- Pioneira no uso da metodologia de gestão pública colaborativa, Govtech completou 10 anos de história em março.
- SAAS de gestão e atendimento ao cidadão está presente em mais de 130 cidades e possui mais de 930 mil pessoas cadastradas.
- Além de facilitar a comunicação entre o gestor público e o cidadão, o Programa de Gestão Pública Colaborativa permite que a população participe ativamente das decisões do município através de Consultas Públicas.
Fundado no ano de 2013, quando redes sociais como Facebook e Twitter estavam alcançando o auge de sua popularidade, o Colab surgiu com uma proposta inovadora: incluir a população nas decisões de suas cidades e torná-la uma aliada na zeladoria urbana.
Com 10 anos de trajetória, a govtech evoluiu e tornou-se referência em tecnologia para governos, disponibilizando o Programa de Gestão Pública Colaborativa em uma plataforma Software as a Service (SAAS), Software como Serviço em tradução livre.
Além de manter os módulos de zeladoria e consulta pública, agora é possível também adicionar serviços digitais personalizados ao Colab, criando um canal único de entrada de demandas da população a gestores de diversas secretarias.
O principal ator beneficiado com essas mudanças é o cidadão, que através de um único cadastro e aplicativo pode acessar diversos serviços, como solicitação de manutenção em espaços públicos, participação em tomadas de decisões, agendamento de vacinas e consultas, solicitação de documentos, como carteirinhas para pessoas com síndrome de down e autismo, e pagamento e consulta do IPTU. Estes são apenas alguns dos exemplos de uso da plataforma, porém, as possibilidades de inclusão e criação de serviços digitais são inúmeras.
Mas os benefícios não são restritos aos cidadãos. Os gestores públicos contam com dados georreferenciados e atualizados em tempo real sobre a cidade, além de saber a opinião da população sobre determinados assuntos, fazendo com que tomem decisões mais assertivas baseadas em evidências e corroboradas pela opinião pública.
Segundo o CEO da empresa, Gustavo Maia, o Colab é uma solução completa tanto para o cidadão quanto para o gestor.
“Nesses 10 anos de história, o Colab foi construído em parceria com gestores públicos de todo Brasil, especialistas em governos, acadêmicos e cidadãos. É uma solução constantemente aprimorada, com a adição de novos serviços digitais e funcionalidades a cada duas semanas.”
Atuação Internacional
Recentemente o Colab adicionou mais um serviço digital em seu catálogo. Em 2021 desenvolvemos o Sistema de Verificação Colaborativa (SVC) junto a empresas do segmento de utilities.
O Colab iniciou recentemente seus serviços em Portugal com um projeto piloto na região do Porto. Em parceria com a E-Redes, empresa de distribuição de energia elétrica que faz parte do grupo EDP, os cidadãos do município de Matosinhos, localizado no litoral português, e todas as pessoas que trabalham, estudam ou estão de passagem pela cidade já podem utilizar o app do Colab para participar do “Identificou, Ganhou!”, fotografando postes apagados pela cidade. O programa foi lançado em 16 de fevereiro e conta atualmente com mais de 130 cidadãos cadastrados, que já realizaram aproximadamente 200 verificações.
Colab no CSC Govtech
Parceiro do Connected Smart Cities, o Colab mediará dois painéis no evento:
Multicanalidade para prestação de serviços públicos, que contará com a participação de Pedro Seno, Secretário de Inovação na Prefeitura de Santo André (SP); Lucas Porto, Secretário de Planejamento e Gestão Estratégica na Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP); e Júlia Sobreira, Subsecretária de Gestão integrada e inovação na Prefeitura de São Gonçalo (RJ). A mediação será por conta de .
Participação digital na criação e gestão de políticas públicas será o tema debatido por Pedro Trindade, Secretário de Inovação Ciência e Tecnologia na Prefeitura da Serra (ES); Martha Romano, Secretária de Comunicação na Prefeitura de Diadema (SP); e Fernando Stern, Coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão na Prefeitura de Niterói (RJ). Este painel será mediado pela Coordenadora de Projetos Estratégicos no Colab, Dalila Ramalho.
Sobre o Colab
Fundado em 2013 e eleito o melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation, o Colab já recebeu prêmios nacionais e internacionais pela inovação na gestão pública, e em 2021 foi escolhida como GOVtech mais promissora do Brasil pela
StateUp. Também é a plataforma escolhida pelo ONU-Habitat, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, para aplicar uma pesquisa anual nacional de percepção dos brasileiros sobre a condição de vida em suas cidades.
@colabapp
Mais informações para jornalistas: