Destacam-se cidades como São Paulo, Niterói e Barueri, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e urbano no Brasil.
A última edição do Ranking Connected Smart Cities revelou que a Região Sudeste do Brasil é um polo de inovação e conectividade, com 58 das 100 cidades mais inteligentes e conectadas localizadas nesta região. Desse total, 40 estão no estado de São Paulo, evidenciando a liderança do estado em iniciativas voltadas para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes.
Entre as cidades mais bem posicionadas em diferentes faixas de população, Niterói (RJ) e Jaguariúna (SP) se destacam na Região Sudeste. Niterói se destaca por sua governança, urbanismo, tecnologia, inovação e meio ambiente, ocupando a 5ª posição geral e liderando o recorte de cidades com 100 a 500 mil habitantes.
A Região Sudeste se sobressai especialmente no urbanismo, com 57 cidades listadas entre as 100 melhores. Santos (SP) lidera o urbanismo, com investimentos na área, atendimento urbano de água e esgoto, e população vivendo em áreas urbanas de médio e alto adensamento.
Em tecnologia e inovação, o Rio de Janeiro supera Fortaleza na última edição, subindo 3 posições, e se concentra em manter uma infraestrutura tecnológica avançada, com alta velocidade de conexão, cobertura 5G e uma porcentagem significativa da população empregada no setor de tecnologia e inovação.
No recorte de mobilidade, São Paulo mantém sua posição de destaque, com iniciativas como bilhete eletrônico no transporte público, semáforos inteligentes e proximidade com três aeroportos com voos regulares em um raio de 100 quilômetros.
Na segurança, Santana de Parnaíba (SP) é a cidade em destaque, com baixo índice de homicídios, investimento em segurança por habitante e presença de um Centro de Controle e Operações.
No âmbito da educação, Jaguariúna (SP) se destaca com altos investimentos por habitante, desempenho satisfatório no ENEM e IDEB, evidenciando compromisso com a qualidade do ensino. São Caetano do Sul (SP) é a cidade com 100 a 500 mil habitantes mais bem posicionada, com baixo índice de evasão escolar e alto investimento per capita.
No empreendedorismo, o Rio de Janeiro e Niterói destacam-se com suas iniciativas de fomento a empresas, contando com incubadoras e parques tecnológicos. Já Barueri lidera no aspecto econômico, evidenciando sua independência no setor privado e crescimento de empresas e empregos.
Esses dados reforçam a importância da Região Sudeste como um centro de inovação, tecnologia e qualidade de vida, impulsionando o desenvolvimento do país e buscando constantemente a melhoria em diversas áreas para seus cidadãos. Confira as 10 primeiras colocadas na região:
- São Paulo (SP)
- Belo Horizonte (MG)
- Niterói (RJ)
- Barueri (SP)
- Vitória (ES)
- Santos (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Jaguariúna (SP)
- Campinas (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities & Mobility Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
A 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities será lançada em 03 de setembro, na abertura do Connected Smart Cities, em São Paulo. Saiba mais sobre o evento aqui.
Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, acesse: