Planejamento do Município do Rio de Janeiro

Título da Palestra: Onde está o meio ambiente nas cidades inteligentes? Ferramentas e abordagens dos projetos urbanos da GIZ Brasil para inteligência ambiental e digital das cidades

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Arquiteto e Urbanista, desenvolveu inúmeras obras de urbanização no Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba.
Na Secretaria Municipal de Urbanismo (2008-2018), trabalhou na revisão do Plano Diretor da Cidade, no Plano de Legado Urbano e Ambiental Rio 2016 e foi Coordenador de Programas de Interesse Social, atuando com orientações sociourbanísticas em favelas e comunidades informais . Também atuou como Coordenador da Qualificação Qualiverde, programa da prefeitura de incentivo à construção sustentável no município, e gerenciou a elaboração do Código de Construção Sustentável.
Atualmente na Secretaria de Fazenda e Planejamento, participou da elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática e do Plano Estratégico 2021-2024, coordenando ainda as iniciativas do Programa Solário Carioca e Programa Rio PRO Energia.

Pedro Palhares, Gerente Geral no Brasil – Moovit

Título da Palestra: Construindo parcerias globais para cidades inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Pedro Palhares – Estudou Administração de Empresas no IBMEC-Rio e Finanças na FGV. Trabalhou por 12 anos no mercado financeiro. Em 2013, a convite do então secretário de transportes do Rio de Janeiro, migrou para a área pública, onde foi o responsável pela abertura dos dados do transporte público. Desde abril de 2014 no Moovit, é o gerente geral do Brasil.

Pedro Guedes, Gerente Geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação SDECTI – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – Prefeitura da Cidade do Recife

Título da Palestra: Singularidades das cidades, bairros conectados e cidadãos engajados

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Pedro Guedes é arquiteto e urbanista (UFPE, 2008) e Máster em Desenvolvimento Urbano e Territorial (UPC/Barcelona, 2011). Especialista em mobilidade urbana sustentável e transparência pública, coordenou projetos em cidades de todo o Brasil na iniciativa privada e no terceiro setor e hoje atua como Gerente Geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura do Recife, onde trabalha com gestão de projetos envolvendo articulação interinstitucional, desenvolvimento econômico setorial, cooperação internacional, governança digital e dados abertos.

Paola Moreno Bernardi, Consultora de Advocacy – Projeto Como Anda

Título da Palestra: Lab.MaP – a mobilidade a pé vai para o laboratório

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Arquiteta e Urbanista (IAU-USP), tem experiência em planejamento urbano, gestão de projetos e impacto socioambiental. Empreende a Caraminhola, onde atua com educação para cidadania global e com advocacy pelo Projeto Como Anda, ponto de encontro das organizações que atuam pela mobilidade a pé no Brasil.

Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior, Diretor de Consultoria – Systra – Empresa de Engenharia e Consultoria

Título da Palestra: Inovações e financiamento do transporte público

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Logística Empresarial e Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Tem mais de 15 anos de experiência na área de Engenharia de Transportes. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Consultoria na SYSTRA, sendo responsável pelo desenvolvimento de estudos de tráfego, de demanda e de viabilidade para sistemas de transporte. Destacam-se entre os projetos que participou: Modelagem da Concessão do Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal dos estados de Mato Grosso,Pernambuco e Bahia; Estudo Tarifário da República de Cabo Verde; Modelagem da Concessão do Sistema de Transporte Público Coletivo do município de Maceió/AL; Análise de Reequilíbrio Econômico Financeiro de Transporte Coletivo do Município de Goiânia/GO; Estudo de Viabilidade de Sistema Hidroviário de Bacias da Região Metropolitana de Vitória/ES; Estudo de Política Tarifária e Embasamento Legal para o Plano Diretor de Transportes Urbanos de Brasília/DF; Estudo de demanda de potencial do trem de alta velocidade (TAV), no trecho compreendido entre os municípios de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro;Estudo de demanda visando a concessão da operação da linha verde e de um sistema de VLT ligando o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e o centro de Belo Horizonte; Avaliação da capacidade e nível de serviço dos trechos de rodovias administrados pela CONCEBRA, segundo a metodologia preconizada pelo HighwayCapacity Manual.

Paulo Fraga, CEO – Cittamobi

Título da Palestra: Inovações e financiamento do transporte público

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Paulo Fraga é CEO do Cittamobi, Engenheiro Eletrônico com MBA em Gestão Empresarial, É co-fundador da Cittati e Cittamobi, e entusiasta da transformação digital na mobilidade.

Paulo Guimarães, Secretário de Mobilidade – Prefeitura de São José dos Campos

Título da Palestra: Projeto VLP São José dos Campos

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Paulo Roberto Guimarães Júnior, 42 anos, engenheiro civil, nasceu em São José dos Campos. É casado e tem dois filhos.
Ele é pós-graduado em engenharia de custos, especialista em gestão e normatização de trânsito e MBA em mobilidade urbana. Possui mais de vinte anos de experiência no setor público e em projetos relacionados à mobilidade urbana e segurança no trânsito, atuando na gestão de equipes operacionais e de alto desempenho.
Servidor de carreira da Prefeitura de São José dos Campos, já atuou como Diretor Técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária, e atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, onde continuará comandando a pasta.
Membro da Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito, é Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana.

Rafael R. Garofano, Doutorando e advogado – Universidade de São Paulo

Título da Palestra: Infraestrutura, serviços públicos e dados pessoais: desafios da regulação nas “cidades inteligentes”

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Doutorando em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) em 2019-2021;
Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) em 2014;
Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2008;
Experiência profissional de mais de 12 anos no setor de Infraestrutura e Serviços Públicos: Advogado com atuação nas áreas de Direito Administrativo, Regulatório, Contratual e Infraestrutura. Professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação em Direito Público e Empresarial. É também Cofundador e Diretor da Organização “Ensina Brasil” (rede global “Teach for All”), Membro-fundador do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE e Membro da Comissão de Direito da Infraestrutura da OAB-SP. Foi Assessor Jurídico no Gabinete da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Líder de Projetos da Secretaria de Parcerias do Governo do Estado de São Paulo e ocupou a Gerência Jurídica de empresas do setor de Infraestrutura e Serviços Públicos. Autor do livro “Contratualidade Administrativa: abrangência e complexidade do fenômeno contratual da Administração Pública” e de artigos e periódicos em revistas especializadas. Atualmente é sócio fundador do escritório Garofano Sociedade de Advogados, em São Paulo, com atuação voltada à estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas em diversos setores, especialmente saneamento básico, iluminação pública, transporte e mobilidade, saúde e educação.

Rafael Libardi, CEO – NoLeak

Título da Palestra: Como as startups podem aumentar a eficiência de serviços públicos e a segurança das Cidades Inteligentes?

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Rafael é especialista em segurança e defesa com projetos no setor de privacidade e segurança de dados para corporações e organizações de defesa na América Latina. Atua como CEO da Noleak Defence, empresa com a missão de prever crimes e incidentes de risco através da análise por inteligência artificial do comportamento humano. É mestre pela USP e pela University of Leicester em Segurança da Informação. Atualmente é membro global da Internet Defense League, Internet Society, IEEE, ACM, e recebeu o reconhecimento como Leader in Innovation Fellow pela Royal Academy of Engineering e Global Entrepreneur pela Singularity University.

Raquel Cardamone, CEO e Fundadora Bright Cities

Título da Palestra: Como tornar as Cidades Inteligentes mais sustentáveis, ampliando o uso de fontes de energia renovável?

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Raquel Cardamone atua há mais de 15 anos no mundo empresarial e é fundadora da startup Bright Cities, plataforma que por meio de diagnósticos e mapa de soluções converte cidades de qualquer porte e nacionalidade em smart cities. Raquel é formada em Administração de empresas e é pesquisadora pela UNICAMP – Universidade de Campinas.

Renata Sene, Prefeita – Francisco Morato

Título da Palestra: Case de Sandbox para Cidades Inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Renata Sene, prefeita do município de Francisco Morato, reeleita para o segundo mandato com 86,99% dos votos válidos. Formada em serviço social, com especialização (MBA) em gestão de administração pública, pós-graduação em administração de projetos sociais, pós-graduação em psicopedagogia.

Renata Falzoni, Diretora – canal de YT Bike é Legal

Título da Palestra: Bike é legal

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Renata Falzoni 67, é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie em 1977 e trabalha desde 1978 como jornalista, sendo uma das precursoras da linguagem de videorreportagem na TV brasileira.
Desde o ano de 1976, pedala como meio de transporte, em 1989 fundou o Night Biker’s Club do Brasil, clube pioneiro de ciclistas urbanos noturnos no Brasil e desde então participa ativamente nos movimentos pelos direitos dos ciclistas urbanos.
Falzoni foi colabora dos principias jornais e revistas do Brasil, trabalhou por 20 anos nos canais ESPN, foi comentarista nas rádios Eldorado e CBN e desde 2013 comanda o portal e o canal de Youtube Bike é Legal, hoje com 280 mil inscritos, que aborda a bicicleta como transporte, esporte, lazer e advocacy.
Candidata a Vereadora em 2020 pelo PV, apesar da expressiva votação de mais de 26 mil votos, Renata não foi eleita. Em Maio de 2021 ocupou a vaga por 31 dias, como Vereadora Suplente.

Richard N Miller, Sales and Operations Manager – Scarab International

Título da Palestra: Eficiência energética das cidades inteligentes

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Scarab International, LLLP Sales Manager 6 Years.
Scarab Sales Training and Demonstration in China, Germany, Canada, Brazil.
Traveled the USA extensively for Trade Shows and Training for Scarab Products.

Robson Cruz, CEO e Fundador – Barassa & Cruz Consulting

Título da Palestra: Proposta metodológica para alocação de estações de recarga para veículos elétricos em smart cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Possui graduação em Engenharia Mecânica (UNESP), especialização em Engenharia Automotiva (Poli-USP) e é mestrando em Engenharia (UNICAMP). Atuou em diversas empresas multinacionais do setor automobilístico, desde a calibração de sistemas de gerenciamento de motor como no desenvolvimento de propulsores a combustão interna e elétricos. Liderou projetos globais envolvendo a aplicação de ferramentas da engenharia tais como simulação numérica, testes de componentes e homologação em banco de provas. Foi professor universitário nas disciplinas de Qualidade, Estatística e Tecnologia Industrial. É membro da SAE (Society of Automotive Engineers) e da AEA (Associação de Engenharia Automotiva). É fundador da Barassa & Cruz Consulting, que possui projetos nas áreas de eletromobilidade, energias renováveis e tecnologias emergentes de baixo carbono. Participou das discussões do Grupo de Trabalho 7 (Rota 2030), tendo elaborado a estratégia de capacitação profissional para o Plano Nacional de Mobilidade Elétrica. Atuou na construção da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica e atualmente desenvolve modelos de negócios e a análise de viabilidade técnica e econômica para projetos de mobilidade de baixa emissão.

Roni Hirsch, Sócio fundador e Diretor Criativo – Erê Lab

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Artista plástico de formação (FAAP, 2000), com formação complementar na Índia e em Israel, Roni Hirsch atua desde 1998 como artista, diretor de arte, designer e cenógrafo. Com trabalhos entre direção criativa para Festival de ópera e editoriais de moda e filmes para grandes marcas nacionais e internacionais, participação como designer em exposições em eventos no Brasil e no exterior, Além de atuar na causa social e no design sustentável como co fundador da Ocas””(revista vendida pela população de Rua, inspirada na Big Issue de Londres) , além de coordenador da Oficina Escola da Associação MInha Rua Minha Casa e criador de marcas de design sustentável com a Reset e a Conozco. Ambas participaram da feira de móveis de Milão, na Itália. Inspirado pelo nascimento de seu primeiro filho, o designer que já criava móveis para o universo infantil, refletiu sobre como seria importante ampliar sua atuação e escala para que essa nova geração pudesse construir a cidadania a partir de experiências enriquecedoras por meio da apropriação do espaço público. Assim, contando com toda essa experiência e utilizando arte e design para a transformação social, Roni se debruçou sobre as questões da primeira infância, a cidade, o lúdico e o Brasil. Desse mergulho, ele
escreveu o ‘Manifesto pela criança do Século XXI’, e junto com Helo Paoli, fundou o negócio de impacto social Erê Lab no final de 2014.

Rafael Presa, Market Developer – IOTA

Título da Palestra: Platooning: A DLT-based framework to accelerate user adoption

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Rafael Presa é Arquiteto de Soluções Blockchain e fundador da Smart City Investments, atuando também como embaixador da Fundação IOTA para América Latina com foco em business development para soluções que utilizem a plataforma IOTA, tendo atenção especial às cidades inteligentes e a aplicação da Internet das Coisas na economia M2M.

Rodrigo Régis, Diretor de Negócios & Inovação – PTI – Parque Tecnológico de Itaipu

Título da Palestra: Mecanismos de desenvolvimento para cidades inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Rodrigo Régis de Almeida Galvão é formado em engenharia elétrica e mestrado em engenharia de sistemas. Possui especialização em inovação e é douturando em desenvolvimento territorial e agronegócio. Com mais de 10 anos de experiência em gestão empresarial e projetos de inovação com ênfase no setor de energia, desenvolveu habilidades de liderança e visão sistêmica, gestão de stakeholders e de pessoas. Atualmente é diretor de negócios & inovação do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil.

Ricardo Zomer, Coordenador – Ministério da Economia

Título da Palestra: Linhas de ação para uma Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Ricardo Debiazi Zomer é servidor público federal ocupante do cargo de Analista de Comércio Exterior. Atua desde 2014 com temas relativos à indústria automotiva, e desde 2019 como coordenador na Coordenação da Indústria Automotiva da Subsecretaria da Indústria, órgão integrante da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia.
Atuou desde 2014 junto à cooperação alemã para formatação e execução de projeto de cooperação técnica na área da mobilidade elétrica e representa o Ministério da Economia no Conselho Gestor da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.

Rodrigo Corradi, Diretor Executivo – Adjunto – ICLEI

Título da Palestra: Abordagem sobre Compras Públicas Sustentáveis

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Secretário Executivo Adjunto – ICLEI América do Sul. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Trabalhou por 10 anos na Prefeitura de Porto Alegre como Diretor de Relações Institucionais, tendo experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos temas: direito internacional, Mercosul, relações internacionais, organizações internacionais, cooperação internacional descentralizada, gestão de projetos internacionais.
Atualmente é Secretário Executivo Adjunto no ICLEI América do Sul.

Rogério Viduedo, Editor – Jornal Bicicleta

Título da Palestra: Plano Cicloviário da Capital Paulista. Como se comportaram ativistas, prefeitura e sociedade civil?

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Jornalista formado pela PUC-SP em 1996 e pós-graduado em Técnicas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero em 2004. Mantém o Jornal Bicicleta, blog de notícias exclusivas sobre negócios e causas da bicicleta e está formatando um treinamento de jornalismo de segurança viária para repórteres de periferia com apoio do International Center for Journalists e Organização Mundial da Saúde. No setor de mobilidade, também é especialista em assessoria de imprensa e já conduziu eficientes programas de relações com a mídia para o Instituto Aromeiazero e Clube Santuu, startup de seguros de bicicletas. No passado, foi repórter de finanças na Agência Dinheiro Vivo, assessor de imprensa da Bovespa e gerente de contas em agências de comunicação.

Rodrigo Corradi, Secretário Executivo Adjunto – ICLEI América do Sul = abordagem sobre Compras Públicas Sustentáveis

Título da Palestra: Abordagem sobre Compras Públicas Sustentáveis

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Secretário Executivo Adjunto – ICLEI América do Sul
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Trabalhou por 10 anos na Prefeitura de Porto Alegre como Diretor de Relações Institucionais, tendo experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos temas: direito internacional, Mercosul, relações internacionais, organizações internacionais, cooperação internacional descentralizada, gestão de projetos internacionais. Atualmente é Secretário Executivo Adjunto no ICLEI América do Sul.

Raffael Escarpini, CEO – Fonte de Preços

Título da Palestra: Como as startups podem aumentar a eficiência de serviços públicos e a segurança das Cidades Inteligentes?

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Especialista em Gestão empresarial e estratégica, com foco em Gestão Pública. CEO e Founder do software Fonte de Preços e atuante no segmento GOVTECH há mais de 10 anos.

Rosana Correa, CEO and Founder – EnGuia

Título da Palestra: EnGuia PRO Rio Energia – the first web platform aimed at energy efficiency and emissions reduction to be launched in Brazil by one municipal government

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Rosana Correa é arquiteta, carioca, com MBA em gestão de projetos. Professora e empreendedora, engajada no ecossistema de inovação há mais de 10 anos, co-fundadora de duas empresas de sucesso, sempre com foco na sustentabilidade e redução de impactos. Hoje, é CEO da EnGuia.

Rodrigo Nogueira Diogo de Siqueira, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico SDE – Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico – Prefeitura Fortaleza

Título da Palestra: Centro de desenvolvimento tecnológico e inovação – CDTI/UFPI

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Rodrigo Nogueira Diogo é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com MBA em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor administrativo-financeiro da Construtora Waldyr Diogo LTDA (2002-2017) e coordenador especial de PPPs e Concessões da Prefeitura de Fortaleza de (2017-2020).

Rubens Furlan – Prefeito – Baruer

Participação: Presencial


Nascido em 12 de dezembro de 1952, Rubens Furlan é formado em Direito e seus 45 anos de vida pública são exemplos de determinação e dedicação. Filho de Antônio e Beatriz, ele é casado com Sônia Dias Furlan (desde 1982) e pai de quatro filhos: a deputada federal Bruna Furlan, Rubens Junior, Felipe e Priscila. Tem dois netos: Dante, de 8 anos, filho de Priscila, e Isabella, de 1 ano, filha da deputada Bruna.
Sua vocação já era percebida desde pequeno, quando tinha apenas 9 anos e trabalhava como entregador de jornal em Sorocaba, onde nasceu. Aos 14 anos, Rubens Furlan mudou-se com a família para Barueri e foi engraxate e taxista. 10 anos depois foi eleito vereador, sendo o mais votado no pleito de 1976.
Por seis vezes foi eleito prefeito de Barueri: em 1982, 1992, 2004, 2008, 2016 e 2020 – sendo esta última com 85,35% dos votos válidos. Transformou a história da cidade, que na década de 80 era apenas uma cidade-dormitório e hoje é um dos principais municípios do país em desenvolvimento econômico.
Campeão de votos e de aprovação popular, Furlan tornou-se liderança no cenário político paulista e venceu as eleições para deputado estadual em 1990, com a quarta maior votação do estado de São Paulo. Em 1998 tornou-se deputado federal com a quinta maior votação do país. Como parlamentar, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior e integrou as comissões de Direitos Humanos, de Fiscalização Financeira e Controle, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Rafael Figueiredo, Secretário Executivo de Transformação Digital – SEPLAGTD – Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital – Prefeitura do Recife

Título da Palestra: Utilização da tecnologia para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


 

Roberto Speicys Cardoso, Fundador – Scipopulis

Título da Palestra: Desafios para o transporte coletivo de passageiros no Brasil

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Roberto Speicys Cardoso é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Pierre et Marie Curie – Paris VI – Sorbonne Universités, membro do comitê de ITS da ANTP e do conselho da UITP Latin America para o biênio 2021-2023 e pesquisador associado do CEPESP/FGV. É sócio-fundador da Scipopulis, que desenvolve plataformas de análise e integração de dados para cidades inteligentes.

Rodrigo Berto, Engenheiro Especialista ITS – Egis

Título da Palestra: Estudo de Zeladoria Urbana Pública

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Especialista em Intelligent Transportation System (ITS), Rodrigo é o representante da Egis na América Latina para a área de Smart Cities e atualmente coordena projetos focados em inovação para mobilidade nos centros urbanos e para infraestrutura rodoviária com tecnologia embarcada. É graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Paulista e já desenvolveu soluções para integração digital em segurança pública, semáforos inteligentes e estacionamentos públicos controlados.

Rogério Lins, Prefeito e Vice-presidente de Empreendedorismo – Prefeitura de Osasco/SP e FNP – Frente Nacional dos Prefeitos

Título da Palestra: PPPs de Iluminação Pública: Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Prefeito de Osasco, é também presidente do Cioeste, maior consórcio intermunicipal do país, que responde por uma região com aproximadamente 2 milhões de habitantes e uma economia regional que gera 2,5% do PIB Nacional.
Osasco, que completará 60 anos em fevereiro de 2022, detém o segundo maior PIB do Estado de São Paulo e o oitavo do País, sendo a maior cidade não capital do país.

Rodrigo Tortoriello, Consultor, Ex-Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Juiz de Fora – RT2 Consultoria

Título da Palestra: Inovações e financiamento do transporte público

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Consultor, especialista em Mobilidade Urbana e Mobilidade Ativa, pós-graduado com MBA em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com formação em gestão pública pelo CLP em São Paulo, com módulo internacional na Kennedy School da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Atualmente atua como consultor em Mobilidade Urbana através da RT2 Consultoria, empresa que fundou em 2005. Ocupou o cargo de Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre entre 2019 e 2020 e foi presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos por dois mandatos, entre 2018 e 2021.
De 2013 a abril de 2019 atuou como secretário de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (MG), antes de assumir o seu primeiro cargo público fez parte da equipe da Sinergia Estudos e Projetos no Rio de Janeiro nos anos de 2002 a 2012.

Samuel Pereira Araújo, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia – Município de Salvador

Título da Palestra: Plano Diretor de Tecnologia

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Graduado em Administração de Empresas, pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL – 2004)
e Mestre em Finanças Corporativas pela Universidade Salvador (UNIFACS – 2006), Samuel Pereira
Araújo, 42 anos, é o atual Secretário da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT) e
Diretor Presidente da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL), desde janeiro de
2021.
Atuou durante sete anos como diretor de Relacionamento e Atendimento, e nos últimos 6 anos
exerceu a função de diretor-presidente da PRODEB. Também foi presidente da Abep (Associação
Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação) no período de 2016
a 2018. Nos últimos dois anos ocupou os cargos de Presidente do Conselho e Vice-presidente
executivo da instituição.
Também foi diretor Administrativo e Financeiro do Centro Internacional de Negócios da Bahia
(PROMO), empresa vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia
no período entre março de 2003 e dezembro de 2006.

Samuel Sedpiazza, Diretor de Parcerias para Europa – Moovit

Título da Palestra: Construindo parcerias globais para cidades inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Diretor de Parcerias do Moovit para a Europa, trabalha na empresa há 8 anos, onde iniciou como Gerente Geral para o mercado italiano. Coordenou a implementação de parcerias do Moovit com Huaweii, WeTaxi, Circ, Get Your Guide e diversas outras empresas e operadores, além das equipes de futebol Roma e Internacionale de Milão. Formado em Economia na Università degli Studi Roma Tre, com mestrado em Marketing Mobile pela Sapieza Università de Roma.

Sérgio Rodrigues, CEO – Lemobs

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


CEO da Lemobs, GovTech focada no processo de transformação digital das cidades brasileiras, e sócio-fundador da HealthTech ProntLife. Doutor pela COPPE/UFRJ, com mais de 20 anos de experiência em projetos de inovação envolvendo softwares e aplicativos para governo e grandes empresas.

Silvia Barcik, Diretora de Mobilidade da ABVE

Título da Palestra: Perspectivas para a Mobilidade Elétrica no Brasil

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Silvia Barcik é hoje referência em Mobilidade Sustentável no Brasil e no mundo. Executiva por mais de 20 anos no setor automotivo, foi responsável pelo vinda do Veículo Elétrico da Renault ao Brasil e liderou os primeiros projetos de veículos compartilhados da montadora no país. Com vasta experiência nas práticas de ESG e formação em Social Business, Silvia conduziu projetos sociais inovadores com repercussão internacional à frente do Instituto Renault.
Além de colunista do Estadão, Silvia faz parte da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico é Consultora Sênior da GIZ – Cooperação Brasil Alemanha para a Mobilidade Elétrica e membro do Conselho do LIDE Mulher Paraná.

Suzana Regina Moro, Pesquisadora – Universidade Federal de Santa Catarina

Título da Palestra: Sistemas produto-serviço para a mobilidade compartilhada

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Durante o doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina desenvolvi uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de modelos de negócio sustentáveis que oferecem sistemas produto-serviço (PSS), analisando modelos de negócio que oferecem mobilidade compartilhada.
Tenho publicações em congressos e periódicos nacionais e internacionais sobre: sistemas produto-serviço, modelos de negócio inovadores e sustentáveis, mobilidade compartilhada, gestão do desenvolvimento de produtos e metodologia de pesquisa em engenharia de produção. Também tenho experiência em consultoria e mentoria em Gestão da Inovação e desenvolvimento de modelos de negócios inovadores.

Tania Sassioto, Diretora de Projetos & Parcerias – Selo eureciclo

Título da Palestra: Tecnologia aplicada a Logística reversa de resíduos urbanos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Trabalhando para gerar impacto positivo. Profissional de Inovação de Marketing com 14 anos de experiência em produtos de consumo na Diageo, SC Johnson e Philip Morris. Diretora de negócios para design de embalagens. Formação em Marketing na ESPM e pós-graduação na FGV. Formação em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education e multiplicadora do Sistema B.

Tarek Al Masri, Socio-Environmental Entrepreneur, Co-Founder and Head of Development – KEI Cities

Título da Palestra: Aguaduna, a “living lab” and test city for urban innovations

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


É empresário socioambiental, cofundador e chefe de desenvolvimento da KEI Cities, empresa que desenvolve Aguaduna, a primeira de uma nova geração de cidades, cujo desenvolvimento está vinculado à inovação, gestão socioambiental e impactos econômicos

Tatiana Tucunduva Philippi Cortese, Pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais. Docente do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove

Título da Palestra: O impacto do ESG em tempos de crise no setor tecnológico

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Pesquisadora colaboradora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados. Pós Doutora em Cidades Globais pelo IEA USP. Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Mestre em Saúde Pública pela USP. Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Direito e Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduada em Direito. Professora da UNINOVE do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS. Professora da FGVLAW. Autora dos livros “Cidades Inteligentes e Sustentáveis” e “Mudanças Climáticas: do global ao local”. Pesquisa nas áreas de Cidades resilientes e sustentáveis; Cidades inteligentes; Planejamento Urbano e Regional; Direito Ambiental; Mudanças Climáticas.

Tite Campanella Junior, Prefeito Interino – São Caetano do Sul

Participação: Presencial


Tite Campanella é nascido em São Caetano do Sul, filho do ex-prefeito Anacleto Campanella. Empresário, é casado e pai de cinco filhos.
Foi vereador de 2001 a 2004, e de 2017 a 2020, quando foi eleito para o terceiro mandato. Eleito presidente da Câmara em 1º de janeiro de 2021, assumiu como prefeito em exercício na mesma data.
Foi secretário municipal de Planejamento e de Governo; diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC; Diretor da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul) e Vice-Presidente da A.D. São Caetano.
Teve atuação de destaque na municipalização do Ensino, na consolidação do Centro de Capacitação de Professores, na criação do Auxílio Língua Estrangeira, e no Auxílio Transporte Escolar, além dos cartões de benefícios sociais.

Tatiane Torres, Pesquisadora em Políticas de Mobilidade por Bicicleta e Gerente – Lemobs

Título da Palestra: Políticas de mobilidade por bicicleta em busca de equidade: caso da cidade do Rio de Janeiro

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Pesquisadora e entusiasta da bicicleta. Mestranda em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e Graduada em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, pela UFRJ. Iniciou sua pesquisa em mobilidade em 2014, no Observatório das Metrópoles do Rio de Janeiro. Atualmente é Gerente na Lemobs, Govtech, que desenvolve soluções para cidades inteligentes, e membro do Grupo de Pesquisa Cidade, Direito e Mobilidade (CIDIMOB) dedicando seus estudos às políticas públicas de mobilidade por bicicleta, acessibilidade e justiça social.

Topázio Silveira Neto, Vice- Prefeito – Florianópolis

Participação: Presencial


 

Tatiana Wittman, Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC

Título da Palestra: O impacto do ESG em tempos de crise no setor tecnológico

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Tatiana Wittmann é jornalista e consultora de sustentabilidade. Tem mais de vinte anos de experiência com temas como engajamento de stakeholders, gestão da responsabilidade corporativa, investimento social privado e ESG. Atualmente é Analista Socioambiental na ENGIE e mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Integra os grupos de pesquisa LabCHIS e VIA – Estação Conhecimento, nos quais desenvolve pesquisas nas áreas de cidades inteligentes, ESG e inovação.

Tiago Pontes de Queiroz, Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano e Regional – MDR – Ministério do Desenvolvimento Regional

Título da Palestra: Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Experiência na área de administração pública em cargos na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (Metrorec) CBTU (2015/2016) – e no Ministério da Saúde – MS (2016/2019).
Diretor de Logística do Ministério da Saúde – DLOG – Diretor na área de aquisição de medicamentos com Orçamento estimado em R$ 15 bilhões de reais, cuidando ainda de toda a parte logística de transporte de medicamentos dirigindo 3 coordenações gerais, bem como ampla experiência em redução de gastos no período de sua gestão (2018).
Coordenador Geral de Licitações do Ministério da Saúde – CGLIS – Coordenou toda a área de licitações e pregão eletrônico na aquisição de medicamentos (2017/2018).
Experiência no Ministério da Saúde na área de licitação patrimonial, CGMAP – Coordenação Geral de Material e Patrimônio, onde administrou um orçamento de R$ 1,8 bilhões de reais (2017).
Projeto de recuperação de crédito Tributário junto ao município de Itaquitinga/PE (proj. 19647.006176/2010-88), efetuando levantamento de crédito com efetiva redução do débito do município, atuando diretamente como advogado do município. (2010/2014).
Quinze anos de experiência advocatícia voltada para o setor empresarial, atuando nos vários segmentos de assessoria jurídica a empresas, nas áreas de direito civil, contratos, trabalhista, previdenciário, relações de consumo, com especialização em direito tributário, mediação e arbitragem, além de atuação em eleitoral, também com especialização nesta área. Forte participação na coordenação de processos em massa em sede de juizados especiais cíveis. Professor em curso preparatório para concurso nas matérias de Direito Constitucional e Previdenciário. Cinco anos de experiência na área comercial.
Participação em projeto de incorporação do medicamento Daivonex (calcipotriol), com a devida inclusão junto ao Ministério da Saúde, medicamento este responsável pelo tratamento da Psoríase, com tratamento de creme para uso tópico. Acompanhamento da modificação do protocolo de diretrizes clínicas para implementação junto a processo de incorporação Processos Registro 25000.217398/2013-75.
Projeto de recuperação de crédito Tributário junto ao município de Rio Formoso/PE (proj. 19647.002648/2011-12), efetuando levantamento de crédito com efetiva redução do débito do município, atuando diretamente como advogado do município. (2011/2015)
Experiência na área de pesquisa.
Fluência em inglês.

Thiago Henrique de Oliveira Faustino, Técnico de Transportes e Trânsito – BHTRANS – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A

Título da Palestra: Evolução dos padrões de deslocamentos no período de Pandemia de COVID-19 no município de Belo Horizonte-MG

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Graduando em Engenharia de Transportes, Técnico em Transportes e Trânsito pelo CEFET-MG e Técnico de Gestão de Processos Industriais pelo SENAI-MG. Atualmente é Técnico de Transportes e Trânsito na Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), trabalhando com Planejamento de Redes de Transportes.

Thaís Zschieschang, Pesquisadora em Gênero e Política – PUC/SP

Título da Palestra: Inclusão digital como fator de desenvolvimento nas cidades

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Thaís Zschieschang: Cientista política e psicóloga social, cofundadora do Delibera Brasil, gerente de parcerias no Akatu, gestora de Inovação no Hub+, conselheira Potências Periféricas, colunista Connected Smart Cities, pesquisadora em gênero e política pela PUC/SP e integrante da Conexão Inovação Pública. Fomentadora de redes e articuladora de parcerias estratégicas, mentora de negócios e organizações de impacto socioambiental, além de especialista em responsabilidade social empresarial, relações institucionais e governamentais.

Tiago Faierstein, Gerente da Unidade de Novos Negócios – ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Título da Palestra: ABDI – Implantação de Living Labs e sandbox para smart cities

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Tiago Chagas Faierstein, Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Telecomunicações (UFPE). Atuou na área de inovação para a cadeia de Petróleo e Gás, fazendo parte da Rede Petrogas do SEBRAE. Foi sócio de empresas na cadeia de Petróleo e Gás. Investidor em Startups de tecnologia. Atualmente Líder do Projeto de Cidades Inteligentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Governo Federal.

Tiago Pereira Dourado, Secretário SECRES – Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis – Município de Palmas

Título da Palestra: Projetos inovadores e gestão de resíduos sólidos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Secretário de Captação de Recursos, Energias Renováveis e Assuntos Estratégicos de Palmas.

Thomaz Assumpção, CEO – Urban Systems

Título da Palestra: Quais portes e perfis de cidade podem ser beneficiados com este modelo de desenvolvimento imobiliário e urbano?

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Fundador e CEO da Urban Systems, empresa sócia do Connected Smart Cities & Mobility. Formado em Engenharia pela FEI e com especialização na Strathclide University (Glasgow) e Marketing – UCLA- University of California, atuou como diretor de marketing da Método Engenharia, sendo responsável por trazer ao Brasil alguns dos conceitos de mercados emergentes, como lazer, turismo e sênior living

Tomás Martins, CEO e co-fundador – Tembici

Título da Palestra: Revolução na mobilidade da América Latina: maior projeto de bicicletas elétricas

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Tomás Petti Martins, 32, CEO e cofundador da Tembici, empresa líder em compartilhamento de bicicletas na América Latina. Presente nas principais capitais brasileiras, e em outros países da américa latina como Chile e Argentina, a Tembici possui mais de 15.000 bicicletas e e-bikes que já realizaram mais de 50 milhões de viagens. Graduado em Relações Internacionais pela Fundação Álvares Penteado / SP (FAAP), Tomás é membro do Conselho de Administração do Instituto de Formação de Lideranças desde 2014.

Tullio Ponzi, Secretário Executivo de Inovação Urbana da Secretaria Executiva de Inovação Urbana – Prefeitura de Recife

Título da Palestra: A Reinvenção das Cidades a Partir das Periferias: O case do Recife de Urbanismo Social e o Protagonismo Comunitário

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Tullio Ponzi, 35 anos, é o Secretário Executivo de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife desde 2017 e idealizador do Programa Mais Vida nos Morros. Advogado; participou do Emerging Leaders Program 2013 da Harvard Kennedy School of Government; é Líder RAPS Brasil 2019 – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade; estudou políticas públicas na The University of Chicago – Harris School of Public Policies; e formou-se em Liderança e Desenvolvimento Infantil pela Harvard University como bolsista da Bernard Van Leer Foundation. Foi Secretário Executivo de Coordenação Geral da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Recife e Chefe de Gabinete da SEPLAG do Governo do Estado de Pernambuco e também acumula experiências prévias no Porto de Suape e como diretor administrativo da intervenção do Estado no Hospital de Câncer de Pernambuco.

Veronique Forat, Co-founder e CEO – Coliiv

Título da Palestra: Compartilhamento de moradia, uma solução para cidades mais humanas

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Co-founder e CEO da Coliiv, uma evolução da startup morar.com.vc, em operação desde março de 2017.
Mais de 40 anos de experiência em marketing e comunicação, com especialidade na mensuração e aumento do retorno sobre os investimentos – R.O.I. – em comunicação, em agências nacionais e multinacionais, no Brasil e no exterior.
Fundadora da consultoria Bottom Line Gestão de Investimentos em Comunicação.
Sócia fundadora da Bottom Line Comunicação, agência de marketing de relacionamento.
Gerente Geral da Ogilvy One – São Paulo.
Diretora Associada de Criação da Young & Rubicam – Madrid.
Diretora de Criação da Young & Rubicam Latam – São Paulo.
Engajada na economia do compartilhamento e na promoção de uma imagem positiva das mulheres e dos sêniors.

 

Vitor Amuri, Sócio – Diretor de Projetos – SPIn Soluções Públicas Inteligentes Consultoria

Título da Palestra: PDTCI e o desafio de posicionamento da Smart City como política de estado

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Professor, Palestrante e Sócio da SPIn Soluções Públicas Inteligentes Consultoria. Coordenador do primeiro Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) do Brasil, em Juazeiro do Norte (CE), e do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) de Salvador (BA). Coautor do conceito Sandbox para Cidades Inteligentes, tendo apoiado diversas Municipalidades na estruturação de seus ambientes experimentais para soluções em Smart City. Atuou como coordenador do mais relevante projeto federal na temática das Cidades Inteligentes, conduzido pelo Inmetro e pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Autor de “Parcerias Público-Privadas para Smart Cities”, obra adotada na etapa de estruturação do Plano Nacional de Internet das Coisas (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Vinicius Marchese, Presidente – CREA

Título da Palestra: Inovação no setor público

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Vinicius Marchese Marinelli nasceu em 09 de março de 1984 em Mogi Guaçu – SP, graduou-se em Engenharia de Telecomunicações na Universidade de Taubaté (UNITAU).
Em 2005 concluiu o curso de pós-graduação em Redes e Sistema na Universidade Presbiteriana Mackenzie. De 2007 a 2008 especializou-se em gestão de negócios na Dublin Business School.
A carreira do engenheiro é marcada pela atuação em grandes empresas do setor de Engenharia Telecomunicações, onde trabalhou na VIVO, Embratel e após ganhar experiência no mercado, tornou-se empresário da área de tecnologias em iluminação e
construções sustentáveis. Em paralelo, atua no sistema CONFEA/CREA há 15 (quinze) anos. Foi conselheiro do CRESAP por dois mandatos, tendo ocupado a diretoria do conselho em duas oportunidades. Participou da fundação do CREA Jovem Paulista, tendo sido o idealizador da comissão especial CREA Jovem, que se tornou comissão
permanente.
Em sua atividade junto aos profissionais e Entidades de Classe, foi um dos fundadores e presidente da Associação de Engenheiros Eletricistas do Estado de São Paulo, além de diretor da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – FAESP, e diretor da Federação Brasileira de Associações de Engenharia – FEBRAE e foi vicepresidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Mogi Mirim.
Assumiu a presidência do CREA-SP em setembro de 2016, foi eleito presidente pelo pleito eleitoral em 2017 e está licenciado do cargo para concorrer à reeleição para o exercício de 2021 a 2023.

Victor Callil, Coordenador de Pesquisa – CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Título da Palestra: Mobilidade urbana em São Paulo e Pandemia – Expectativas da população

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Mestre em Sociologia, USP. Pós-graduado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública,
FESP-SP. Pesquisador do CEBRAP desde 2009 e atualmente coordenador de pesquisas em
mobilidade urbana do Núcleo de Desenvolvimento. Organizador dos livros “Estudos de
mobilidade por bicicleta” 1, 2, 3 e 4 e também do livro “Mobilidade por aplicativo: estudos em
cidades brasileiras”.

Vinícius Issa Lima Riverete, Secretário de Transportes – Prefeitura de Campinas

Título da Palestra: Mobilidade urbana sustentável

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Advogado formado pela Universidade Paulista – UNIP (2008) e Pós-graduando em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ocupa o cargo de Secretário Municipal de Transportes de Campinas. Possui experiência no setor privado, na atuação de planejamento tributário junto a grandes empresas; e no setor público, na atuação de gestão de projetos e na gestão administrativa de órgãos da administração direta e indireta.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Secretaria Municipal de Transportes
Jan 2021 – presente
Secretário Municipal de Transportes, atuando com políticas públicas de mobilidade urbana.
COHAB Campinas – Companhia de Habitação Popular
Mar 2019 – Dez 2020
Diretor Presidente da Companhia atuando com foco em políticas públicas de habitação, sobretudo aquelas que criam instrumentos indutores e de parcerias entre a COHAB e o setor privado para o aumento da oferta local de unidades habitacionais, ainda fortalecendo o papel da COHAB quanto ao gerenciamento dos processos de aprovação de projetos habitacionais de interesse social que respeitam o tempo de mercado do empreendedor, condição difícil de ser alcançada em órgãos da administração direta e, além disso, garantindo transparência à exigências de contrapartidas do empreendedor. Ademais, atuando na reestruturação da companhia, na redução de custos para os exercícios 2019-2020, na definição de linhas de negócios para prestação de novos serviços e, sobretudo, para o alinhamento às condições de competitividade de mercado e autossuficiência financeira em relação ao município. A regularização fundiária também passou a destacar-se na COHAB em duas dimensões, na execução de prestação de serviços técnicos, estudos e laudos diretamente para o município de Campinas em atendimento à regularização de áreas ocupadas pela população de baixa renda, e no atendimento a loteamentos registrados, aprovados e implantados de maneira irregular para a população de média e alta renda, constituindo nova linha de serviços e recursos.
Secretaria Municipal de Habitação de Campinas
Mar 2019 – Dez 2020
Secretário de Habitação atuando com foco na execução da regularização fundiária de áreas irregularmente ocupadas da periferia da cidade para levar núcleos, favelas e ocupação à condição de bairros integrados à cidade; ao mesmo tempo com atenção ao combate e fiscalização de novas ocupações. Ainda, colocando foco à melhoria das relações institucionais com órgãos como ministério público estadual e federal, defensoria, cartórios, órgãos de licenciamentos; e, sobretudo, atuando na transparência dos procedimentos para os atos administrativos da secretaria e regras para enquadramento de beneficiários de auxílio moradia ou reformas de moradias para famílias em situação de inadequação habitacional.

Victor Andrade, Coordenador – LABMOB

Título da Palestra: Mobilidade sustentável

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Victor Andrade é coordenador do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) e professor do PROURB e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui PhD em Urbanismo e pós-doutorado em Planejamento Ambiental pela Academia Real Dinamarquesa. Tem vasta experiência em consultoria e pesquisa nas áreas de mobilidade elétrica, logística de entregas e micromobilidade. Foi professor da Universidade de Aalborg e Diretor do Centro de Mobilidade Dinamarquês.

Victor Dutra, CEO – Ability Soluções

Prêmio Connected Smart Cities

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


 

Vinicius Ribeiro, Arquiteto Urbanista – Vinicius Ribeiro Arq Plan Mob

Título da Palestra: Planejamento Regional: conciliação ou divórcio

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Arquiteto e Urbanista, professor, pesquisador e microempresário na área de planejamento territorial com foco na mobilidade humana. Possui trabalho em mais de 20 cidades em 4 estados brasileiros. Proferiu mais de duas centenas de palestras, entre elas nas Nações Unidas/EUA. Recebeu o prêmio Arquiteto do ano em 2014 no RS. Seus estudos são dedicados ao planejamento regional e a mobilidade humana sustentável.

Vitor Raydan Diab, Area Manager (Central) – Rain Bird

Título da Palestra: Infraestrutura Urbana e Irrigação Sustentável

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Gerente de Área da Rain Bird, líder mundial em irrigação. Engenheiro eletricista especializado em eletrônica de potência (UFMG ). Trabalhou em projetos de engenharia nas áreas de irrigação, mineração, infraestrutura, óleo e gás, indústria marítima e de transformação no Brasil e Europa.

Willian Coelho, Secretário de Ciência e Tecnologia – Rio de Janeiro

Participação: Presencial


Willian Coelho, tem 38 anos, é bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá, pós graduando em Gestão Pública pela FGV e foi eleito vereador (DC) do Rio de Janeiro para o 3º mandato.
Como secretário municipal de Ciência e Tecnologia, tem a missão de gerir o protagonismo estratégico da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro. Promover políticas públicas de fomento, estímulo, difusão e capacitação da utilização dos métodos, técnicas e ferramentas tecnológicas e a aplicação prática do conhecimento científico, instrumentos essenciais para impulsionar o desenvolvimento e o crescimento econômico do Município.

Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing – Urban Systems e Correalizador – Connected Smart Cities

Sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems. Responsável pelo Ranking Connected Smart Cities, estudo elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta, e pela gerência do departamento de inovação da companhia. Atuação como consultor de inteligência de mercado para projetos de desenvolvimento imobiliário e urbano em todo o Brasil, ministrando palestras e cursos sobre os temas de desenvolvimento imobiliário e urbano e cidades inteligentes.

Willbur Rogers de Souza, Gerente – FPTI – Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Título da Palestra: PTI – Smart Vitrine do Programa Vila “A” Inteligente

Participação: Presencial

Clique aqui e confira o painel


Graduado em Jornalismo pela União Dinâmica de Faculdades Cataratas com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela Uninter. Atualmente, atua como gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IoT da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, onde também atuou como gerente da área de Educação e como Analista de Comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática.

Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior, Geógrafo, Professor do Ensino Superior – Universidade Federal de Campina Grande

Título da Palestra: O Uso do QR-Code e realidade aumentada como recurso técnico da consolidação do turismo na cidade de Campina Grande-PB

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Xisto Souza Júnior é professor e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) na área de concentração produção do espaço geográfico. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas:Turismo, produção do espaço urbano, planejamento e redes de cidades sustentáveis.

Yuri Lima, Sócio-diretor – LABORe

Título da Palestra: ­­­­Retomada econômica pós-COVI-19: preparando a força de trabalho local para o futuro

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Sócio-fundador da LABORe, um negócio de impacto social que utiliza a ciência de dados para ajudar gestores públicos, empresas e indivíduos a entender o mundo do trabalho e tomar melhores decisões. Coordena a linha de pesquisa “Futuro do Trabalho” do Laboratório do Futuro da COPPE/UFRJ. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ.

Zeno Luiz Iensen Nadal, Coordenador de Curso Pós Graduação MBI – SENAI PR

Título da Palestra: Desafios de Infraestrutura para recarga de Veículos Elétricos

Participação: Digital

Clique aqui e confira o painel


Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011). Especialista em Eficiência Energética pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia – Mestrado Profissional, dos Institutos LACTEC – Curitiba-PR (2016). Atualmente trabalha na COPEL Distribuição S.A., na Superintendência de Smart Grid e Projetos Especiais, em projetos de mobilidade elétrica, armazenamento de energia e geração distribuída. Coordenador e professor da Pós-graduação em Mobilidade Sustentável – MBI, das Faculdades da Indústria do SENAI-PR.