Pato Branco, Curitiba, Natal e Florianópolis se destacam por seus avanços em governança e inovação, sendo premiados com Selo GovTech nível Ouro em cerimônia realizada em São Paulo.
No dia 29 de abril de 2024, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, foi palco da segunda edição do CSC GovTech, um evento que reuniu os principais os principais gestores públicos, além de players do setor privado de tecnologia e comunicação, de diversos ecossistemas do mercado financeiro e de governança. Organizado pela Plataforma Connected Smart Cities, o CSC GovTech busca promover a melhoria contínua dos processos de gestão municipal relacionados à inovação e estimular a transparência, cooperação e participação dos diversos atores presentes nos ecossistemas de inovação.
Um dos destaques do evento foi a cerimônia de premiação do Selo CSC GovTech, uma iniciativa da plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS – Bureau de Soluções para Cidades e Ecossistemas, que visa promover a melhoria dos processos de gestão municipal que demonstram comprometimento efetivo com o desenvolvimento desses ecossistemas e apresentem iniciativas com resultados mensuráveis em governança.
Para participar da avaliação do Selo, os municípios tiveram que responder questionário estruturado e apresentar evidências corroborando as informações apresentadas. Participaram desta 1ª edição, 50 cidades brasileiras de todas as regiões.
“A iniciativa do Selo de Governança de Boas Práticas Municipais de Ecossistemas de Inovação já nasceu superando às expectativas, ao atingir o envolvimento de 50 cidades brasileiras em tão pouco tempo É um compromisso que os gestores destas cidades assumem, ao trabalhar a governança desse ecossistema tão importante para o desenvolvimento de suas cidades, com resultados na qualidade de serviços para os cidadãos”, comenta Willian Rigon, sócio-diretor de novos negócios da Plataforma Connected Smart Cities.
Os critérios de avaliação foram divididos em 5 dimensões essenciais:
- Políticas e estratégias de inovação;
- Participação e colaboração das hélices;
III. Transparência e acesso à informação;
- Cultura de inovação;
V. Ambientes e resultados de inovação.
Foram quatro níveis de classificação das cidades: Aspirante, o nível inicial; Bronze, Prata e Ouro, este último atingido por cidades que apresentam excelência em práticas de governança e resultados sustentáveis.
Os municípios que se destacaram na categoria Ouro do Selo CSC GovTech foram:
- Pato Branco
- Curitiba
- Natal
- Florianópolis
Já os municípios que receberam o Selo GovTech na Categoria Prata, sendo cidades que passaram de apenas terem boas práticas de governança de ecossistemas municipais de inovação identificadas, e que contam com estas já estabelecidas e com resultados emergentes, foram: Cascavel, Sorocaba, Brusque, Joaçaba, Joinville, Londrina, São José, Apucarana, Niterói, Maringá, Caxias do Sul, São Luís, Belo Horizonte, Assaí, Maceió, Recife e Santana de Parnaíba.
Ao promover e reconhecer as boas práticas de governança nos ecossistemas municipais de inovação, o Selo GovTech visa impulsionar o desenvolvimento e a eficiência das cidades brasileiras, capacitando-as a enfrentar os desafios do futuro com soluções inovadoras e inteligentes. A Plataforma Connected Smart Cities parabeniza os vencedores do Selo GovTech e reitera seu compromisso em continuar promovendo a inovação e o desenvolvimento em todo o território brasileiro.
“O Selo simboliza um marco importante na disseminação da inovação além dos grandes centros urbanos. Porém, deixa claro que existem desafios, como a comunicação interna nos ecossistemas, uma questão crítica que pode impedir a continuidade das ações nesses ambientes. Como especialistas no tema, a Exxas reafirma seu compromisso em apoiar as governanças na melhoria da gestão, promovendo uma transformação significativa na governança e na implementação de soluções inovadoras em todo o país.”, comenta Giovani Bernardo CEO & Founder – EXXAS Smart City Bureau
Para mais informações sobre o CSC GovTech e outras iniciativas da Plataforma Connected Smart Cities, visite o site oficial em .Você pode baixar o relatório completo do Selo CSC GovTech no site e conhecer as demais cidades avaliadas.
Sobre o Connected Smart Cities:
O Connected Smart Cities é uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes. O CSC reúne os atores desse ecossistema com o propósito de proporcionar espaços para integração e estimular a inovação, se tornando o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.
Sobre a EXXAS:
Bureau de soluções para Cidades e Ecossistemas. Há mais de 10 anos imersos na cultura da inovação, utilizando essa experiência para auxiliar as cidades a crescerem, se conectarem e se desenvolverem.