fbpx

Selo Connected Smart Cities Reconhece e Fomenta Boas Práticas para um Futuro Urbano Mais Inteligente

A Plataforma Connected Smart Cities, em colaboração com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, apresenta uma ferramenta destinada a impulsionar o desenvolvimento e reconhecer as melhores práticas em cidades inteligentes: o Selo Connected Smart Cities.

O Selo Connected Smart Cities surge como uma forma de orientar as cidades brasileiras, oferecendo não apenas um reconhecimento, mas também uma direção clara para o desenvolvimento urbano sustentável e inteligente. Em um cenário onde as demandas urbanas se tornam cada vez mais complexas, este selo não apenas celebra as conquistas das cidades comprometidas com a inovação e a governança eficaz, mas também as incentiva a buscar constantemente a excelência em todas as dimensões que moldam uma cidade inteligente. Ao promover a colaboração entre setores público e privado, fomentar a inovação e reconhecer as melhores práticas, o Selo Connected Smart Cities se posiciona como um catalisador crucial para um futuro urbano mais resiliente, inclusivo e próspero para todos os seus habitantes.

Este selo inovador avalia o comprometimento e as ações das cidades brasileiras em seis dimensões fundamentais, com cinco delas baseadas em autodeclarações e uma considerando o desempenho das cidades nas edições anteriores do Ranking Connected Smart Cities.

As dimensões analisadas incluem:

  1. Planejamento da Cidade Inteligente: Avalia boas práticas refletidas no planejamento municipal.

  2. Governança da Cidade Inteligente: Considera boas práticas refletidas na governança da cidade.

  3. Tendência de Evolução no Ranking Connected Smart Cities: Identifica o impacto das boas práticas nos indicadores da cidade.

  4. Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC: Observa o impacto das boas práticas no planejamento de Tecnologias de Informação e Comunicação do município.

  5. Maturidade para Parcerias: Avalia boas práticas refletidas na colaboração do setor privado na cidade.

  6. Ecossistema de Inovação: Analisa boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal.

“Realizar a 3ª edição do Selo CSC permite que os municípios acompanhem a sua evolução no que tange às boas práticas na transformação de cidades inteligentes brasileiras”, comenta Willian Rigon, sócio diretor da Plataforma Connected Smart Cities. “Na segunda edição, pudemos acompanhar como várias cidades se desenvolveram fortemente, passando de nível aspirante para nível prata ou ouro em apenas um ano, indicando que estas cidades conseguiram seguir com as diretrizes estabelecidas e desenvolver seus próprios planos de cidades inteligentes ou mesmo desenvolver uma governança de dados” conclui Vitor Amuri Antunes, Sócio e Diretor de Projetos da Spin Soluções Públicas Inteligentes.

Quem pode participar?

Todos os municípios brasileiros estão convidados a participar, preenchendo um formulário e fornecendo informações e evidências pertinentes. Para participar e saber mais informações, acesse: https://selo.connectedsmartcities.com.br/selo-csc/ 

Cronograma:

  • Período de Inscrições: De 15 de maio a 12 de junho de 2024
  • Análise dos Formulários: Julho de 2024
  • Comunicação às Cidades: A partir de 31 de julho de 2024
  • Apresentação e Reconhecimento das Cidades: 03 de setembro de 2024

A iniciativa visa destacar e reconhecer o compromisso das cidades brasileiras com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. Para mais informações sobre como participar, visite o site oficial da Plataforma Connected Smart Cities.

Sobre o Connected Smart Cities: 

O Connected Smart Cities é uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes. O CSC reúne os atores desse ecossistema com o propósito de proporcionar espaços para integração e estimular a inovação, se tornando o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.