Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades lança programa Brasil Inteligente em série temática, parceria do Connected Smart Cities & Mobility

A partir do dia 29 de julho, o IPGC – Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades começa uma série temática, em parceria com o Connected Smart Cities & Mobility, para lançar o programa Brasil Inteligente.  

IPGC e Programa Brasil Inteligente

O Programa Brasil Inteligente, desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), trabalha as parcerias entre o Estado e a iniciativa privada. A partir deste relacionamento criado, o objetivo é estabelecer interlocução com os mais diversos atores sociais, proporcionando um modelo diferenciado de parcerias público-privadas (PPPs).

A missão principal do IPGC é qualificar a gestão pública para que os municípios consigam atrair investimentos em infraestrutura da iniciativa privada. Para isso, o Instituto oferece uma assessoria integral especializada, em que acompanham todo o processo técnico-jurídico para que as PPPs sejam firmadas, com soluções integradas. 

Neste contexto, um dos produtos oferecidos é que Estados ou Municípios, junto da iniciativa privada, façam uma única concessão administrativa, para somar soluções em um só processo. O objetivo é ajudar os municípios brasileiros a transformarem-se em cidades inteligentes.   

“O IPGC é uma instituição de inteligência, com foco em planejamento e gestão de cidades. Nós queremos ocupar esse espaço que, na minha visão, carece de atenção no país. Não há, hoje, na sociedade, uma instituição como o IPGC, que vem se empenhando e somando os esforços de toda a sua equipe para pensar soluções e transformar a realidade dos municípios brasileiros”, comenta Leonardo Santos, fundador do Instituto.

 

Fábrica de Parcerias

O IPGC Brasil apresenta o que há de mais avançado no desenvolvimento de projetos, com a participação de diferentes interlocutores, no processo de estruturação de parcerias público-privadas. A primeira Fábrica de Parcerias, para unir esses setores a serviço do desenvolvimento sustentável, compartilha conhecimentos das áreas humanas e exatas, com o objetivo de integrar novas tecnologias, como inteligência artificial, robótica e internet.

Para o fundador do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, as novas tecnologias, em um país como o Brasil, tornaram-se cada vez mais importantes para impactar significativamente a produtividade, pois propiciam a integração do país em cadeias globais de valor, e aumentam a eficiência do uso de recursos e o desenvolvimento de projetos em larga escala.

Série Temática

A série semanal, dividida em 3 blocos com 2 horas de programa, será transmitida ao vivo. Interessados devem fazer a inscrição, gratuita, pela plataforma https://evento.connectedsmartcities.com.br. O link de transmissão será enviado por e-mail.  

O tema de abertura vai discutir infraestrutura no Brasil e o processo de estruturação das parcerias público-privadas. No segundo bloco, serão apresentadas as soluções do Programa Brasil Inteligente, com questões que devem abordar iluminação pública, infraestrutura de telecomunicação, e geração de energia. No último programa da série temática, o IPGC apresenta os processos de estruturação da parceria público-privada para cidades e estados inteligentes.

 

Serviço:

Série Temática Programa Brasil Inteligente

Datas: 29/07; 05 e 12/08/2021

Horário: 09h00 às 11h00

Local: Plataforma https://evento.connectedsmartcities.com.br/ 

Mais informações no Portal do evento.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities & Mobility

Patrícia Esteves (Mtb 49995)

+55 13 98808-8470