Primeira colocada no eixo de Educação no Ranking Connected Smart Cities, São Caetano do Sul é referência nacional em educação e governança
São Caetano do Sul é referência nacional em educação, liderando o eixo no Ranking Connected Smart Cities 2024. O município alcançou a primeira posição graças a uma taxa de abandono escolar inferior a 1% no 1º colegial e um investimento expressivo de R$ 4.507,15 per capita em educação.
Leia mais em: São Caetano do Sul Conquista 7º lugar no Ranking Connected Smart Cities 2024
Como parte de uma estratégia para uma gestão mais participativa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, lançou uma pesquisa direcionada às famílias dos alunos da rede municipal para definir as atividades complementares nas escolas. O objetivo é ouvir diretamente pais e responsáveis, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e as decisões sobre o futuro educacional das crianças. Esse destaque é resultado de uma governança integrada que promove a participação cidadã na tomada de decisões públicas, aproximando a população das políticas educacionais.
Leia mais em: A Proibição dos Celulares nas Escolas e Suas Implicações para a Educação e Segurança
O Programa Aprender Mais é um dos pilares dessa iniciativa, abrangendo escolas integrais, com aulas das 7h30 às 16h30, e escolas de meio período, que podem ter a carga horária ampliada no contraturno por meio de projetos educacionais. Com isso, pais e mães têm a autonomia de decidir se desejam ou não a participação dos filhos nessas atividades extras.
A pesquisa, disponível online, permite que as famílias manifestem suas preferências quanto à frequência das aulas no contraturno, o número de oficinas desejadas e as áreas temáticas de maior interesse. Entre as opções, estão temas como meio ambiente (educação ambiental, hortas escolares), economia (empreendedorismo, educação financeira), saúde (educação alimentar, culinária, promoção de saúde), artes e diversidade cultural (música, dança, artes visuais, cênicas), ciência e tecnologia (inteligência artificial, robótica, laboratórios de ciências), práticas corporais (esportes, ginásticas, jogos) e projetos especiais (olimpíadas estudantis, preparatório para o ensino médio).
Essa abordagem integradora destaca São Caetano do Sul como um modelo de cidade inteligente, onde a educação não se limita à sala de aula, mas é fruto da colaboração entre governo, comunidade e famílias, consolidando uma gestão pública que coloca o cidadão no centro de sua atuação.
O tema da educação também estará em destaque no Cidade CSC 2025, evento que acontecerá em setembro, em São Paulo. O encontro reunirá especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir soluções inovadoras para cidades inteligentes, incluindo práticas de excelência na educação. Além disso, o evento apresentará os resultados do Ranking Connected Smart Cities 2025, trazendo destaque para municípios como São Caetano do Sul, que são referência em governança integrada e educação.
Saiba mais sobre o Cidade CSC 2025, clique aqui.