Nos dias 17 e 18 de setembro, São Paulo sediará o Connected Smart Cities e Mobility, mais importantes iniciativas de cidades inteligentes e mobilidade do país, respectivamente.
CREDENCIAMENTO IMPRENSA: Os jornalistas deverão solicitar o credenciamento pelo e-mail: (Jornalista Eliane Jerônimo Bueno). É necessário informar: nome, função, veículo e contatos.
Os eventos contemplam exposição de produtos, serviços e soluções para cidades inteligentes, destacando os lançamentos e tendências, por exemplo, para mobilidade- contemplando os vários modais, iluminação; geotecnologias e drones, Tech Lounge com realidade virtual, arena drones, entre outras inovações e tendências que estão sendo implementadas mundialmente.
Segundo a idealizadora das plataformas e diretora executiva da Sator, Paula Faria, nos dois dias, os evento deverão reunir, em um espaço de mais de sete mil m², mais de três mil participantes, 300 palestrantes nacionais e internacionais, 90 painéis em 9 palcos simultâneos- em formato totalmente inovador, além da presença de mais de 200 prefeituras.
“Com uma pauta que contempla todos os temas fundamentais para o desenvolvimento das cidades brasileiras, a 5ª edição do Connected Smart Cities apresenta, juntamente com o Connected Smart Mobility, o Ranking Connected Smart Cities 2019. No estudo, apresentaremos um panorama geral de todos os municípios do país com mais de 50 mil habitantes, destacando as cidades com maior potencial de desenvolvimento, sendo que essa edição do Ranking conta com a incorporação de conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 – Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se, assim, como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil”, comenta.
A diretora executiva da Sator cita, ainda, que a plataforma Connected Smart Cities é a iniciativa de cidade inteligentes, no Brasil, que mais gera negócios para esse segmento. “Por meio das Rodadas de Negócios, que utilizam sistema de agendamento totalmente digital e interativo, para agendamento entre os participantes, as empresas, entidades e governos têm acesso as oportunidades nos diversos segmentos. Nesse sentido, devemos realizar esse ano mais de 600 Rodadas, superando a edição anterior”, conclui Paula Faria.
O Connected Smart Cities é composto pelos eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, e reunirá os diversos agentes relacionados aos governos, empresas e entidades nacionais e internacionais. Com foco na mobilidade do Brasil, o Connected Smart Mobility trará uma Agenda Estratégica e, nesse sentido, a programação do evento contempla os temas: mobilidade para as pessoas, mobilidade ativa, mobilidade compartilhada, veículos elétricos, análise de dados, conectividade & integração e tendências. A programação completa está disponível em: www.connectedsmartcities.com.br/programacao/ e www.connectedsmartmobility.com.br/programacao/
Acompanhe algumas das soluções, produtos e serviços para cidades inteligentes que serão apresentadas no Connected Smart Cities e Mobility:
Arena de Drones
Na Arena de Drones, espaço de demonstração de aeronaves não tripuladas, serão apresentados diversos equipamentos e soluções utilizando esta tecnologia. Entre as empresas participantes, destaca-se a Digifort que, além de soluções de segurança, é responsável pelo case de monitoramento de smart cities da Prefeitura de Praia Grande/SP, considerado o maior case brasileiro e o terceiro maior da América Latina e Caribe.
Na Arena, também serão apresentadas soluções de mapeamento, drones salva-vidas, filmagem e fotografia profissional, com a presença de instituições públicas, como a polícia militar, por meio do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM), e que também apresentará suas soluções com drones. Destacam-se, ainda, as atividades para os participantes dos eventos, que poderão pilotar drones em um circuito de obstáculos: atração oferecida pela Real Games, empresa também responsável pela montagem da estrutura da arena.
Tech Lounge
Já o Tech Lounge será voltado para experiência de como é uma cidade inteligente e um Centro de Controle de serviços urbanos, por meio de realidade virtual. A ação é em parceria com a SPIn Soluções Públicas Inteligentes, primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento das Cidades Inteligentes, que concentra os mais renomados especialistas e a mais avançada expertise em todos os campos do conhecimento necessários ao planejamento e à estruturação bem-sucedida de smart cities. A empresa possui em seu portfólio projetos estruturados junto ao Governo Federal, Parcerias Público-Privadas (PPPs) em modelos inovadores, bem como o primeiro Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente de um Município brasileiro.
