O Encontro Regional São Luís apresentará um recorte regional do Ranking Connected Smart Cities, que aponta a capital em 15º lugar em Mobilidade entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, além de 8ª em Tecnologia e Inovação

Obs.: O credenciamento para os profissionais de imprensa está disponível em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/credenciamento-imprensa/

Na próxima terça-feira (25 de maio), às 09h (horário de Brasília), o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional São Luís para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital maranhense. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do País,  contemplando 27 ações, entre fevereiro e agosto. 

O Encontro Regional São Luís é o 5º da Região Nordeste e o 14º da agenda da plataforma e faz parte das iniciativas da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021, e conta com programação pré-evento. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; Curitiba; Maceió; Manaus; Recife; Rio de Janeiro; Rio Branco; Fortaleza; Porto Alegre; e Palmas. Inscrições gratuitas em:  https://bit.ly/3gPXN9E 

A iniciativa reunirá especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual, com destaque para a programação, com a apresentação do Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para São Luís e dos indicadores de desenvolvimento, no contexto do Ranking Connected Smart Cities 2020. Conforme o estudo, no recorte regional, a capital está em 15º lugar em Mobilidade, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, além da 8ª posição em Tecnologia e Inovação entre as cidades da Região Nordeste.

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais regiões, teremos uma agenda importante na capital maranhense. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

São Luís no Ranking Connected Smart Cities
A programação do Encontro Regional São Luís conta com a apresentação dos destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 70 indicadores segmentados em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, energia, empreendedorismo, tecnologia e inovação, governança e economia e adapta os principais estudos internacionais e a ISO 37.122, referente à indicadores para cidades inteligentes.

Além dos resultados gerais, o Ranking CSC traz análises segmentadas pelos eixos temáticos, permitindo uma visão Regional do Brasil, considerando o porte de municípios. A cidade está inserida no recorte dos municípios com mais de 500 mil habitantes.

Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, que também coordena o estudo, pontua que nas últimas edições do Ranking, que inclui 2020, São Luís não está entre as 100ª colocadas, porém, no recorte Região Nordeste, a capital ocupa a 21ª posição e a 37ª entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

“Em Tecnologia e Inovação, eixo que é normalmente atrelado às smart cities, a cidade ocupa a 65ª posição no Ranking Geral, 8ª na Região Nordeste e a 32ª colocação em cidades com mais de 500 mil habitantes. É importante enfatizar a infraestrutura tecnológica do município, onde a velocidade de quase 50% das conexões de banda larga é superior a 34 megabytes, contra 28,8% no estudo anterior. E seis empresas de telefonia móvel presentes na cidade oferecem serviços com 4.5G e de banda larga fixa, proporcionando boa cobertura”.

O executivo também ressalta o aumento considerável em relação à qualificação dos empregos formais: “No levantamento de 2019, os postos de trabalho ocupados com profissionais com ensino superior somavam 22% e, em 2020, aumentou para 28,4%. E o setor de Educação e pesquisa e desenvolvimento (P&D) responde por 4,9% de todos os empregos formais da cidade maranhense”, disse.

Rigon também chama a atenção para a Mobilidade, eixo em que a São Luís ocupa a 55ª colocação no Ranking Geral, sendo a 15ª melhor colocada entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.

“A capital se destaca neste quesito em função dos indicadores de conexão, que permitem acesso e conexão com outros municípios. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a cidade conta com 151 conexões interestaduais rodoviárias, além de aeroviária para mais de 15 destinos, por meio do Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado. Outra referência é a infraestrutura cicloviária de 4,47 km para cada 100 mil habitantes, um número superior ao ofertado por Goiânia, por exemplo, cidade do nosso próximo evento regional”, concluiu Willian Rigon.

Palestrantes Encontro Regional São Luís
Estão confirmados: Patrícia Trinta, assessora de Cidades Inteligentes da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) da Prefeitura de São Luís; Francisco José da Silva e Silva, coordenador de Laboratório de Sistemas Distribuídos Inteligentes  da Universidade Federal do Maranhão (LSDi-UFMA); André Lobão, assessor de Desenvolvimento Sustentável e Economia Criativa da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) da Prefeitura de São Luís; Renato Vaz, coordenador Geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Além de: Vandete Mendonça, analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Vitor Raydan Diab, área Manager (Central) da Rain Bird; Paulo Takito, diretor e sócio-fundador da Urban Systems; Raphael Miranda, gerente Comercial do Moovit; Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility; e Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities.

A programação completa está disponível em: https://bit.ly/3gPXN9E

 

AGENDA

 A Agenda proposta para os eventos acontece entre 23 de fevereiro e 24 de agosto de 2021 e contempla os estados/regiões:
Estados Região Nordeste/Cidades: Maceió (AL); Salvador (BA); Fortaleza (CE); São Luís (MA); João Pessoa (PB); Recife (PE); Teresina (PI); Natal (RN); Aracaju (SE);
Estados Região Sul/Cidades: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS);
Estados Região Norte/Cidades: Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM);  Belém (PA); Palmas (TO); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR);
Estados Região Sudeste/Cidades: Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP);
Estados Região Centro-Oeste/Cidades: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO).

Patrocinadores Eventos Regionais: Bosch, Enel X, Signify e Sonner

Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que permitem aos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes acesso aos conteúdos: crível, analítico e relevante, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas a mobilidade urbana no Brasil.  

O Connected Smart Cities & Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas mensalmente, 19 mil participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Negócios, 550 marcas participantes, 300 painéis de discussão, 1.100 palestrantes, além de mais de 250 apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019 (formato presencial), contou com a presença de aproximadamente 300 municípios.

Serviço
Connected Smart Cities & Mobility 2021
Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/
Imagens: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums
Organização: Necta (www.nectainova.com.br) e Urban Systems 

Encontro Regional São Luís
Data: 25/05
Horário: 09h (horário de Brasília)
Inscrições gratuitas em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

Obs.: O credenciamento para os profissionais de imprensa está disponível em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/credenciamento-imprensa/
 

Sobre o Connected Smart Cities & Mobility
O Connected Smart Cities & Mobility, principal plataforma especializada no mercado de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e uma das maiores da América latina, foi desenvolvida pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. A iniciativa tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: estudo desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis em: http://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual 

Relações com a imprensa
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities & Mobility
Eliane Jerônimo Bueno (Mtb 50559)
+55 11 99234-4911