Evento lança espaço inédito para impulsionar parcerias e concessões municipais com foco em eficiência, inovação e impacto social
O Connected Smart Cities 2025 chega com uma grande novidade que promete transformar o debate sobre infraestrutura urbana no Brasil: a ampliação do debate sobre o tema, com dois palcos exclusivos dedicados às Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões para cidades. Fruto de uma parceria com a B3 – a bolsa do Brasil – e o FDIRS (Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável), a iniciativa tem como objetivo principal apoiar os municípios na estruturação e viabilização de projetos que melhorem os serviços públicos e, consequentemente, a qualidade de vida da população.
Com patrimônio líquido de R$ 1 bilhão, o FDIRS se destaca por ser o primeiro fundo de capital da União com gestão privada e discricionária. Sua criação visa justamente impulsionar a estruturação de projetos de PPPs e concessões municipais, oferecendo um instrumento estratégico de financiamento aos governos locais que buscam soluções sustentáveis e eficazes para os desafios urbanos.
Leia mais: Recife Sedia Encontro de Municípos do FDIRS para Impulsionar Projetos de PPPs no Brasil
Durante o CSC 2025, estes palcos serão espaços de destaque para a apresentação de soluções práticas, estudos de caso e oportunidades de investimento em sete setores considerados estratégicos para o desenvolvimento urbano. São eles: iluminação pública e smart cities, saneamento básico, resíduos sólidos, perímetros irrigados, PPPs sociais (educação e saúde) e mobilidade urbana. A proposta é reunir especialistas, gestores públicos e representantes do setor privado para discutir como transformar ideias em projetos concretos e bem estruturados.
Para empresas que atuam na estruturação de projetos, concessões, engenharia, operação de serviços públicos, tecnologias urbanas ou financiamento de infraestrutura, essa é uma oportunidade única de se conectar diretamente com os principais tomadores de decisão do setor público. O Connected Smart Cities 2025 se consolida, assim, como o ambiente ideal para geração de negócios, apresentação de soluções inovadoras e consolidação de parcerias de longo prazo, sempre com foco em impacto social e aumento da eficiência nas cidades brasileiras.