Relax lounge
E o Relax lounge com quick massage, em parceria com a Serenidade do Toque, empresa que oferece o serviço de massagens feitas por cegos. O espaço será um ambiente para o relaxamento e, durante os eventos serão sorteados pacotes de massagens para os participantes.
Espaço Test Ride
Pensado especialmente para dar ao público dos eventos a vivência com as novas modalidades de locomoção, como patinetes e bicicletas, o Espaço Test Ride conta com ambientação urbana, onde as empresas demonstrarão, na prática, o uso dos seus equipamentos.
O espaço conta com Patinetes da Lime, empresa presente em mais de 25 países, que expõe seu modelo de patinete elétrico com tecnologia e hardware próprios, além de bateria de longa duração. A Lime também oferecerá descontos especiais para os participantes do Connected Smart Cities. Os veículos da empresa estão sempre disponíveis em São Paulo e Rio de Janeiro.
Já a Tembici, empresa líder em micromobilidade da América Latina, vai disponibilizar um test ride de suas bicicletas compartilhadas, além da gratuidade em planos mensais no sistema de São Paulo, um dos maiores do mundo. A empresa hoje é responsável por mais de 2 milhões de viagens de bicicletas compartilhadas na América Latina por mês, o que gerou nos últimos seis meses uma economia de 34 mil toneladas de CO2 emitidos na atmosfera.
Os eventos contam, ainda, com outras ações e iniciativas inseridas no contexto de cidades inteligentes e sustentáveis, com destaque para as soluções que serão apresentadas pelas empresas na Exposição:
Enel X
A Enel X é uma empresa global que lidera a transição energética e que se dedica ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores em que a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. Voltados para cidades, os sistemas inteligentes de iluminação da empresa estão um passo à frente na iluminação pública, por exemplo. Nesse sentido, a empresa participa do Connected Smart Cities e Mobility, oportunidade em que irá destacar os seus projetos de iluminação pública e cidades inteligentes, com tecnologia, distribuição de luz uniforme e que reduzem a poluição luminosa.
A empresa utiliza tecnologias inteligentes, simples e rápidas para ajudar os clientes a descobrirem uma nova forma de utilizar a energia em todo o mundo, destacando-se a sua capacidade de fazer o melhor uso da tecnologia adaptada as legislações locais para viabilizar projetos sólidos (como parcerias público-privadas e financiamento de projetos).
Voom
A Voom, plataforma de reserva de voos de helicóptero compartilhado sob demanda, traz para o Connected Smart Cities e Mobility a inovação da mobilidade aérea urbana. Por meio de uma ativação 360°, os participantes do evento poderão vivenciar a experiência de conhecer a capital paulista do alto, por meio de realidade virtual.
Além de conhecer o funcionamento da plataforma, o público dos eventos também participarão de dois sorteios de passeios de helicóptero (com direto a acompanhante) para conhecer os principais pontos turísticos de São Paulo.
Egis
A Egis traz para os eventos sua nova solução de mobilidade: o Scancar, criado para democratizar o estacionamento rotativo e aumentar a eficiência da fiscalização, reduzindo tanto o tempo de procura de vagas quanto os custos operacionais. O carro é composto por um sistema com 20 câmeras (10 do lado esquerdo e 10 do lado direito), w-ifi embarcado, conexão móvel 3G/4G e GPS de precisão.
Atualmente, o Scancar é operado pela Egis em Amsterdam, na Holanda. Em maio deste ano, foram iniciados os primeiros testes em São Paulo (SP) e, a partir do mês de julho, a solução começou a ser testada em Salvador (BA). O lançamento nacional da solução será no Connected Smart Cities e Mobility.
Philips
Liderando o mercado de iluminação conectada, a Philips demonstrará em seu estande sua nova solução inteligente para cidades, o Interact City, uma plataforma de gestão e monitoramento dos ativos de iluminação pública. O sistema é composto por um dashboard e luminárias habilitadas, que serão expostas no evento.
Bosch
Dentre as soluções da Bosch que serão apresentadas durante os eventos estão as tecnologias de videomonitoramento, que incluem recursos avançados para análise de imagens, que atuam com foco em quatro pilares importantes para tornar as cidades inteligentes, sendo eles: Segurança e Proteção do Cidadão que garante ainda assistência para emergências; Gerenciamento Inteligente de Tráfego para auxiliar no fluxo do trânsito, manter a velocidade média do tráfego, reduzir a poluição ambiental e identificar veículos em geral; Sistema de Transporte Inteligente: para tornar mais eficiente o transporte público e de frotas particulares, além do Gerenciamento Inteligente de Estacionamento, que contribui para otimizar a busca do uso das vagas para veículos nas cidades, bem como garantir mais comodidade e segurança nas áreas de estacionamento.
Engie
A Engie, maior produtora privada de energia elétrica do Brasil e detentora da maior malha de transporte de gás natural do país, apresentará nessa edição do Connected Smart Cities e Mobility o seu modelo de Carro Elétrico, destacando a atuação da companhia na mobilidade elétrica; Carregadores Elétricos (inclui o carregador business line – uma referência a parte de infraestrutura da mobilidade elétrica); e Iluminação Pública: serão apresentados cases, como o do Estádio do Avaí, em Florianópolis/SC, que implantou nova iluminação com tecnologia de LED.
Itron
Líder mundial em tecnologia em soluções dedicadas ao uso eficiente de energia e água, a Itron levará soluções inovadoras para o Connected Smart Cities e Mobility 2019,— Street Light View (SLV), que fornece gerenciamento avançado de recursos, técnicas de análise e controle para melhoria e eficiência da Iluminação Pública; Water Operations Management (WOM), com recursos para evitar perdas e automatizar a gestão de água; além de soluções em Smart Grid que visam a proteção de receita e eficiência operacional de utilities e cidades. Trata-se soluções diferenciadas para minimizar os crescentes problemas com desperdícios nestes setores.
Outro destaque é o Poste Energizado, que consiste em uma luminária foto célula, com design diferente dos tradicionais postes usados pelas concessionárias. É dotado de iluminação inteligente, que funciona de acordo com o fluxo de pedestres e de carros pela rua e que contribui no combate à violência, melhora a iluminação no trânsito, evitando possíveis acidentes com veículos e pedestres. A solução já está em funcionamento na cidade de Campinas e São Luiz do Paraitinga.
Scania
A Scania terá um espaço com a abordagem da jornada de sustentabilidade da Scania, o Driving the shift. O objetivo da empresa é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável, criando um mundo de mobilidade que seja melhor para os negócios, para a sociedade e para o meio ambiente.
Esse propósito se baseia em três pilares que, individualmente ou combinados, aceleram a mudança para um sistema de transporte sustentável – eficiência energética, combustíveis alternativos e eletrificação e transporte inteligente e seguro.
Nesse sentido, os primeiros visitantes que passarem pelo estande da Scania terão a oportunidade de se inscrever para visitar a fábrica. Serão cerca de 18 vagas para conhecer a operação industrial brasileira, única fora da Europa que fabrica toda a gama de produtos.
Fundação Ezute
A Fundação Ezute apresentará no Connected Smart Cities 2019 um modelo inovador para a estruturação de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), alternativo ao Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI. Nesse modelo, a Ezute assume, por meio de chamamentos públicos, a captação de recursos financeiros privados a título de doação com encargo, e estrutura os projetos, sem custos para a administração pública, por meio de acordos de cooperação.
O objetivo da Ezute no evento onde estão presentes representantes do setor público e privado é atrair mais municípios para esse modelo, que já está funcionando na área de Saneamento Básico, em cidades dos estados do Piauí e Santa Catarina.
A Fundação visa também a captação de recursos de outras empresas para ganhar escala nesse modelo e atender outros municípios, consórcios intermunicipais e companhias estaduais no segmento de Saneamento, Iluminação Pública e Resíduos Sólidos em outras regiões do país.
Agility
O Agility, plataforma em nuvem desenvolvida pela Geoambiente para a gestão dos serviços públicos e do atendimento ao cidadão, será uma das soluções apresentadas nos eventos. Baseado em tecnologias de ponta como Inteligência Artifical e Machine Learning, o Agility automatiza todo o processo de triagem de chamados recebidos do cidadão, bem como todo o processo de planejamento destas demandas pela municipalidade.
A demonstração do sistema será por meio de uma TV, representando o uso da plataforma pela prefeitura e contendo mapas, agenda, tabelas e gráficos. Também serão usados celulares, simulando todo o processo da participação do cidadão e a da equipe de campo da gestão municipal.
