Supports

ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem como missão promover o aumento de maturidade digital do setor produtivo brasileiro, por meio do estímulo à transformação digital e à adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios. Vinculada ao Ministério da Economia, a Agência atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.

ABIFER

A ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária foi fundada no dia 8 de agosto de 1977 por fabricantes de equipamentos para o sistema ferroviário, com o objetivo de destacar a importância da indústria e do transporte ferroviário de carga e de passageiros. Mantém relacionamento permanente com operadoras, autoridades governamentais e do legislativo, BNDES, universidades e com os mais diversos segmentos de nossa sociedade.
Tem como missão fomentar o crescimento da indústria ferroviária instalada no País, incentivando a expansão do transporte ferroviário de carga e de passageiros e oferecendo, através de suas associadas, suporte técnico às concessionárias e a seus usuários.
A ABIFER reúne fabricantes de locomotivas diesel-elétricas, vagões de carga de todos os tipos, veículos rodoferroviários, máquinas de construção e manutenção de vias, Trens Unidades Elétricos (metrô, metrô leve e de superfície), Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Monotrilhos, Aeromóveis, Trens Regionais, interiorismo de carros (portas e janelas), portas de plataformas, sistemas de sinalização, eletrificação e telecomunicação, baterias, motores de tração, transformadores, compressores, freios, pantógrafos, ar condicionado, sistemas de choque e tração, truques de aço fundido e fabricados de chapa e seus componentes: rodas, eixos, travessas, laterais, sapatas e molas, além de materiais para via permanente: fixações elásticas, talas de junção, aparelhos de mudança de via, soldagem de trilhos e dormentes de concreto e aço. Conta também com fabricantes de peças em geral, de aço, ferro fundido e borracha. E congrega empresas de serviços de engenharia, de manutenção, reparação e modernização de veículos ferroviários, remanufatura de rolamentos, integração de sistema e tecnologia embarcada (softwares).

ABLA

Desde 1977, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) trabalha para transformar a locação de veículos em uma atividade significativa na economia do país. Ao defender os direitos, a profissionalização e a capacitação das locadoras, atua lado a lado com as necessidades de mobilidade urbana, expansão do turismo e desenvolvimento sustentável. Por meio de parceiros comerciais, a ABLA também oferece soluções para a gestão e operação das empresas associadas e mantém equipes de profissionais preparados e com experiência em administração, gestão, comunicação e marketing. Na sede de São Paulo ficam concentrados os serviços para questões administrativas, comerciais, financeiras e operacionais das locadoras associadas; e na sede de Brasília é feito o acompanhamento sobre projetos e normativas que impactam o setor.

ABO2O – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA ONLINE TO OFFLINE

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) é uma entidade que reúne as principais plataformas da economia digital, incluindo marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs, meios de pagamento e investidores. A ABO2O existe para representar e abordar interesses coletivos relacionados à economia digital e plataformas. Para isso, busca estimular ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e fomento dessas tecnologias, por meio da articulação com outras instituições. Atualmente, a entidade reúne mais de 130 associados, entre eles: Mercado Livre, Quinto Andar, Loft, 99, GetNinjas, PayPal, Loggi, Movile, Americanas, Facily, Rappi, Tembici, OLX, WorldPay, Hotmart, Saude iD, Maida.Health, Hash, Adiq, PaySmart, Dr. Consulta, Banco PAN, Grupo Mosaico, Leroy Merlin, banQi, Porto Seguro, Whirpool, Banco Carrefour, Monetizze, Tecban, entre outras.

ABINC

A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas, foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.

ABRAVEI

Em Breve.

ALIANÇA BIKE

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike é uma associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte, lazer, logística e turismo. A Associação conta hoje com 180 empresas e organizações associadas atuantes em todos os segmentos da economia da bicicleta no Brasil.

ANJOS DO BRASIL

A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos tendo como missão fomentar o empreendedorismo brasileiro, através da disseminação de conhecimento, conexão de apoiadores (investidores anjos) a novos empreendedores e promoção de políticas públicas para incentivo e estímulo ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

ANPTRILHOS

Fundada em 2010, a ANPTrilhos é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne as operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil, com o objetivo de promover o aprimoramento e o desenvolvimento desse meio de transporte no país. Trabalhando com uma visão integrada entre operadoras, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos visa, através desta integração, trabalhar em soluções e tecnologias que possam contribuir para melhorar a mobilidade urbana em nosso país, de forma a adequá-la à realidade e necessidades de cada cidade brasileira.
Atualmente, estão associados à ANPTrilhos as operadoras de trens de passageiros MetrôRio, SuperVia, VLT Carioca, Metrô de São Paulo, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade, Metrô de Brasília, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Trensurb, CCR Metrô Bahia, Metrofor e CTB; e os fabricantes e fornecedores de equipamentos e serviços, como T´Trans, Alstom, CAF, Pandrol, Thales, Aeromovel e MPE Engenharia.

ANTP

www.antp.org.br

A ANTP é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1977, voltada ao setor de transporte público e do trânsito do Brasil e que tem por objetivo desenvolver e difundir conhecimentos visando seu contínuo aprimoramento.

ASSESPRO

A ASSESPRO NACIONAL é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o intuito de representar de forma distinta e empreendedora, empresas nacionais produtoras e desenvolvedoras de software, produtos e serviços de TIC. Fundada em 1976, é a mais antiga entidade empresarial do Setor e é reconhecida em todos os níveis de governo e na sociedade como player relevante.

ASSESPRO SP

A ASSESPRO NACIONAL é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o intuito de representar de forma distinta e empreendedora, empresas nacionais produtoras e desenvolvedoras de software, produtos e serviços de TIC. Fundada em 1976, é a mais antiga entidade empresarial do Setor e é reconhecida em todos os níveis de governo e na sociedade como player relevante

BRASSCOM

A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, promove o setor de TIC junto aos poderes públicos, clientes públicos e privados e outras entidades representativas, de forma cativante e fundamentada, propagando tendências e inovações, intensificando relações, propondo políticas públicas e promovendo o crescimento do mercado.

BRAZILLAB

O BrazilLAB é o primeiro hub brasilero de inovação GovTech, que acelera e conecta startups e órgãos públicos. Nosso objetivo é estimular no Brasil uma cultura de inovação no Poder Público, por meio da transformação digital. E fazemos isso apoiando o ecossistema GovTech brasileiro, com produção de conteúdo, desenvolvimento de capacidades, certificação e conexão dos atores engajados em buscar soluções para os desafios mais complexos da sociedade.

CIDADEAPÉ

A Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo é uma organização da sociedade civil dedicada a contribuir para uma cidade mais humana, segura e acessível para todos os que se deslocam por ela – em especial quando usam seus próprios pés, ou cadeira de rodas, para se locomover.
A associação foi criada em 2015 para dar representatividade formal aos pedestres perante o poder público, a fim de defender seus direitos e promover melhores condições dos espaços da cidade para quem se desloca a pé.
Somos uma organização de voluntários trabalhando por uma cidade acessível, amigável e, sobretudo, caminhável.

COLETIVO

O COLETIVO é um programa de inovação criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. O COLETIVO existe para fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando a mobilidade sustentável nas cidades para garantir o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida.

CONSETRANS

O Conselho Nacional de Secretários de Transportes – CONSETRANS, constituído em 10 de agosto de 2006, conforme decisão adotada em sua 1a Reunião Extraordinária, realizada em Goiânia (GO), é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Transportes, ou equivalentes, dos Estados e do Distrito Federal.
O CONSETRANS tem sede e foro em Brasília, DF, e duração indeterminada.
O CONSETRANS tem por finalidade representar o interesse comum e promover a integração dos seus membros, com vistas à participação efetiva nas decisões nacionais de interesse do setor de Transportes.
Para a consecução de sua finalidade, o CONSETRANS desenvolverá as seguintes atividades:
I – participar na formulação, na implementação e na avaliação das Políticas Nacionais de Transportes;
II – coordenar e articular ações de interesse comum;
III – promover o intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais;
IV – realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos;
V – desenvolver programas e projetos comuns;
VI – se articular com instâncias do governo federal e da sociedade civil.
O CONSETRANS representará seus associados, nos termos do Art. 5o, inciso XXI, da Constituição Federal, para a defesa dos interesses comuns.
O Conselho Nacional de Secretários de Transportes – CONSETRANS faz parte do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional.

FACENS

A Facens é um Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, tendo como foco a formação de profissionais cidadãos, com expertise em Engenharia, Arquitetura e Tecnologia. Seu nível de ensino é reconhecido pelo mercado de trabalho, o que resulta no alto percentual de empregabilidade de seus formandos (média de 90% nos últimos anos) e sendo uma das melhores Instituições Particulares de Ensino Superior no Brasil.
Com 43 anos de existência, foi a primeira instituição de ensino superior na área de Engenharia fundada em Sorocaba. É mantida pela Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana (ACRTS) é considerada uma entidade de Utilidade Pública Federal sem fins lucrativos, certificada como filantrópica pelo Ministério da Educação. Com isso, concede bolsas de estudos aos seus alunos que apresentam carência socioeconômica comprovada e investe todo o seu resultado em prol da Instituição, o que possibilita ser um centro educacional em constante evolução.
Atualmente, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), Arquitetura e Urbanismo e quatro de Tecnologia (Desenvolvimento de Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Gestão da Tecnologia da Informação), além de mais de 30 cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações.
Em uma área de 100 mil m² de campus inspirador, mais de cinco mil alunos de graduação e pós têm acesso a uma infraestrutura tecnológica, salas de aula interativas, biblioteca moderna e atualizada e área de esportes. Referência em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente, como Qualcomm, Emerson, Huawei, Festo, Commscope, Instituto Ayrton Senna, Instituto Fraunhofer, NASA, entre outras.
Como diferencial, possui centros de inovação que possibilitam aos seus alunos aplicarem na prática o que aprendem em sala de aula, no Smart Campus, trabalhando conceitos de cidades inteligentes em seus projetos, FACE (Centro de Empreendedorismo), LIGA (Laboratório de Desenvolvimento em Games e Apps), o 1º Fab Lab do interior do Brasil, LIS (Laboratório de Inovação Social), LINCE (Laboratório de Inovação em Competições de Engenharia), Farm Lab (para desenvolvimentos da área de Engenharia Agronômica) e mais.
A Facens busca constantemente trazer o melhor em educação para seus alunos, promovendo eventos, atividades extracurriculares, treinamentos e iniciativas para que seus alunos tenham as competências profissionais necessárias, a fim de se destacarem no mercado de trabalho.

ITDP

www.itdpbrasil.org

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo. A entidade trabalha com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano, que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, ao mesmo tempo que impulsionem a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas.

MOBILIZE

Criado em 2011, por Ricky Ribeiro, como um “portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável”, o Mobilize se tornou uma plataforma para a articulação de diversos atores que trabalham para a melhoria das condições de vida nas cidades, em especial pelo prisma da mobilidade urbana. Enfim, cidades mais humanas e democráticas, com transporte público de qualidade, mais estrutura cicloviária e calçadas acessíveis, gerando menos acidentes e um ar mais limpo. O projeto trabalha com 4 objetivos:
Prover conhecimento e conteúdo relevante, abrangente e de diversas formas sobre mobilidade urbana sustentável.
Fomentar o debate público sobre a temática.
Disseminar uma cultura cidadã participativa em prol da melhoria da qualidade de vida das cidades.
Pressionar governos para implantarem políticas públicas efetivas de mobilidade urbana sustentável.

NTU

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) é uma entidade que representa as operadoras de ônibus urbanos e metropolitanos frente ao poder público e à sociedade civil, visando fortalecer e alavancar o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana, e integrar e disseminar experiências e conhecimentos no âmbito nacional.

PNME

Criada em 2020, a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) agrega mais de 30 instituições da indústria, poder público, sociedade civil e academia, e foi pensada como um espaço para fomentar o desenvolvimento do setor no país.

QUERO PEDALAR

Conectamos pessoas e transformamos suas vidas através da bicicleta.
Por uma Plataforma Multilateral, conectamos conhecimentos e parcerias do universo da bicicleta (quem não sabe pedalar com instrutores credenciados, bicicletas paradas com mecânicos, ciclistas com grupos de pedais, e outros serviços). Ligamos o usuário a um especialista usando o próprio celular.

SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

 

SIMEFRE

O SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, entidade de classe, sem fins lucrativos, tem como finalidade representar as empresas nacionais que atuam na fabricação de materiais e equipamentos ferroviários e rodoviários e de duas rodas. Constituído em 17 de setembro de 1934 teve seu reconhecimento como entidade sindical em 15 de maio de 1941, pelo Ministério do Trabalho e desempenha diversas atividades como órgão de classe.
Representando os interesses gerais da categoria por ele abrangida ou os interesses de seus associados junto às autoridades governamentais e sociedade civil, o SIMEFRE tem como prerrogativas estatutárias, dentre outras, colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas relacionados com sua categoria econômica.
A par disso, colabora com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social, mantém serviços de informações sobre assuntos industriais, comerciais, econômicos, jurídicos, financeiros e fiscais; presta completo serviço de assessoria e assistência econômica, jurídica e trabalhista e comércio exterior; contribui para a melhoria das relações entre empregados e empregadores através de moderno e dinâmico sistema de orientação e apoio à categoria econômica.
Reúne empresas de todos os portes, localizadas em quase todos os Estados do País, representando assim o universo dos fabricantes de materiais e equipamentos ferroviários, rodoviários e de duas rodas do Brasil.

UITP

A União Internacional de Transporte Público (UITP) é uma rede internacional para operadores de transporte público, autoridades políticas, formadores de opinião, institutos científicos e indústria e prestadores de serviços, bem como o defensor global do transporte público e da mobilidade sustentável, promovendo inovações no setor.
A entidade abrange todos os modais de transporte público: metrô, ônibus, BRT, VLT, trens regionais e navios, e atua como plataforma de cooperação global.

Em breve.

Em breve.

BUSINESS FRANCE

Business France é a agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa, responsável por impulsionar o crescimento das exportações de empresas francesas, bem como prospectar e facilitar os investimentos estrangeiros na França.
Ela promove a atratividade e a imagem econômica da França, suas empresas e seus territórios, e também se ocupa da gestão das candidaturas VIE (Voluntariado Internacional na Empresa).
Criada em 1º de janeiro de 2015, resultado da fusão entre a UBIFRANCE e a AFII (Agência Francesa para Investimentos Internacionais), a Business France conta com 1.500 colaboradores, situados na França e em 70 países, que trabalham com uma rede de parceiros do setor público e privado.

CONNECTED PLACES CATAPULT

A Connected Places Catapult é a agência de inovação do governo britânico para Mobilidade Sustentável e Inovação Urbana, com presença no Brasil
desde o início de 2021. Nossas atividades são entregues de 3 formas:
– Inovação como serviço: Oferecemos “inovação como serviço” para empresas de mobilidade e urbanismo, provedores de infraestrutura e instituições públicas para catalisar melhorias significativas na forma como as pessoas vivem, trabalham e viajam.
– Comercializando pesquisa de ponta: conectamos empresas e líderes do setor público à pesquisa de ponta. Ajudamos a desenvolver, implementar e comercializar as tecnologias e inovações mais recentes para os mercados existentes, bem como criar demanda e desenvolver novos mercados no Reino Unido e em todo o mundo.
– Aceleradores de negócios e inovação: com uma equipe interna experiente que projeta e dimensiona programas de aceleração há mais de 10 anos, trabalha com uma ampla gama de parceiros dos setores público e privado, com foco em transporte e urbanismo.

CONSULADO BRITÂNICO

O Programa de Cooperação UK-Brasil é um programa do governo britânico que apoia o desenvolvimento econômico em países parceiros. O programa visa apoiar a modernização econômica do Brasil através do aumento da produtividade, que facilitará o desenvolvimento econômico sustentável e a redução da pobreza. Também está posicionado para apoiar o país na recuperação do COVID-19, ajudando a criar oportunidades para o crescimento sustentável e melhores serviços públicos. Ele encoraja o desenvolvimento econômico no Brasil e apoia uma séria de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o Objetivo 17 “Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. O programa trabalhará para melhorar o funcionamento dos mercados que impulsionarão a prosperidade no Brasil, criando oportunidades e incientos para que as empresas invistam, gerem empregos e cresçam.

EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos têm uma estreita relação com o Brasil em diversas áreas, mas o comércio e os investimentos representam, definitivamente, uns dos pilares mais importantes. Como a nona maior economia do mundo e um dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, o país continua sendo um mercado vital para as empresas norte-americanas. E o Departamento Comercial dos Estados Unidos promove e facilita o investimento empresarial, produção de novas tecnologias, soluções inteligentes e inovações que integram e incluem o ambiente de cidades inteligentes.

QUEBEC

Fundado em 2008, o Escritório do Québec em São Paulo (BQSP) tem o mandato de fazer a promoção do Québec e defender seus interesses no Brasil. O BQSP visa a desenvolver as relações e a promover as trocas nos setores da economia, incluindo o comércio e a inovação, da cultura, da educação, da pesquisa e da atração de talentos. O Québec e seus parceiros no Brasil desenvolveram uma relação sólida com base em valores e interesses comuns.

 

Em breve.