a


Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

LANGUAGE

O que você está procurando?

Evento Nacional

A divulgação do programa estará disponível a partir do dia 31/03/2020. Clique no link abaixo e confira as 36 palestras selecionadas dentre 170 que foram propostas em 2020.

Artur André A. M. Oliveira

Artur André A. M. Oliveira

Cargo: Doutorando
Instituição: Instituto de Matemática e Estatística da USP
Palestra: ”Investigar e Analisar a cidade (INACITY)”


Atuou ativamente como desenvolvedor em projetos dos setores público e privado. Ele também é o autor da plataforma INACITY. Atualmente, ele é um estudante de doutorado que trabalha com a Computer Vision aplicada às cidades inteligentes no contexto de análises urbanas.

Amanda Silveira Carbone

Amanda Silveira Carbone

Cargo: Bióloga, mestre e doutora Ciências
Instituição: Faculdade de Saúde Pública da USP
Oficina: “Cidades e participação social: ferramentas para o diagnóstico e a gestão participativa”


Amanda Silveira Carbone é bióloga, mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, na linha de pesquisa Saúde, Modos de Vida e Sustentabilidade. Pesquisadora da Rede SIADES – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas – NapMC/ INCLINE – INterdisciplinary CLimate INvestigation Center. É consultora do Instituto SIADES, onde tem desenvolvido diversos projetos na área socioambiental e urbana. Uma das responsáveis pela Tecnologia Social “Fazer juntos: material educativo em Unidades de Conservação”, certificada em 2019 pela Fundação Banco do Brasil. Atua na área de Ciências Ambientais e Interdisciplinar, com ênfase em áreas verdes, serviços ecossistêmicos, planejamento e gestão ambiental, metodologias participativas, mobilização social e sustentabilidade urbana.

Ana Paula Wickert

Ana Paula Wickert

Cargo: Secretária Municipal de Planejamento
Instituição: Passo Fundo RS – Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Palestra:”Parque da Gare: Gestão Inteligente”


Arquiteta e urbanista, pela UFSM, mestrado em arquitetura e urbanismo pela UFBA e MBA em Marketing pela FGV. Atua no Mercado há 20 anos como profissional e professora de graduação e pós-graduação. Atua na área de projetos urbanos e de restauração de patrimônio arquitetônico. Possui aperfeiçoamento pelo Gehl Institute em Copenhagen e pelo Ministério da Cultura em Granada, Espanha. Atualmente Secretária de Planejamento de Passo Fundo desde 2013, onde implantou e coordenou diversos projetos de estruturação urbana reconhecidos e premiados nacionalmente, tais como o Parque da Gare, finalista do premio Thomie Otake. Palestrante nacional e internacional em eventos de arquitetura e urbanismo e cidades inteligentes. Consultora Unesco e coordenadora do PRODIN/BID em Passo Fundo.

Danilo Conti

Danilo Conti

Cargo: Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável
Instituição: Associação Joinvalle
Palestra: “Ciclo de Aceleração Academia Mercado”


Danilo Conti é natural de Joinville. Formado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet. Empreendedor por natureza é um dos Co-founders da Agência iZi e já atuou como presidente do Núcleo de Jovens Empresários da ACIJ e diretor de Tecnologia do Conselho Estadual de Jovem Empreendedor – CEJESC. Hoje está à frente do cargo de Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, lidera o programa JOIN.VALLE, compondo o primeiro escalão do governo da cidade. Recentemente assumiu como Vice Presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville.

Evelyne Enoque Cruz

Evelyne Enoque Cruz

Cargo: Diretoria Comercial
Instituição: Oikos Casa
Palestra: ”A cidade é nossa casa – Formas de ocupação urbana e o impacto positivo”


Arquiteta e Urbanista de formação, formada pela Universidade Federal de Alagoas em 2003.
Participou de pesquisa científica sobre cidades ao longo de 6 anos, obtendo prêmios como Melhor Trabalho de Iniciação Científica – Área de Humanas, em 1999 e 2000 pela Universidade Federal de Alagoas. Tendo apresentando a pesquisa em vários eventos nacionais e internacionais.
Proprietária da OIKOS há 10 anos, empresa do ramo de Acabamentos para Construção civil, à qual tem personalizado ambientes residenciais e comerciais de forma exclusiva, com sustentabilidade e valorização patrimonial do consumidor final.
Há 4 anos a OIKOS vem desenvolvendo melhorias e ressignificação urbana na Cidade de Maceió – Al, através de resíduos de revestimentos que seriam descartados. Com o objetivo de melhoria na sustentabilidade, diminuindo os impactos negativos.
Atualmente está junto ao Sebrae Alagoas desenvolvendo uma consultoria para transformar a OIKOS em um Negócio de Impacto Social e Ambiental.

Fernanda Cortez

Fernanda Cortez

Cargo: Secretária Adjunta de Cidade Inteligente
Instituição: Prefeitura Municipal de Maceió
Palestra: ”A criatividade como ferramenta de (re)construção histórico-cultural”


Arquiteta e Urbanista (UFAL) e Administradora com habilitação em Marketing (FAL). Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, na linha de Planejamento Urbano, Gestão e Meio Ambiente (UFSCS), com experiência na área de transporte e mobilidade urbana. Atua na área pública desde 2013, tendo exercido os cargos de Planejamento, Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e atualmente está como Secretária Adjunta de Cidade Inteligente, no Gabinete de Governança da Prefeitura de Maceió/AL. Vem desenvolvendo trabalhos que visam a otimização dos serviços e informações ao cidadão e ao turista, a disseminação de práticas criativas na gestão pública, a priorização de projetos com soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano e a viabilização da integração entre instituições públicas e privadas, na busca de uma cidade mais humana, inteligente, sustentável e criativa.

Gabriel Mazzola Poli de Figueiredo

Gabriel Mazzola Poli de Figueiredo

Cargo: Researcher / Coordinator
Instituição: FFAU-USP / GT de Impactos Sistêmicos da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes
Palestra:“Impactos Sistêmicos da Tecnologia nos projetos de Cidades Inteligentes”


Doutorando e Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde estuda Cenários Urbanos Futuros, Cidades Inteligentes, Inovação e Tecnologia aplicadas às cidades e à sociedade. Engenheiro Eletrônico pela POLI-USP, foi responsável técnico pela recente expansão do programa Wi-Fi Livre SP na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de SP. Coordena o Grupo de Trabalho de Impactos Sistêmicos da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (InterSCity)

Kelson Douglas

Kelson Douglas

Cargo: Sócio Fundador
Instituição: AMPIT (Associação Mineira de Pesquisa, Inovação e Tecnologia)
Palestra: ”HISMACITY.br — Criando um procotolo nacional para o desenvolvimento de cidades pequenas, históricas e inteligentes”


Especialista em criação digital, Kelson passou por algumas das maiores agências de BH, atendendo marcas como Petrobras e AMBEV. Também manteve por anos um blog parceiro da MTV e revista SUPER. Hoje, é CCO da I Love Pixel, Fundador do Valin, a comunidade de inovação de Mariana e Ouro Preto e da AMPIT (Ass. Mineira de Pesquisa, Inovação e Tecnologia)

Raquel Cardamone

Raquel Cardamone

Cargo: Especialista em Cidades Inteligentes e fundadora
Instituição: Unicamp / Bright Cities
Palestra: ”Upgrade your city”


Raquel Cardamone atua há mais de 15 anos no mundo empresarial e é fundadora da startup Bright Cities, plataforma que por meio de diagnósticos e mapa de soluções converte cidades de qualquer porte e nacionalidade em smart cities. Raquel é formada em Administração de empresas e é pesquisadora pela UNICAMP – Universidade de Campinas.

Samia Nascimento Sulaiman

Samia Nascimento Sulaiman

Cargo: Pós-doutoranda Em Planejamento e Gestão do Território
Instituição: Universidade Federal do Abc
Oficina: “Cidades e participação social: ferramentas para o diagnóstico e a gestão participativa”


Pós-doutoranda em Planejamento e Gestão do Território, Universidade Federal do ABC. Pós-Doutora em Ciências Ambientais, Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), Doutora e Mestre em Educação (USP), Mestrado em Planejamento e Gestão de Riscos Naturais, Universidad de Alicante, Espanha. Graduação e Licenciatura em Letras (USP). Pesquisadora do Laboratório de Gestão de Risco (LabGRis), UFABC. Coordenadora de projetos socioambientais do Instituto SIADES. Experiência em Pesquisa e Consultoria, com publicações científicas e materiais educativos, em Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mobilização social, Gestão de Riscos, Participação Social. Experiência como docente nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior.

Sonia Maria Viggiani Coutinho

Sonia Maria Viggiani Coutinho

Cargo: Pesquisadora
Instituição: Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP, no Programa USP Cidades Globais
Oficina: “Cidades e participação social: ferramentas para o diagnóstico e a gestão participativa”


Sonia Maria Viggiani Coutinho é atualmente pesquisadora pelo Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP, no Programa USP Cidades Globais e consultora temporária do PNUD. Advogada. Mestre em Saúde Pública e doutora em Ciências, linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Ambiental, todos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, com Bolsa Fapesp. Pós-doutorado pela Escola Politécnica/USP, no tema das Smart Cities. Atua na área de Ciências Ambientais, Saúde Pública e Interdisciplinar, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão ambiental e urbana, indicadores de sustentabilidade, estudos sobre ordenamento territorial, cidades, saúde, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e interdisciplinaridade. Consultora externa do Instituto Siades.

Yuri Lima

Yuri Lima

Cargo: Sócio Fundador
Instituição: LABORe
Palestra: ”O Futuro do Emprego nas Cidades Brasileiras: Panorama e Soluções”


Yuri Lima é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Foi um dos fundadores do Laboratório do Futuro onde coordena a linha de pesquisa “Futuro do Trabalho”. É sócio-fundador da LABORe que utiliza a ciência de dados para ajudar a sociedade a entender melhor o mundo do trabalho.

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

APOIO INSTITUCIONAL ESTRATÉGICO

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

EVENTO PARALELO