Siemens
A Siemens vai expor em seu estande um totem que atende o mercado da mobilidade elétrica. Além dos produtos e soluções para infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, a empresa vai apresentar também: Aplicativos baseados em nuvem (plataforma MindSphere) para monitoramento de dispositivos, visualização de dados e análises; plataformas de tecnologia de armazenamento de energia; Digitalização e Automação de Energia (Medição Inteligente, Subestações digitais, Centro de Operações Remoto, Sensoriamento); Integração eficiente de sistemas de geração distribuídos; e Soluções Prediais.
Kido Dynamics
A Kido Dynamics fará a demonstração da sua plataforma funcionando com casos reais desenvolvidos na Europa e no Brasil. Os visitantes poderão navegar nos mapas onde a empresa traça as trajetórias das populações e interagir com o mesmo ao clicar em localizações geográficas específicas. A cada clique, o público poderá visualizar diversos gráficos contendo informações como: tráfego de pessoas (de acordo com o horário), locais de origem e destino das mesmas, a distância percorrida, idade e sexo, entre outras informações.
Dessa forma, os visitantes dos eventos terão, de forma bem tangível, a experiência de como a Kido Dynamics transforma big data em informação relevante, de maneira robusta e acessível ao mesmo tempo.
Exati Tecnologia
A Exati é uma plataforma de softwares e hardware para cidades inteligente que atua na área de gestão de serviços públicos. Atualmente, é líder no setor de Gestão para Iluminação Pública e atende as principais capitais do Brasil, como Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte. São mais de 229 cidades atendidas em todo o Brasil e mais de 30 milhões de pessoas impactadas pela solução. Nesse sentido, a empresa vai apresentar nos eventos, além dessa solução de Iluminação Pública, os sistemas para gestão eficiente e otimização de recursos no ramo de manutenção viária, arborização, resíduos urbanos.
E a Telegestão, hardware que permite o controle e monitoramento em tempo real dos serviços de iluminação pública, em conjunto com funcionalidades voltadas à Internet das Coisas (IoT) para cidades.
Christie
A Christie Digital Systems USA, Inc, empresa global de tecnologias visuais e de áudio, apresentará a solução de sala de controle, composta de quatro monitores de vídeo wall Christie FHD552X-B LCD de 55 polegadas; o projetor laser Christie DWU1075-GS, que elimina a necessidade de substituição de lâmpadas e filtros, proporcionando 20 mil horas de operação de baixo custo, entre outras inovações.
A empresa é a fornecedora das soluções de áudio e vídeo da edição 2019 do Connected Smart Cities e Mobility.
TPF Engenharia
A TPF Engenharia apresentará o case CASE do CCO da Emlurb, primeiro Centro de Controle Operacional de coleta de lixo e limpeza urbana em operação no Norte/Nordeste do país, implantado em Recife. No estande da TPF, será possível acompanhar o monitoramento de serviços em tempo real e simular a criação de demandas (via Smartphone) na plataforma de gestão PLUG Coleta Inteligente. Também haverá demonstrações da aplicação de Business Intellingence (BI) para a análise de dados de monitoramento dos serviços de limpeza urbana.
VIA
A empresa norte-americana Via, líder mundial e desenvolvedora de soluções de mobilidade sob demanda, vai apresentar nos eventos o CityBus 2.0, implementado na cidade de Goiânia em parceria com a HP Transportes Coletivos, em fevereiro de 2019.
O sistema, primeira implantação da companhia na América Latina, consiste no serviço de transporte público compartilhado à população, por meio de vans.
Alstom
A Alstom, como promotora da mobilidade sustentável e líder mundial em sistemas de transporte integrados, fará no Connected Smart Mobility, a palestra “Mobilidade Inteligente”, ressaltando como a coordenação e a otimização multimodal é um contribuinte importante para a fluidez nas áreas metropolitanas. A empresa destacará o produto MASTRIA, com o uso de inteligência artificial, que combina a análise em tempo real dos dados de tráfego, de demanda de passageiros, e de ocorrências na cidade coordenando todos os modos de transporte da forma eficiente, podendo criar serviços planejados com um elevado nível de qualidade e satisfação.
Portais Públicos
Sediada em Blumenau, a empresa Portais Públicos é focada no desenvolvimento de softwares governamentais em Comunicação com cidadão e Segurança Pública, com destaque no desenvolvimento Mobile, inteligência artificial e aplicações web 100% cloud. Em seu estande, a empresa irá apresentar os produtos: Minha Cidade – Gestor Público – Aplicativo para Cidades Digitais (Smart City), focado em integrar o cidadão com a gestão pública, canal 156 de Ouvidoria.
E a G-SEG – Plataforma de inteligência na área de segurança destinada às Agências de inteligência e departamentos de segurança pública. As principais funcionalidades são: Geoprocessamento das ações e ocorrências criminosas, mapeando as facções e atividades individuais em manchas de recorrência.
IMA – Informática de Municípios Associados
Empresa de Economia Mista da Prefeitura de Campinas, a IMA atua em todas as áreas da Gestão Pública Municipal, tendo desenvolvido mais de 200 sistemas que fazem de Campinas referência nacional em Cidades Inteligentes.
A empresa vai apresentar em seu estande, além do desenvolvimento e manutenção de soluções e aplicativos, a atuação nos Planos Estratégicos municipais, como gestão do Data Center próprio, ampliação para 300 km da Rede de Fibra Ótica com 200 km já instalados, Wi-Fi gratuito em 42 espaços públicos, dentre outras ações em todas as Secretarias da cidade. A IMA irá destacar, ainda, a gestão de dois Polos de Alta Tecnologia de Campinas – CIATEC 1 e 2. A CIATEC – Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, incorporada pela empresa, neste ano.
Urban Systems
Há 20 anos, a Urban Systems vem acumulando conhecimento e competência que a tornaram referência em inteligência e consultoria de mercado em todo Brasil. Hoje são mais de 900 projetos e 700 cidades analisadas, 11 eixos temáticos e mais de 300 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios.
Nesse sentido, a empresa destacará- nos eventos, sua atuação junto às cidades, desde o desenvolvimento de diagnósticos que apontam os pontos fortes e fracos das cidades brasileiras, até a elaboração de planos estratégicos de longo prazo.
SmartGreen
A empresa SmartGreen, pioneira no desenvolvimento de soluções inteligentes para gestão de utilities e iluminação pública irá demonstrar a sua plataforma de telegestão de iluminação pública, que proporciona redução de custos operacionais, medição real de consumo por ponto e infraestrutura de comunicação que habilita serviços para cidades inteligentes. A companhia levará, por meio do parceiro fornecedor, modelo de luminária que utiliza nos projetos para apresentar em seu estande.
Líder no mercado brasileiro de telegestão de iluminação pública, a SmartGreen tem projetos em operação em diversas cidades no Brasil e América Latina com grandes players do setor.
Os eventos contam, também, com outras iniciativas e novidades para o segmento de cidades inteligentes no Brasil.
Serviço
Connected Smart Cities e Mobility
Data: 17 e 18 de setembro de 2019
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
As imagens do Connected Smart Cities podem ser acessadas por meio do link:www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums
CREDENCIAMENTO IMPRENSA: Os jornalistas deverão solicitar o credenciamento pelo e-mail: (Jornalista Eliane Jerônimo Bueno). É necessário informar: nome, função, veículo e contatos.
Sobre o Connected Smart Cities e Mobility
O Connected Smart Cities, principal evento do setor no Brasil e um dos maiores da América latina, é realizado pela Sator e envolve
empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. O Ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Sator, empresa organizadora do evento homônimo. Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2018 estão disponíveis em: http://sators.rds.land/csc19_resultado_ranking
Paralelamente ao evento, acontece o Connected Smart Mobility, a revolução a mobilidade urbana, com Agenda Estratégica para debate e apresentação das inovações para esse segmento.
Sobre a Sator
A Sator nasceu em 2005 como uma empresa de produção de eventos, passou a oferecer serviços de comercialização e comunicação para os eventos que organizava e, mais recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais, como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa.
A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos de aviação, tais como: a Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (2007 a 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil com curadoria técnica da ANAC (2008 a 2010), o Broa Fly-in (2006 a 2008), o Road Show Chile (2012), a Airport Infra Expo (2011 a 2018), Aviação em Debate (2015) e o IBAS – International Brazil Air Show (2017 e 2019). Também é responsável pelo Connected Smart Cities (2015 a 2019), PPP Awards & Conference (2017 e 2019), Fórum de Mobilidade (2018), Fórum Nacional do Combate à Criminalidade (2018 e 2019), Festival ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos (2019) e Connected Smart Mobility (2019).
Mais Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities e Mobility
Eliane Jerônimo Bueno (Mtb 50559)
+55 11 9 9234-4911
E-mail: